Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
ES 230 vai beneficiar produtores e comunidades rurais - (Jaguaré, ES)

Jaguaré

ES 230 vai beneficiar produtores e comunidades rurais - DER/ES

DER/ES ES 230 vai beneficiar produtores e comunidades rurais

Um dos maiores polos cafeeiros do mundo ganha uma nova estrada para o transporte de sua produção. As obras de reabilitação da ES 230, entre São Gabriel da Palha e Vila Valério, significam desenvolvimento econômico e social para a região, que também se destaca pela produção de outras culturas, como pimenta, coco e mamão. O governador Paulo Hartung entregou, nesta sexta-feira (18), o trecho concluído.

A nova estrada facilitará o acesso a comunidades de pequenos produtores, entre elas a de Padre Francisco, Córrego do Ipiranga e Córrego São Geraldo, localizadas no entorno da ES 230. Os moradores dessas comunidades utilizam a rodovia para chegar aos dois municípios. Agora, a rotina está mais rápida e segura.

A cerimônia, realizada no Centro de Vila Valério, contou com a presença do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, além de deputados e autoridades locais. O governador Paulo Hartung reiterou que a modernização da rodovia foi uma ação do Governo do Estado para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico da região e disse que, após as obras, o tráfego da via ganhou mais segurança para os motoristas e moradores do entorno.

"Agora estamos com a estrada recuperada. É o fim da poeira, lama e dos buracos. Estrada é um vetor de desenvolvimento que prolifera atividades econômicas. Aproveito e peço para utilizarem a via com segurança e cautela. Precisamos da sociedade consciente", ponderou.

Aproveitando o período de chuvas, o governador falou sobre crise hídrica e a importância da sociedade mudar as relações de consumo com a natureza. "As chuva estão voltando, mas não podemos esquecer da crise dramática que vivenciamos. Temos que recuperar a cobertura florestal em nosso Estado e mudar nossa forma de relacionar com os recursos naturais. Temos que aprender que esses recursos são escassos", alertou.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, destacou que as intervenções são de grande importância para os produtores de Vila Valério e São Gabriel da Palha, que, ao lado de Jaguaré, se destacam na cultura do café. “Essa obra do DER-ES representa muito para todos os produtores da região e para o desenvolvimento econômico de todo o Espírito Santo”, disse.

Foram reabilitados 26 quilômetros de vias em um investimento de, aproximadamente, R$ 40 milhões. O trecho que liga os dois municípios se estende do entroncamento da ES 137 ao entroncamento com a ES 358. As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).


Assessoria de Comunicação – DER / ES Felipe Mansur Valinho (27) 3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 [email protected]

Foto: Leonardo Duarte/Secom


Tags:



Publicidade