Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Parques estaduais do ES são opções de lazer no verão - (Ibitirama, ES)

Ibitirama

Parques estaduais do ES são opções de lazer no verão - Turismo

Turismo Parques estaduais do ES são opções de lazer no verão

Os parques estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) voltam a funcionar aos finais de semana a partir deste sábado (26). Nos locais, os visitantes contam com atividades que incentivam a educação ambiental.
Os visitantes podem usufruir de praias e cachoeiras dos parques e também aproveitar as trilhas que oferecem passeios por entre as matas com belos cartões-postais como a Pedra Azul, a Cachoeira da Fumaça e as dunas de Itaúnas.
Os parques ficarão abertos também nos feriados, com exceção de 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não irão abrir. Nos dias úteis, o funcionamento é normal.

Saiba mais sobre os parques:

- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)
O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e participar das trilhas autoguiáveis, ou seja, sem a presença de um guia, e se encantar com as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção como a lontra.

A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas guiadas para quem não quiser fazer as trilhas por conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Horário: 8h às 17h.
Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul.
Informações: (28) 9 9999-0639.

- Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)
A Pedra Azul, que dá nome ao parque é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, algo único na natureza.

O Parque possui trilhas autoguiáveis, mas os passeios podem ser agendados com antecedência, assim como verificada a disponibilidade de monitores ambientais por meio do telefone (27) 99739-8005.

Localização: Domingos Martins, Região Serrana.
Horário: 8h às 17h. Passeios, 9h30 ou 13h30.
Informações: (27) 3248-1156.

- Parque Estadual de Itaúnas (PEI)
O parque é conhecido por suas belezas naturais: a área de alagado, as dunas, as praias e o Rio Itaúnas. As trilhas para as dunas e praias são de fácil acesso e autoguiáveis.

Além disso, na Vila de Itaúnas é possível realizar passeios diferenciados (bicicleta e caiaque) com o Grupo de Condutores Ambientais, o agendamento é pelo telefone (27) 99635-5583.

Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.
Funcionamento: das 8h às 17h.
Informações: (27) 3762-5196.

Observação: em função do incêndio que afetou a unidade nos ultimos dias e da necessidade da equipe do parque monitorar as frentes de fogo, que já foi controlado, o Centro de Visitantes permanecerá fechado. Contudo, as trilhas disponíveis são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiáveis.

- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)
O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba, Guarapari. No parque há três lagoas, uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras.

Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30. A trilha é de fácil acesso e autoguiável e não precisa de agendamento prévio.

Já as trilhas monitoradas com o grupo de Condutores Ambientais do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha para passeio de caiaque, devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479 e (27) 99837-2503.

Localização: Guarapari, região Metropolitana de Vitória.
Funcionamento: das 8h às 17h.
Telefone do parque: (27) 3242-3665.

- Parque Estadual do Forno Grande (PEFG)
O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante.

O parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. Os passeios são realizados de acordo com a disponibilidade para atendimento e número de pessoas.

Localização: Castelo, região Sul.

- Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)
A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais também habitam o parque. O principal atrativo do parque é a trilha com aproximadamente 900m de percurso.

O parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.
Localização: Castelo, região Sul.
Informações: (28) 3542-3257.


Tags:



Publicidade