Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Urna eletrônica é encontrada dentro de Kombi no ES - (Muqui, ES)

Muqui

Urna eletrônica é encontrada dentro de Kombi em Mimoso do Sul - Mimoso do Sul

Mimoso do Sul Urna eletrônica é encontrada dentro de Kombi em Mimoso do Sul

Uma urna eletrônica foi encontrada dentro de uma Kombi, cinco dias após as eleições, em Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo. O equipamento, que estava lacrado, não chegou a ser utilizado e foi devolvido para o Cartório Eleitoral do município. O Tribunal Regional Eleitoral foi comunicado do fato.

O equipamento estava atrás de um dos bancos de uma Kombi que pertence ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mimoso do Sul. O veículo ficou a serviço da Justiça Eleitoral durante o fim de semana das eleições no município. A 5ª zona, possui 107 seções, sendo 70 em Mimoso do Sul e 37 em Muqui. Das 11 urnas de contingência – usadas para substituir as que apresentam problemas, apenas uma delas foi usada em Muqui.

O técnico de agropecuária Felipe Matiele, 19 anos, contou que a Kombi foi deixada no cartório na sexta-feira da última semana (30) e retornou na segunda-feira (03) à tarde. “Nós encontramos a urna hoje por volta de 9h30, quando o motorista foi ligar a Kombi, pois ela fica muito tempo parada. Ele passou e viu o equipamento lá dentro e nós acionamos o Cartório Eleitoral e representantes de partidos que concorreram às eleições”, disse.

“Nós tomamos um susto. Como o cartório não deu falta de uma urna, cinco dias após as eleições?”, questionou Matiele.

EQUIPAMENTO LACRADO
O juiz eleitoral Ézio Luiz afirmou que, assim que foi informado, preparou um documento para oficializar o ocorrido. Como a urna estava lacrada e não chegou a ser usada durante as eleições, o magistrado garante que não vai influenciar no processo eleitoral.

“Quando as urnas são usadas, elas são minuciosamente verificadas, rigorosamente contadas. Nós temos o número de todos os equipamentos. Era apenas uma urna que poderia ser usada, mas não foi necessário. Não era para ter acontecido isso, mas, se ela tivesse sido usada seria perigoso. Como não foi, não vai influenciar no processo eleitoral”, explicou.


Tags:



Publicidade