Espírito Santo

Prefeito eleito de Aracruz visa gestão técnica e parceria com setor privado - ENTREVISTA

ENTREVISTA Prefeito eleito de Aracruz visa gestão técnica e parceria com setor privado

   

Governador Paulo Hartung realizou encontro com todos os prefeitos eleitos do Espírito Santo e debateu diversos temas, dentre eles, assuntos ligados as finanças públicas municipais. Na oportunidade, o Jornal Aracruz Capixabão que inicia sua série de entrevistas especiais teve uma conversa com o prefeito eleito de Aracruz, Jones Cavaglieri. Na sua entrevista exclusiva em Vitória ele traçou um panorama realista do município de Aracruz. 

Prefeito, talvez não seja o caso de Aracruz, mas muitas prefeituras estão com sérios problemas financeiros. Como o senhor pretende fazer para colocar a “casa em ordem”?

A primeira questão, é melhorar a eficiência  e a gestão pública  para fechar ralos, caso  existam. E fazer uma  avaliação criteriosa sobre a possibilidade de  enxugar secretarias, sem  extinguílas e até fazer  uma fusão, se houver  necessidade.  Após os primeiros 90 dias vamos ter condições de entender melhor o funcionamento de cada pasta e podemos até contratar funcionários para setores que estejam deficitários. Ou até, vamos continuar fazendo economia até que o País dê sinais, como já está dando, de crescimento.  O importante é que vamos trabalhar com os pés no chão para que em 2020 possamos passar para o nosso sucessor uma prefeitura melhor do que a que estamos recebendo. 

Jones Cavaglieri, quais são suas perspectivas quando assumir a Prefeitura de Aracruz?

Bem, as perspectivas diante de todo o cenário  nacional não são boas,  mas esperamos encontrar  a Prefeitura que pelo  menos esteja sem dívidas  e com dinheiro em caixa  para tocarmos as obras  que já estejam iniciadas  para que nós possamos  priorizar o que de fato não  pode parar, que é a Saúde  e a Educação.     

O município de Aracruz vem se  destacando no  setor portuário.  Como o senhor vê  esse importante  segmento gerador de  emprego e renda? 

A primeira coisa que faremos ao assumir o mandato  é uma excelente parceria  com o setor privado, porque  ele é o gerador de emprego  e gerador de renda.  Então, se nós mantivermos  uma aproximação dele e  eliminarmos a burocracia já é grande passo. O empresário  não quer facilidades,  ele necessita de agilidade  na liberação de alvarás e licenças que permitam  adiantar o processo de  instalação. A perspectiva  do município de Aracruz é  muito boa. Hoje, temos a  previsão de ampliação da  Portocel, temos a condição  de receber navios maiores  na Jurong, que foi aprofundado  agora para 16  metros, que possibilitará  fazer reparos em navios  maiores.   


E, ainda não está  sendo divulgado, que é o  porto da Imetame, que a  medida que for licenciado,  deve logo ter início às  obras. Temos ainda a Carta  Fabril que é uma empresa  que produz papel higiênico  e papel toalha, que é uma  empresa que foi atraída na  minha época com a doação  de um terreno próximo a  Fíbria para sua instalação.  Inclusive, logo serão iniciados  os serviços de terraplanagem  para o efetivo início das obras.

Eu acredito  que nos próximos 12 meses  Aracruz terá uma nova realidade  no ponto de vista empresarial. E é claro, se você cresce a indústria, crescem os novos investimentos e, como consequência, vamos poder aplicar mais dinheiro na Saúde e Educação. Isso vai possibilitar que façamos uma gestão eficiente e com resultados.

“O governador Paulo Hartung é um homem sábio. Ele enxerga um cenário que nem sempre está claro para todos.”


@publicidade



        
Prefeito eleito Jones Cavaglieri, o senhor já tem nomes para assumir as secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento?

O que nós temos é um compromisso com toda a base que nos ajudou a ganhar a eleição. Já solicitei que me enviem nomes que tenham condição de assumir essas pastas. Porém, há um critério de escolha do secretariado, em todos os setores, o secretário tem que ter um per fil técnico qualificado e capacidade de gestão. Fundamental também que assuma o nosso projeto para Aracruz e que não seja candidato, já que não vamos admitir que se faça política nas secretarias. Queremos um técnico que vá produzir em tempo integral e que traga resultados para a população. Caso, o nosso grupo não consiga nos trazer um ou outro nome, nas pastas prioritárias da nossa Administração, tenho autonomia de nomear um gestor do nosso município ou região.

Nós sabemos da importância da harmonia, da parceria com o Legislativo Municipal. Quais as suas expectativas desta relação com a Câmara de vereadores, inclusive com os novos vereadores que foram eleitos?

Bom, eu já fui vereador. Sei que o per fil do vereador é de independência e isso vai ser respeitado. Nós, fizemos 9 dos 17 eleitos, portanto vamos ter a maioria na Câmara Municipal. Mas, independentemente de quem se elegeu conosco, e é importante destacar que estamos muito bem afinados e as idéias são muito próximas e eles já incorporaram o nosso projeto. Agora, temos outros oito que não se elegeram no nosso palanque, mas temos uma ótima relação. Eu convivo há muito tempo no meio social e conheço todos. Já tem alguns que tem interesse em trabalhar conosco e se vierem para nos ajudar a trabalhar em prol de Aracruz, serão todos bem-vindos. A nossa relação com a Câmara Municipal será harmônica, respeitando a independência dos poderes. A eleição acabou, não tem mais adversário. Agora temos que estar unidos, Executivo, Legislativo e Judiciário para que juntos possamos ofertar um serviço de qualidade para a população de Aracruz.

O governador Paulo Hartung vem se reunindo com todos os prefeitos eleitos, pregando austeridade e pedindo que todos os eleitos façam o “dever de casa”. Como o senhor vê essa posição do Governador?

Eu acho fundamental, o governador Paulo Hartung é uma pessoa muito inteligente e tem uma visão que poucos tem. Ele enxerga um cenário que ainda não está claro para todos. Eu acredito que essa atitude de falar em austeridade, de falar em apertar os cintos é uma realidade nacional. É exatamente como a Ana Paula Vescovi tem dito, essa crise se instalou no segundo trimestre de 2014, só que muitos não perceberam isso. O que o Governador está dizendo é que o prefeito tem autonomia, mas todos tem que abrir os olhos, a crise não passou ainda, não gastem mais do que você têm.

“Vamos trabalhar com a base que nos elegeu, mas todos que vierem somar em prol do município serão bem vindos.”

Remédio amargo se dá em dose única. Paulo Hartung fala que o momento é de prevenção e cuidado, sábias palavras que vou procurar levar ao pé da letra. Quem economizar e tratar o dinheiro público com respeito e cuidado terá sucesso em sua administração.

Prefeito Jones Cavaglieri, como o senhor pretende utilizar sua experiência no Legislativo e levála agora à frente do Executivo Municipal?

Já tive a experiência de ser vice-prefeito e assumi por um período a Prefeitura de Aracruz e entendo que a relação com o Legislativo tem que ser muito próxima. Antes de enviarmos um projeto para a Câmara vamos conversar com os vereadores, vamos deixá-los opinar. De repente o vereador pode ter uma idéia que pode melhorar o projeto, ao invés dele fazer aquela colcha de retalhos com um monte de emendas. Pode acontecer que algo naquele projeto tenha passado desapercebido por mim e minha equipe e o vereador enxergou ou tem uma idéia melhor. Então, quero manter essa relação com o Legislativo, volto a frisar, sempre respeitando os p oderes e dar condições para que o vereador participe, sempre com o pensamento de fazer o melhor para Aracruz.

ASSISTA A ENTREVISTA EM VÍDEO ABAIXO:





Tags:



Publicidade