Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Perfil de Magno Malta na Wikipédia é adulterado - (Itapemirim, ES)

Itapemirim

Perfil de Magno Malta na Wikipédia é adulterado após excluir escândalos - Escândalos

Escândalos Perfil de Magno Malta na Wikipédia é adulterado após excluir escândalos

A página do senador do Espírito Santo Magno Malta (PR) na Wikipedia foi adulterada por internautas nesta quinta-feira (1). O ato aconteceu após a biografia do senador ser editada e todos os escândalos políticos em que ele foi citado serem apagados.

O assessor de comunicação do senador disse ao G1 que ninguém do gabinete retirou as informações negativas e que, caso as brincadeiras continuem, medidas judiciais podem ser tomadas.

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual com diversos idiomas e escrita de maneira colaborativa. Isso significa que internautas do mundo todo podem fazer alterações, que depois são submetidas a análise do site.

No dia 29 de agosto, às 19h 31, um usuário que usava o IP (identidade do computador) 201.54.48.46 modificou toda a descrição do senador, excluindo o envolvimento em escândalos citados.

Em uma pesquisa em sites que buscam a localização geográfica mostra que trata-se de um computador do Senado Federal.

No mesmo dia, um outro usuário do site voltou a publicar toda a informação que tinha sido apagada.

Internautas perceberam as mudanças e decidiram acrescentar informações em tom de brincadeira na página. Algumas já foram apagadas pela própria Wikipédia.

Na nova redação, Magno Malta é descrito como "Pastor evangélico e ladrão de galinha gospel Tempero do Mundo" e que "começou sua carreira em 1993 como vendedor de pipoca em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo".


A descrição antiga era: "Pastor evangélico e integrante da banda gospel Tempero do Mundo. Começou sua carreira em 1993 como vereador em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo".

Outro lado
De acordo com o assessor de comunicação do gabinete do senador Magno Malta, Renato Paoliello, a edição não foi feita por nenhum dos funcionários do político, que foram reunidos para a apuração da situação nesta quarta-feira (31).
“Eu conversei com todos os servidores, não foi feito no nosso gabinete. A conclusão é que algum simpatizante do senador fez isso. Qualquer pessoa pode fazer, é uma atitude legítima. Há mil computadores no Senado”, disse.

Sobre as informações negativas que foram divulgadas na página, Paoliello afirmou que não são verdadeiras.

“Não se tratam de denúncias, não se tratam de escândalos. O Magno não está indiciado em caso nenhum, nunca foi réu, não tem escândalos, nunca foi julgado e condenado”, disse.

O assessor relacionou as brincadeiras publicadas no perfil com o apoio do senador Magno Malta ao impeachment de Dilma Rousseff.

“O Magno está em exposição muito grande. Os militantes estão indignados, essas brincadeiras são fruto de uma exposição dele, estão fazendo isso por retaliação”, opinou.

Medidas judiciais podem ser tomadas, segundo Paoliello. “Primeiro nós apuramos e vimos que não é do gabinete, se persistirem com as intolerâncias, com a discriminação, com a retaliação, nós vamos tomar medidas judiciais”, disse.

Segurança digital
O consultor e pesquisador da área de Segurança Digital e Computação Forense Gilberto Sudré explicou que a Wikipédia pode ser moderada, caso o perfil seja de alguma figura pública com muito destaque. 

“Na verdade, é uma enciclopédia colaborativa e qualquer pessoa pode editar. Normalmente, para os perfis que são muito chamativos, existem redatores que são autorizadas a mexer. Eles passam por uma espécie de moderação. Você não pode alterar o perfil do Bill Gates, por exemplo”, disse.

O "Internet Protocol", conhecido como IP, é o número que um computador recebe quando se conecta à internet. Enquanto a máquina está conetada, esse número é único no mundo inteiro. Por isso, com o IP, é possível identificar a fonte de uma publicação.

Nesse sentido, Sudré esclareceu que não se pode fazer publicações na rede de maneira anônima depois do Marco Civil da Internet, porque o IP e a origem passaram a ser obrigatoriamente registrados. Mas, para ele, só vale a pena investigar se houver algum crime.

“Se for algo ofensivo à honra ou alguma ameaça, isso é um crime. Pode haver uma implicação legal. O IP pode ser rastreado e qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode ser encontrada, inclusive no Senado. Depois do Marco Civil da Internet, não existe mais IP anônimo”, alertou o especialista.

Ainda de acordo com Sudré, caso a pessoa utilize a internet de algum estabelecimento comercial na tentativa de alcançar o anonimato, o local pode ser responsabilizado.


Tags:



Publicidade