Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
790 vagas nos Centros Educacionais de Ensino Técnico - (Vila Velha, ES)

Vila Velha

790 vagas nos Centros Educacionais de Ensino Técnico - Oportunidade

Oportunidade 790 vagas nos Centros Educacionais de Ensino Técnico

Visando a profissionalizar os jovens do ensino médio, os centros estaduais de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, oferecem cursos profissionalizantes para quem está no ensino médio ou para aqueles que já concluíram e querem aproveitar a oportunidade para se profissionalizar. São 790 vagas distribuídas em 14 cursos pelos dois CEETs.

Desenvolvidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), de acordo com as demandas do mercado, com o foco na inovação e economia criativa, os cursos oferecidos são Técnico em Administração (ofertado nas duas escolas), Automação Industrial, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho, Comércio Exterior, Eventos, Gastronomia, Informática, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Modelagem do Vestuário e Rádio e TV.

Depois do sucesso do curso de Multimídia, realizado no início do ano, a Secti inova mais uma vez e lança, para o próximo semestre, o curso de Gastronomia, no CEET Vasco Coutinho, um dos dois únicos do país. A proposta foi desenvolvida após análise da potencialidade e a possibilidade de muitos dos alunos ingressarem no mercado de trabalho ou empreender com seu próprio negócio. Já no CEET Talmo Luiz, em João Neiva, a novidade é o curso de Automação Industrial. O objetivo é proporcionar aos alunos uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico do mercado. Outro curso que está sendo formatado para 2017 é o de Teatro, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, que acompanha o movimento nacional de oportunidades através da arte.

Matrícula

Para participar do Processo Seletivo, os candidatos devem se inscrever acessando o site da secretaria www.sectti.es.gov.br entre os dias 15 e 27 de junho. As inscrições e os cursos são gratuitos.

A dica é que os interessados leiam atentamente o Edital do Processo Seletivo 2016/2, disponível na página da Secti, antes de preencher o formulário de inscrição, pois o candidato é o único responsável pelas informações fornecidas. A seleção é feita eletronicamente pelo sistema, de acordo com as notas informadas no ato da inscrição e, uma vez validadas, não poderão ser alteradas.

Outra informação importante é quanto aos candidatos portadores de necessidades educacionais especiais, que deverão assinalar a opção P.N.E e digitar o tipo de P.NE. A falta dessa informação acarretará a desclassificação do candidato.

Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio regular ou Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEEJA) em qualquer rede de ensino (pública ou privada) e estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio, desde que assinem um termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula. A nota de seleção é baseada no histórico do ensino médio dos estudantes (disciplinas de Português e Matemática). O início das aulas está previsto para o dia 25 de julho.

A secretária interina de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Camila Dalla Brandão, destaca a evolução dos cursos dos Centros Educacionais supervisionados pela Secti. Para ela, é preciso formatar os cursos de acordo com as demandas de mercado e, principalmente, em sintonia com as megatendências mundiais de desenvolvimento. “O nosso foco é estimular a inovação, o empreendedorismo, a economia criativa e a multidisciplinaridade. É fundamental que os cursos se intercalem e desenvolvam projetos complementares. O de Gastronomia, por exemplo, pode se interligar ao de Eventos, que também está conectado ao de Administração e assim sucessivamente. Essa é uma ação dinâmica que fortalece os nossos profissionais”, complementa.

O objetivo da secretaria é fazer dos CEETs um grande laboratório para desafiar os alunos quanto aos problemas reais da sociedade. As ideias propostas por eles passam por um programa de pré-incubação, em que alunos e ex-alunos recebem apoio, consultoria, estímulo e capacitação para desenvolver seus negócios.

Resultado

O resultado do Processo Seletivo será no dia 1º de julho no site da Secti (www.sectti.es.gov.br). Os candidatos classificados deverão comparecer à secretaria do CEET relativo ao curso ofertado, de 4 a 11 de julho, das 8h às 20h, munidos com os documentos de identificação e comprovatórios:

a) original do Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou declaração de estar cursando a 3ª série, devidamente assinada pelo diretor e pelo secretário da escola;
b) cópia de Documento Oficial de Identidade;
c) cópia do CPF;
d) duas fotos 3x4 recentes;
e) cópia recente de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc);
f) cópia da certidão de nascimento ou casamento.

Todos os documentos devem ser acompanhados dos originais para conferência. O candidato aprovado que não apresentar, no período destinado à matrícula, o comprovante de conclusão do ensino médio, ou equivalente, ou qualquer outro documento exigido será desclassificado.

Suplentes

A Chamada dos Suplentes é mais uma chance para quem não se classificou no Processo Seletivo. As vagas oriundas da desistência de candidatos classificados serão ofertadas a partir do dia 25 de julho. As matrículas serão por ordem de chegada até o preenchimento do número de vagas. Os candidatos devem se dirigir ao CEET onde os cursos são oferecidos com a documentação exigida para a matrícula.


Tags:



Publicidade