Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo entrega máquinas e equipamentos agrícolas - (Água Doce do Norte, ES)

Água Doce do Norte

Governo entrega máquinas e equipamentos agrícolas a 37 municípios - SEAG - ES

SEAG - ES Governo entrega máquinas e equipamentos agrícolas a 37 municípios

Governado Paulo Hartung entregando a chave ao prefeito de Ibatiba

Centenas de produtores rurais, lideranças do setor agropecuário e autoridades estaduais e federais prestigiaram a entrega coletiva de máquinas e equipamentos feita pelo Governo do Estado a prefeituras e associações de produtores rurais de 37 municípios. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (01), no pátio da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Octaciano Neto.

Os equipamentos foram adquiridos pela Seag, com recursos de emendas parlamentares estaduais e federais. O objetivo da ação é fortalecer a agricultura de familiar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Foram entregues três retroescavadeiras, seis caminhões com carroceria de madeira, dois caminhões com baú isotérmico, um caminhão baú, oito veículos utilitários, uma escavadeira hidráulica, além de secadores de café, cultivadores e beneficiadores, entre outras máquinas e equipamentos.

Ao todo, o investimento do Governo do Estado foi de R$ 3,8 milhões.
As máquinas irão contribuir para o aumento da produtividade da mão de obra no campo, além de melhorar a competitividade dos pequenos produtores rurais.

Os municípios beneficiados foram: Águia Branca; Alegre; Alfredo Chaves; Alto Rio Novo; Água Doce do Norte; Apiacá; Baixo Guandu; Barra de São Francisco, Brejetuba; Cachoeiro de Itapemirim; Colatina; Conceição da Barra; Divino de São Lourenço; Ecoporanga; Guaçuí; Ibatiba; Ibitirama; Ibiraçu; Iconha; Itaguaçu; Itarana; Iúna; Jaguaré; Jerônimo Monteiro; Laranja da Terra; Linhares; Mantenópolis; Mimoso do Sul; Nova Venécia; Pancas; Rio Novo do Sul; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; São Gabriel da Palha; São José do Calçado; São Mateus e São Roque do Canaã. 

Agricultura Familiar
O governador Paulo Hartung destacou a presença de lideranças do interior do Estado e a importância do evento ser realizado na sede da Ceasa. "Esse evento simboliza uma conexão do ambiente agrícola com os diversos tipos de ações planejadas e executadas pelo Governo do Estado para desenvolver e fortalecer a agricultura capixaba. O cenário econômico nacional é desafiador e nossa expectativa é que estes equipamentos auxiliem os trabalhadores do campo, principalmente, os que atuam na agricultura familiar”, disse o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que além dos investimentos em reservação de água, como a construção de mais de 60 barragens no interior, a Seag também vem contribuindo para melhorar a infraestrutura dos municípios, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agropecuária e dar mais conforto e segurança aos moradores do campo. “Reiniciamos o programa Caminhos do Campo, que estava parado desde a gestão passada. Além disso, essa é a segunda entrega coletiva de máquinas e equipamentos que estamos fazendo, beneficiando sobretudo nossos pequenos produtores rurais”, afirmou.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Distrito de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, comemorou a chegada de um caminhão de carroceria. “Esse caminhão vai ajudar muita nossa comunidade e toda a região onde está nosso distrito, que reúne mais de 1.800 pessoas. Produzimos, principalmente, carne suína e leite. Agora, vamos poder escoar a produção de uma maneira muito mais fácil”, destacou.
O prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra, também comemorou a entrega de uma retroescavadeira à prefeitura. E adiantou: a máquina será utilizada, prioritariamente, para a construção de caixas secas. Caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas de chuva. A técnica, difundida pelo Incaper, evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva. Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos rios.
“Nosso município é pioneiro na implantação das caixas secas. Estamos felizes em receber esse equipamento, que vai nos ajudar a ampliar o número de caixas secas e, assim, minimizar os impactos dessa seca que vem castigando não apenas São Roque do Canaã, mas o Espírito Santo todo”, afirmou o prefeito.


Tags:



Publicidade