Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Prefeito de Ibiraçu visita novo ponto de captação que promet - (João Neiva, ES)

João Neiva

Prefeito de Ibiraçu visita novo ponto de captação que promete amenizar falta d’água - POLITICA

POLITICA Prefeito de Ibiraçu visita novo ponto de captação que promete amenizar falta d’água

O prefeito de Ibiraçu Duda Zanotti visitou, nesta segunda feira (28), o ponto do Rio Piraqueaçu onde o Município passa a fazer a captação para levar água até as torneiras da população, que vem enfrentando um momento difícil devido à falta de chuvas na região. Acompanhado do secretário Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Lucas Falcão e dos vereadores Jorge Mattiuzzi, Beto Ramalho e Vanderlei Alves, Duda foi conferir os últimos detalhes do serviço onde foram utilizados tubos por uma distância aproximada de 4,6 km. A iniciativa deve garantir a chegada da água até o antigo ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE gerando cerca de 10 litros por segundo no reservatório. Apesar do sistema já estar interligado, alguns ajustes ainda precisarão ser feitos para garantir o bom funcionamento e, se tudo correr bem, é possível que até este fim de semana a água já esteja chegando ao destino desejado, informou o prefeito.

Diante da forte crise hídrica que levou Duda a decretar situação de emergência ainda em outubro de 2015, a prefeitura tem sido obrigada a racionar água para garantir o abastecimento da Cidade.

Antes que o precioso líquido viesse a faltar, o prefeito ouviu especialistas e tomou a decisão de fazer um investimento para a captação no Rio Piraqueaçu, o mesmo que abastece as Cidades de Aracruz e João Neiva. A importante medida vai evitar que a população fique sem água, já que as barragens acima do antigo ponto de captação estão praticamente esgotadas.

De acordo com o prefeito, o Município tem feito todos os esforços possíveis para que o ibiraçuense supere essa dificuldade e não volte a sofrer com a falta d’água no futuro.

“A captação no Rio Piraqueaçu era uma medida necessária, mas não queremos parar por aí. Já fizemos a primeira tentativa de encontrar água através da perfuração de um poço artesiano no Bairro Guatemala. Perfuramos 150m de profundidade, mas não encontramos água. Faremos novas tentativas e, se tivermos êxito, vamos fazer novos poços em outros bairros. 

Também estamos contratando máquinas para limpeza e construção de novas pequenas barragens e nossa maior expectativa é de que consigamos firmar um convênio com a Sedurb (Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano) para a obra de uma adutora na localidade de Piabas (a 14 km da Cidade), o que garantiria de uma vez o abastecimento de Ibiraçu. O projeto já está na Sedurb e estamos aguardando uma resposta positiva e liberação dos recursos, disse Duda.”

O convênio, no entanto, só pode ser firmado até o início do mês de junho quando a lei eleitoral proíbe assinaturas de convênios. Até que todas as medidas sejam concluídas, o prefeito espera contar com a colaboração dos moradores de Ibiraçu.

“Demos um passo importante com o novo ponto de captação e agora todos podemos ficar mais tranqüilos, mas peço a cada cidadão que continue economizando água. Não vamos poder abrir mão do racionamento, mas acreditamos que nos bairros que estão sendo abastecidos a cada quatro dias, a água poderá chegar às torneiras a cada dois dias. Para isso vamos precisar que todos economizem o máximo possível. Tenho certeza de que com o trabalho que estamos realizando e a colaboração de todos, vamos superar essa dificuldade juntos”, concluiu Duda Zanotti.”

Até o momento, a pouca disponibilidade de água tem obrigado o SAAE a abastecer muitas residências, em bairros mais altos, com a utilização de caminhões pipa.


Tags:



Publicidade