Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Guarapari completa 125 anos com programação especial - (Anchieta, ES)

Anchieta

Guarapari completa 125 anos com programação especial - Parabéns

Parabéns Guarapari completa 125 anos com programação especial

Guarapari

Guarapari está em festa pelos próximos dias. É que a cidade comemora 125 anos nesta segunda-feira (19) e continua encantando turistas e moradores a cada dia.

Suas 46 praias fazem de Guarapari o balneário mais famoso do Estado, com opção de práticas de esportes marítimos, como surf, vela, jet-ski, remo, passeios de escuna e mergulho. Além das praias, a cidade também possui uma vida noturna bastante diversificada com bares, restaurantes e boates.

Entre as comemorações, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) destaca os diversos shows que vão acontecer na Praça da Paz, na Praia do Morro. Nesta sexta-feira (16), as apresentações musicais ficam por conta do grupo Sambadubom e da Banda Presttígio. No sábado (17), a festa será com as duplas e bandas que disputam o Festival de Música. E na segunda-feira (19), o ambiente é reservado para shows e pregações evangélicas.

No Centro de Guarapari, haverá desfiles das escolas públicas, na segunda-feira, às 8 horas, marcando o dia do aniversario da Cidade Saúde.

Outros eventos animam a cidade nesses durante as comemorações, como a exposição de veículos antigos, na Guará Pousada, do dia 16 ao dia 18, e Moto Rock, nos dias 23, 24 e 25, na Praia do Morro.

Descubra Guarapari

O primeiro nome da região foi Vila dos Jesuítas, depois, Aldeia de Nossa Senhora, Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, Guaraparim, Goaraparim e, finalmente, Guarapari, vocábulo de origem indígena, derivado de guará (pássaro de arribação de variadas cores, que aparece à beira mar) e pari (rede, significando lugar onde se armam redes para apanhar guarás).

Praias - Praia é o que não falta em Guarapari, e para todos os gostos: desertas, badaladas, próximas à cidade ou um pouco distantes, com mar calmo ou com ondas, próprio para a prática do surf. Algumas das praias mais conhecidas são: Praia do Morro, de Meaípe, Recanto da Sereia, Bacutia, de Setiba, da Areia Preta, Praia d’Ulé e Três Praias.

Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição - Tombada como patrimônio nacional, a igreja possui um grande acervo sacro, com peças do século XVIII. Foi construída em 1585, pelo então padre José de Anchieta, e representou o marco da fundação da cidade. Sua estrutura é de pedras e uma argamassa feita com areia e conchas trituradas, barro e óleo de baleia ou vegetal.

Ruinas da Igreja - O monumento foi tombado há mais de 20 anos pelo Conselho Estadual de Cultura. A igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1677, porém, nunca chegou a ser finalizada, pois pegou fogo. Desta igreja restam apenas a ruína e o campanário. Suas ruínas já foram utilizadas como cemitério, no meio do século, como horta pelos alunos da primeira escola da cidade, Grupo Escolar Zenóbia Leão, e como cadeia.

Casa da cultura - Construída em 1749, foi antiga sede da Prefeitura, da Câmara e cadeia pública. Hoje abriga a biblioteca municipal. Fica localizada na Praça Jerônimo Monteiro, onde na época era coberta de relva verde, com cais e ancoradouro para balsas e canoas. É Patrimônio Afetivo do Município.

Gruta de Sant’ana - Construída em 1942 e conhecida também como Grutinha, localiza-se subindo o Morro da Igreja pela Ladeira Don João Cavati. A gruta é feita de pedras. Foi restaurada e entregue à comunidade no dia 18 de setembro de 1991, como Patrimônio Afetivo do Município.
Hoje, pode-se admirar em seu interior um quadro de Sant’ Ana e N. Senhora Menina, pintado por Padre Antônio Nunes. O local é bem conservado e ganhou uma escadaria para facilitar o acesso dos visitantes.

Mergulho – Famosas pela pureza das águas e pela diversidade de espécies, as praias de Guarapari são indicadas para o mergulho esportivo. Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno. Além da vida marinha, vale observar os pontos de naufrágios. Entre as ilhas Rasas e Escalvada estão os restos do navio Victory 8-B, afundado de forma controlada para servir de recife artificial.

Outro navio naufragado ali é o Bellucia, que em 1903 chocou-se contra a ilha Escalvada e partiu-se em dois. O navio de aço foi construído na Inglaterra em 1888. Era movido a vapor, tinha 102 metros de comprimento e 2.730 toneladas. Navegava com um carregamento de café a 14 km do porto de Guarapari quando, por um problema nas máquinas, perdeu força e ficou a deriva.

O Bellucia foi escolhido o "Melhor Naufrágio do Brasil" (Revista Mergulho # 92- janeiro de 2004). Hoje, os pescadores o chamam “Berlucio”, sendo muito conhecido entre eles pela fartura enorme de peixes que conseguem na região. O naufrágio é referência para mergulho no Brasil.


Serviço

125° Aniversário de Guarapari

Programação

16 a 18/09 – Exposição de carros antigos na Guará Pousada

16/09 (sexta-feira)

21h – Show com Sambadubom e Banda Presttígio, na Praça da Paz

17/09 (sábado)

21h – Festival de Música com duplas e bandas

19/09 (segunda-feira)

08h – Desfile no Centro com escolas da cidade

- Pregações e shows evangélicos

23 a 25/09 – Moto Rock na Praia do Morro


Tags:



Publicidade