Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Luiz Paulo está fora da disputa em Vitória - (Cariacica, ES)

Cariacica

Luiz Paulo está fora da disputa em Vitória - Insatisfeito

Insatisfeito Luiz Paulo está fora da disputa em Vitória

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) está fora da disputa à prefeitura de Vitória. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao PSDB na manhã desta terça-feira (19). A decisão saiu durante uma reunião na noite dessa segunda-feira (19) com lideranças do partido, em Vitória.

O tucano ainda não se manifestou oficialmente sobre os motivos que o levaram a desistir da disputa, mas nos últimos dias vinham se intensificando os rumores de que Luiz Paulo poderia sim não disputar a eleição. Ele estaria insatisfeito com a indiferença do Palácio Anchieta à sua candidatura. Apesar de sempre ter sido considerado o candidato preferido do governador Paulo Hartung (PMDB), as movimentações políticas palacianas não vinham confirmando essa predileção.

Luiz Paulo estaria profundamente incomodado com as pré-candidaturas de Amaro Neto (SD) e Lelo Coimbra (PMDB), especialmente com a do apresentador de TV do Balanço Geral.

Lançado na disputa pelas mãos de Hartung, a criação palaciana foi concebida com o intuito de minar votos do prefeito Luciano Rezende — hoje principal rival político de Hartung, ao lado do ex-governador Renato Casagrande (PSB).

Mas se esse era o objetivo, o deputado estadual do Solidariedade vinha minando mesmo a pré-candidatura de Luiz Paulo. A estratégia do governador falhou. Hartung mirou em Luciano, mas acabou acertando o tucano. O próprio Hartung teria admitido que Amaro estaria fora de controle. A pré-candidatura do deputado passou a crescer além das bordas da forma, preocupando o Palácio Anchieta e desestabilizando o projeto de Luiz Paulo, que começou a se esbarrar com Amaro nas movimentações políticas, e sempre levando a pior.

Tentar pôr freios em Amaro não adiantaria. Ele passou a acreditar que pode ser prefeito de Vitória, e antes que Hartung tentasse dissuadi-lo da ideia, mandou recados ao governador avisando que sua candidatura era irreversível.

Antecedentes

Ao anunciar que concorreria novamente à prefeitura de Vitória — reeditando a disputa de 2012, na qual foi derrotado pelo atual prefeito Luciano Rezende —, Luiz Paulo tinha uma certeza: seria o nome ungido pelo Palácio Anchieta.

Sobravam motivos para Luiz Paulo acreditar que esta seria a sua chance de conquistar novamente um cargo eletivo depois de uma década na planície — foi eleito pela última vez deputado federal em 2006, depois disso disputou e perdeu as eleições para governador (2010), prefeito (2012) e deputado federal (2014).

Para Luiz Paulo, a eleição deste ano era uma oportunidade única para recuperar a confiança e sepultar de vez a série de derrotas que vinha colecionando. E não havia motivos para o tucano ser pessimista. Ele e o governador Paulo Hartung, agora com a máquina na mão — diferentemente de 2012, quando Luiz Paulo recebeu apoio de Hartung sem mandato —, tinham um objetivo comum: derrotar o prefeito Luciano Rezende.

A diferença é que derrotar Luciano, para Luiz Paulo, nunca passou dos limites da política. Já para Hartung, virou obsessão. Ele não quer apenas derrotar o prefeito politicamente, quer execrá-lo da vida pública, como quer fazer com Casagrande.

Toda essa obsessão levou Hartung a criar um plano especial para a disputa em Vitória. Inicialmente, ele decidiu pulverizar o campo de candidatos. Estimulou todos os que bateram na sua porta pedindo conselhos a entrarem sem medo na disputa. A lógica consistia na seguinte máxima: quanto maior o número de candidatos, mais votos seriam tirados de Luciano.

Mas isso ainda parecia pouco quando Hartung punha na balança que uma derrota na capital teria uma conotação devastadora para sua imagem política, porque significaria, sobretudo, uma vitória para o seu principal rival político: Renato Casagrande.

Temendo correr riscos, Hartung ainda usou o trunfo que guardava na manga. Convenceu Amaro a desistir das disputas em Cariacica ou Vila Velha — dois municípios que estavam na mira do deputado — e entrar na briga pela prefeitura de Vitória.

Hartung tinha convicção que o “fenômeno Amaro” seria a bala de prata em Luciano, mas o tiro acabou ferindo no coração Luiz Paulo, deixando claro, mais uma vez, que Paulo Hartung sempre dá prioridade aos seus planos, que o digam o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e companhia, que também foram vítimas das rasteiras de Paulo Hartung.


Tags:



Publicidade