Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Trabalhadores e Samarco negociam plano de demissão - (Fundão, ES)

Fundão

Trabalhadores e Samarco negociam plano de demissão voluntária - Demissão voluntária

Demissão voluntária Trabalhadores e Samarco negociam plano de demissão voluntária

Um Programa de Demissão Voluntária (PDV) vai ser adotado pela mineradora Samarco – cujas donas são a Vale e anglo australiana BHP – nas unidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. O plano foi apresentado pelos sindicatos que representam os trabalhadores em reunião nesta quinta-feira (2), em Belo Horizonte, e começou a ser debatido com mineradora. A Samarco informou que o programa será implantado.

Os critérios ainda não foram definidos, conforme informou, nesta sexta-feira (3), o sindicato Sindimetal Mariana. “Ontem, foi apresentado o plano com o objetivo de saber se a Samarco o aceitaria. Mas não houve acordo em todos os pontos. Decidimos não divulgar por enquanto alguns pontos para não ocorrer especulações e gerar expectativas no trabalhador”, disse o secretário-geral Ronilton de Castro Condessa. As primeiras definições, segundo ele, devem ser conhecidas no dia 8 deste mês.

Segundo o representante sindical, a medida permite que trabalhadores que tenha interesse de se desligar da empresa se manifestem voluntariamente e afirmou que, durante todas as etapas da negociação, não serão aceitas demissões em massa.

Em nota, a Samarco informou que “entende que a proposta dos sindicatos representa uma alternativa respeitosa, diante das circunstâncias atuais”. A mineradora já havia informado que terá que demitir 40% da mão de obra e que tem a expectativa de voltar a operar até o fim de 2016 com, no máximo, 60% da capacidade. Mas antes, são necessárias concessões de licenças.

Ainda segundo a empresa, a proposta final do PDV será fruto de uma discussão conjunta entre a Samarco e os sindicatos, baseada em práticas de mercado.

Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, deixou 19 mortos. O desastre afetou distritos de Mariana, além do leito do Rio Doce. Os rejeitos atingiram mais de 40 cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo e chegou ao mar. O desastre ambiental é considerado o maior e sem precedentes no Brasil.

Situação dos trabalhadores
Os trabalhos da Samarco foram suspensos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais no dia 6 de novembro do ano passado, um dia depois do rompimento de Fundão. depois disso, um acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa garantiu licença remunerada e depois férias coletivas para uma parte dos três mil funcionários. Os outros continuaram trabalhando em obras e na limpeza das áreas atingidas pela lama.

Atualmente, 403 trabalhadores da Samarco em Minas e 648 no Espírito Santo estão em layoff, isto é, tiveram os contratos suspensos, mas continuam recebendo os salários enquanto fazem cursos de qualificação. Parte é paga pela mineradora e parte pelo Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). O acordo termina no dia 25 de junho.

A empresa esclarece que o número de demissão previsto não corresponde necessariamente aos empregados em layoff.

Prefeito de Mariana pede aval da União

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), foi recebido pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), em Brasília, nesta quarta-feira (1º). O encontro teve por objetivo pedir o aval do governo federal para o retorno das atividades da mineradora Samarco, interrompidas desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro, na cidade da Região Central de Minas Gerais.

Segundo a prefeitura de Mariana, foram apresentados dados referentes à atual arrecadação do município, que caiu com a paralisação da operação da empresa, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP. Um termo de conformidade para que a empresa volte a operar já foi assinado pelo município, faltando agora a anuência dos governos de Minas e da União.

Durante visita a Mariana, em 16 de maio, o ministro do Meio Ambiente do governo interino de Michel Temer, Sarney Filho (PV-AM), decidiu não assinar o documento que concede licenças para que a Samarco. Na ocasião, ele disse não ter “convicção de que a tragédia está encerrada” e que, por enquanto, não queria participar de atos que promovam a volta das atividades.

Ainda segundo a prefeitura, o presidente em exercício informou que vai se reunir com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) para analisar o assunto.


Tags:



Publicidade