Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
TRE-ES amplia prazo para cadastramento biométrico - (Águia Branca, ES)

Águia Branca

TRE-ES amplia prazo para cadastramento biométrico de eleitores em Vitória - 09 de Abril

09 de Abril TRE-ES amplia prazo para cadastramento biométrico de eleitores em Vitória

Um problema registrado no sistema Elo, utilizado para realizar o cadastro biométrico de eleitores pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), fez com que houvesse tumulto nos cartórios de Vitória entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (30). Por conta disso, o órgão decidiu ampliar o prazo para a realização do cadastramento, que terminaria nesta quinta-feira (31).

A instabilidade no sistema, segundo o órgão, resultou na perda total dos atendimentos que seriam realizados hoje, véspera do prazo final para o cadastro biométrico na capital. Com isso, o TRE-ES resolveu transferir o prazo final em mais dez dias, terminando somente em 9 de abril.

Houve relatos de muita revolta entre as milhares de pessoas que esperavam ser atendidas e ameaças de invasão aos cartórios de Jardim Camburi e Praia do Suá, o que poderia colocar em risco os servidores e terceirizados da Justiça Eleitoral que trabalhavam nos locais, além dos próprios eleitores. A Polícia precisou ser chamada para acompanhar a situação.

Quem estava na fila nesta quarta, recebeu senhas de atendimento para novas datas, de acordo com a ordem de chegada. É o caso, por exemplo, da arquiteta Maria Isabel Sotero, que ficou na fila do cartório eleitoral de Jardim Camburi por mais de seis horas. "O tumulto começou por volta de 15 horas, quando as pessoas começavam a sair de lá de dentro e dizer que não foram atendidas por problemas no sistema", disse.

A arquiteta também relatou que a confusão começou pela falta de informação prestada pelo cartório. "Só as 16 horas três funcionários informaram que não haveria mais atendimento e começaram a distribuir senhas para quem esperava na fila. Mas como esse sistema de senhas não foi bem informado, houve tumulto", complementou.

A decisão do TRE-ES vale apenas para Vitória. Portanto, eleitores das cidades de São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério e Ponto Belo têm somente até essa quinta-feira (31) para realizar o procedimento.

Veja os documentos necessários para o cadastro


Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência referente a um dos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

Confira abaixo o endereço e os horários de atendimento dos cartórios eleitorais de Vitória:

52ª Zona Eleitoral
Horário de atendimento: das 9h às 18h
Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 95 – Centro Empresarial Praia – Praia do Suá

56ª Zona Eleitoral
Horário de atendimento: 9h às 18h
Endereço: Avenida Norte-Sul, 600 - Jardim Camburi – Vitória (ao lado da Grafitusa)

Prazo para tirar ou transferir título de eleitor termina no dia 4 de maio

Quem precisar transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) tem até o dia 4 de maio para procurar os cartórios eleitorais. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral.

Os eleitores que estão com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação.


Tags:



Publicidade