Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Espírito Santo destaca sua cultura e belezas naturais - (Montanha, ES)

Montanha

Espírito Santo destaca sua cultura e belezas naturais - Montanha

Montanha Espírito Santo destaca sua cultura e belezas naturais


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), apresenta a cultura e as belezas capixabas durante a 5ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

"Magia das Estações" foi o tema escolhido para representar a Região do Sudeste do Brasil. Desta forma, o estande da macro-região está representando as belezas de cada estado por meio da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Além disso, os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos de todos os estados brasileiros, adquirir pacotes de viagens, comprar artesanatos, conhecer a gastronomia típica de cada região, assistir a manifestações artísticas, e participar de debates e palestras.

Pacotes

O Salão do Turismo está dividido em diversas atividades como: a Feira de Roteiros Turísticos, onde os visitantes podem conhecer as principais rotas turísticas de cada Estado; a Área de Comercialização, que é um espaço destinado às empresas do trade turístico, no qual são comercializados os pacotes de viagens, além de produtos e serviços turísticos como: agências de receptivos, meios de hospedagens, rotas e circuitos turísticos.

Há ainda a Vitrine Brasil, que é um local de exposição de produtos associados ao turismo, e que contribui para evidenciar a singularidade de cada Estado do Brasil, com destaque para o artesanato, a gastronomia, o agroturismo e as manifestações culturais.

Já no Núcleo do Conhecimento, várias palestras e debates serão ministrados por profissionais de diversas áreas; enquanto na Rodada de Negócios, são realizados encontros entre os agentes de comercialização dos produtos turísticos.

Espírito Santo

O Espírito Santo está representado de diversas formas. Na Feira de Roteiros Turísticos, estão os representantes das sete instâncias de governança, para a comercialização das oito rotas turísticas: a do Mar e das Montanhas, a do Sol e da Moqueca, a do Verde e das Águas, a dos Vales e do Café, a da Costa e da Imigração, a do Caparaó, a Caminho dos Imigrantes e, por fim, a Rota Imperial.

Neste estande há uma cafeteria para degustação de produtos do agroturismo capixaba, como queijos, doces, geléias, compotas, dentre outros; e também o bolinho de moqueca capixaba, do Bar do Ceará, localizado em Vitória, e vencedor do concurso Roda de Boteco, na Rota do Sol e da Moqueca.

No estande Vitrine Brasil, a gastronomia do Espírito Santo é apresentada pela moqueca capixaba, que está sendo servida para degustação. Há ainda lojas de artesanato, com 15 artesãos capixabas apoiados pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que comercializam produtos confeccionados com madeira, pedra, fibra de taboa, conchas do mar, argila, tecidos e vidros.

Manifestações culturais

Ainda com parte do Vitrine Brasil, no espaço Saber Fazer, cinco mestres vão demonstrar como são preparados os instrumentos e artesanatos típicos do Espírito Santo, a exemplo da casaca preparada pelo Mestre Vitalino, da Barra do Jucu ,Vila Velha.

Na agricultura familiar, a Associação de Agroturismo (Agrotur) e o Café Teeiro, ambos de Venda Nova do Imigrante, esstão expondo e comercializando os produtos típicos. Pela primeira vez o socol, feito no Sítio Lorenção, em Venda Nova do Imigrante, está sendo vendido no Salão do Turismo e está fazendo o maior sucesso. "Não esperava tanta aceitação, se eu tivesse trazido o dobro de socol que eu trouxe venderia tudo, os visitantes estão adorando", explica Bernadete Lorenção, que está representando sua família no evento. O socol e o Sítio Lorenção também viraram atrações nas fotografias colocados em volta do estande da agricultura familiar, que mostram famílias do Brasil que se dedicam ao segmento.

Nas manifestações culturais o Espírito Santo está muito bem representado pelos grupos Pommerland, de Santa Maria de Jetibá, que se apresentou na quinta-feira (27), e o Grupo de Congo Panela de Barro, de Serra.

Na Área de Comercialização, em um espaço de 150m², está presente uma caravana com seis circuitos turísticos, composta por 20 empresários dos setores de hotelaria e agências de receptivos, que estão vendendo os roteiros do Estado. O Estande é um dos mais bonitos e movimentados do Salão.

Destaque capixaba

Os capixabas foram destaque em momentos importantes do evento: o prefeito de Vitória, João Coser, falou durante a abertura oficial do evento, e no Núcleo de Conhecimento, o Espírito Santo recebeu os dois troféus "Roteiros do Brasil", um pelo segundo lugar na categoria Sítio Eletrônico (Site) Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, com o portal "Descubra o Espírito Santo", desenvolvido pela Fivecom; e o outro pelo terceiro lugar na categoria Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, com o Guia de Serviços.

Imagem: Divulgação internet

Revisão: Ivan de Freitas - [email protected]


Tags:



Publicidade