Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Anvisa vai visitar Hemoes após sangue contaminado, no ES - (Serra, ES)

Serra

Anvisa vai visitar Hemoes após sangue contaminado, no ES - Notificação

Notificação Anvisa vai visitar Hemoes após sangue contaminado, no ES

Uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai fazer uma visita ao Hemoes nesta segunda-feira (8). A agência foi notificada após uma mulher morrer e outro paciente ser infectado por sangue contaminado em atendimento no Hospital das Clínicas (Hucam), em Vitória. O sangue utilizado por eles era do Hemoes e estava contaminado por bactérias.
Os casos aconteceram entre maio e junho deste ano. O primeiro paciente a receber sangue contaminado foi uma mulher de 54 anos.

Ela era portadora de anemia falciforme - doença que afeta os glóbulos vermelhos -, cardiopata, e fazia transfusões regulares no Hemoes. A última delas foi no dia 10 de maio, quando foi contaminada pela bactéria Serratia marcescens.

Levada para o Hucam, ela morreu na madrugada do dia 12 de maio. Um mês depois, ocorreu outro caso, desta vez com um paciente do Hucam, João Balbino de Souza, contaminado por uma bactéria de nome Bacilus sp. Ele foi tratado e recebeu alta hospitalar.

Havia a suspeita de uma terceira contaminação, de uma criança internada no Hospital Infantil, o que não foi confirmado.

Procedimentos
Além de notificar à Anvisa, o hospital revisou os procedimentos adotados na transfusão dos pacientes contaminados.
Após os dois casos, ficou definido também, à época, que todas as bolsas de sangue armazenadas no hospital, destinadas a transfusões, iriam passar por uma análise para a identificação de bactérias. Elas são testadas no próprio Hemoes .

Após a divulgação dos casos, o Ministério Público Estadual (MP-ES) instaurou um procedimento para apurar a situação.
Em 2015, o Hucam realizou 5.464 transfusões. Este ano, até o início de julho, foram realizadas outras 2.727.


Tags:



Publicidade