Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Deputados questionam Tozi sobre ações da Sesa - (Castelo, ES)

Castelo

Deputados questionam Tozi sobre ações da Sesa - Castelo

Castelo Deputados questionam Tozi sobre ações da Sesa


Durante mais de duas horas, o Plenário da Assembleia Legislativa questionou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi sobre temas diversos inerentes à pasta, na manhã da ultima terça-feira (15).


A sessão ordinária foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Elcio Alvares (DEM), excepcionalmente às 9 horas por conta do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Somente o Expediente foi lido, não houve Ordem do Dia. Após, como aprovado em Plenário, Elcio Alvares convidou o secretário para efetuar a prestação de contas, e passou a condução dos trabalhos ao deputado Doutor Hércules (PMDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia.

Após a fala do secretário, a palavra foi franqueada, primeiro para os deputados membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, após para o deputado Euclério Sampaio (PDT), requerentes do evento.
Os demais parlamentares também se inscreveram para formular suas perguntas ao secretário ou fazer ponderações. A fala também foi franqueada ao Conselho Estadual de Saúde. Confira:

Rodrigo Chamoun (PSB) – Quis saber qual a estratégia para fortalecer e melhor estruturar o Programa Saúde da Família. Também sobre procedimentos de alta e média complexidade, que continuam sendo de difícil acesso em algumas regiões do Espírito Santo, obrigando a transferência do paciente para unidades da Grande Vitória.
Anselmo Tozi lembrou que o Estado tem feito intervenções para melhorar a qualidade da atenção primária à saúde, fazendo investimentos nos municípios. Sobre procedimentos de alta e média complexidade, o trabalho é no sentido de regionalizar e descentralizar, para que unidades do interior tenham condições de atender.

Freitas (PSB) – Sugeriu melhorias no processo de transferência de pacientes do Interior para a Grande Vitória, retorno mais rápido da Central de Vagas e a instalação de um Samu Norte.
Anselmo Tozi adiantou que os leitos serão regulados pela Central de Vagas pela internet. Quanto ao serviço de remoção, foram 5.435 remoções em apenas cinco meses de funcionamento. E as instalações de unidades no interior devem ser pensadas dentro da disponibilidade de recursos.

Doutor Rafael Favatto (PR) – Elogiou a gestão da saúde, elencando alguns pontos que considera principais para a melhoria do setor, como a valorização dos filantrópicos. Quis saber que melhorias o secretário gostaria que fossem implantadas.
Anselmo Tozi lembrou que há projetos, como a gestão centralizada do sistema e mais melhorias nos procedimentos de alta e média complexidade. Seu “sonho de consumo” é ver a atenção primária organizada em todos os municípios do Espírito Santo.

Euclério Sampaio (PDT) – Admitiu que é inegável o valor do Orçamento destinado à saúde. Mas, ponderou que o Espírito Santo tem hoje a maior renda per capita do país, e não há como compará-lo a outros Estados que não tiveram o mesmo desenvolvimento econômico.
O deputado quis saber se o secretário tem números com relação a mortes por demora ou falta de socorro na rede pública. Também o que acha sobre a demora no atendimento do Samu 192, do processo de transferência de pacientes e da constante falta de leitos.
Anselmo Tozi adiantou que muitas pessoas trabalham incansavelmente para salvar vidas. Mas, não já como estar em todos os lugares todo o tempo. Qualquer desencontro no sistema – que pode ocorrer no setor público e no privado – deve ser corrigido.

“Não nos conformamos com o mau atendimento”, garantiu o secretário, afirmando que todo desvio é verificado e corrigido. Agora, o Estado vai vivenciar a experiência de estabelecer parcerias para a gestão de unidades, caso do Hospital Central.

Theodorico Ferraço (DEM) – Ponderou que, não fosse a parceria com o Estado, muitos hospitais filantrópicos já teriam fechado suas portas. E quis saber sobre o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, que não foi concluído. E intercedeu também por unidades de saúde em Castelo e Alegre.

Anselmo Tozi lembrou que o Estado já está auxiliando a Santa Casa de Castelo. Quanto ao hospital de Cachoeiro, a ocupação das instalações pela Secretaria da Saúde serve para evitar que o prédio se deteriore, enquanto não se resolve a questão da instalação efetiva do hospital.

Janete de Sá (PMN) – Reforçou a importância da atenção primária à saúde, lembrando que o Estado já fez investimentos na área em 60 municípios do Estado. E elogiou a reforma do Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha.

César Colnago (PSDB) – Quis saber qual a participação do Governo Federal, Estadual e municípios nos investimentos em que há contrapartida dos três. Também o que pode ser feito para aprovar a emenda 29.

O deputado pediu um setor de quimioterapia em Linhares, e quis saber por que há leitos, mas não há vagas para os politraumatizados. “Não é hora de avançar para Barra de São Francisco?”, questionou.
Anselmo Tozi disse que o custeio da saúde não mudou muito: 1/3 do Governo Federal e 2/3 do Estado. Sobre leitos, quer ampliar a “capacidade de resposta” para que não faltem vagas. Prometeu implantar a quimioterapia em Linhares, mas não quis adiantar uma data. O secretário disse, ainda, que será inaugurado um centro de alta complexidade no Norte do Estado.

Giuliano dos Anjos (DEM) – Quis saber sobre o processo de transferência do Hospital São Lucas para o Hospital da Polícia Militar (HPM). Também como os municípios investiram os recursos que lhes foram destinados, o que construíram com a verba?

Anselmo Tozi – Disse que os municípios, antes, ficavam esperando as coisas acontecerem. Hoje, muitos estão fazendo sua parte, com a ajuda do Estado. Sobre o São Lucas, explicou que havia pouco mais de 70 pacientes no dia da transferência, porque as demais unidades, inclusive os filantrópicos, “fizeram a sua parte”.
uzia Toledo (PMDB) – Elogiou a rapidez com que a Secretaria da Saúde iniciou o processo de implantação da unidade da Fazenda da Esperança de Alegre. Também o trabalho de recuperação de hospitais como Dona Branca e dos Ferroviários, em Vila Velha.

Marcelo Santos (PMDB) – Teceu elogios à gestão da saúde, e agradeceu os investimentos que estão sendo feitos em Cariacica. Entretanto, pediu o fortalecimento da atenção primária, maior oferta de leitos e melhorias nos hospitais. Pediu, ainda, a construção de um hospital geral em Cariacica, que atenderia pacientes de outros municípios, como Viana.

Sérgio Borges (PMDB) – Quis saber sobre as ações do Governo do Estado na região de Guarapari.

Anselmo Tozi lembrou que São José do Calçado tem uma moderna unidade de saúde, e unidades foram reformadas e outras serão construídas em Guarapari.

Lenine Rangel, do Conselho Estadual de Saúde – Lembrou que as discussões sobre saúde eram outras, e o tema evoluiu à medida em que foram realizados investimentos.

Paulo Roberto (PMN) – Disse que a profissionalização da saúde acabou com a prática da indicação política, um avanço para o Estado. Também que os recursos estão sendo aplicados obedecendo a realidade e a demanda de cada região.

Elcio Alvares (DEM) – O presidente da Assembleia fechou a sessão elogiando a reforma do Hospital dos Ferroviários, que classificou como “símbolo” da gestão do secretário. “Anselmo, com sua equipe, realizou um trabalho magnífico”, garantiu.

Imagem: Divulgação

Revisão: Ivan de Freitas – [email protected]



Tags:



Publicidade