Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cesan suspende rodízio de abastecimento na Grande Vitória - (Fundão, ES)

Fundão

Cesan suspende rodízio de abastecimento na Grande Vitória - Água

Água Cesan suspende rodízio de abastecimento na Grande Vitória

Após 55 dias de racionamento, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) suspendeu o rodízio do abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Santa Maria da Vitória. A medida foi aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e vai valer a a partir do meio dia desta quinta-feira (17).
Com a mudança, o fornecimento para o município de Serra, parte de Cariacica, além da região continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, e Praia Grande, em Fundão, vai ser normalizado.
As localidades abastecidas pelo Rio Jucu (Vila Velha, Viana, parte de Vitória e de Cariacica) tiveram o abastecimento restabelecido no dia 6 de outubro.
A suspensão do rodízio foi possível por causa da melhora nas condições do Rio Santa Maria. As chuvas dos últimos dias levaram à recuperação da vazão, tanto acima, quanto no curso do rio após a represa de Rio Bonito.

O reservatório de Rio Bonito alcançou 38% de sua capacidade, o que dá segurança para manter o abastecimento normalizado.

A Cesan alerta que a população deve manter os hábitos de redução do consumo de água, porque o rodízio de água pode ser implantado novamente a qualquer momento, caso as condições dos mananciais voltem a piorar.

Irrigação
Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, que contribuiu para o aumento da vazão dos rios em todo o Estado, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) decidiu suspender, temporariamente, a Resolução 038/16, que proíbe a captação de água para irrigação e outros fins que não sejam o abastecimento humano e a dessedentação animal, nos municípios em situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água.

Com a medida, a captação de água volta a ser permitida durante a noite, das 18h às 5h, em todo o estado. Durante o dia, das 5h às 18h, a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano e a dessedentação animal continua proibida.

A Agerh reforçou que a suspensão é temporária, ou seja, se houver queda na vazão dos rios, a Resolução 038/16 pode entrar em vigor novamente.


Tags:



Publicidade