Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Vitória é a capital mais violenta para mulheres no Brasil - (Pinheiros, ES)

Pinheiros

Vitória é a capital mais violenta para mulheres no Brasil - Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha Vitória é a capital mais violenta para mulheres no Brasil

O estudo "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres", divulgado nesta segunda-feira (9), apontou Vitória como a capital mais violenta para as mulheres no Brasil.

A pesquisa, elaborada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), conta com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres e tem base em dados de 2013 do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, a Capital capixaba registrou uma taxa de 11,8 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes. A taxa é quase seis vezes maior que a média mundial, que é de 2/100 mil habitantes.

Em segundo lugar aparece Maceió-AL com uma taxa de 10,7 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes.

A lista das capitais mais violentas segue com João Pessoa-PB (10,5 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes), Fortaleza-CE (10,4 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes) e Goiânia-GO (9,6 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes).

Violência no interior

Se os dados da capital Vitória são preocupantes e alarmam, as mulheres do interior do ES também não estão livres da violência.

A mesma pesquisa revelou que os maiores índices de homicídios de mulheres são registrados nos pequenos municípios, e não nas capitais.

No ranking de homicídios de mulheres entre as cidades com mais de 10 mil habitantes do sexo feminino, o ES aparece com 4 cidades entre as primeiras 16, com destaque para Sooretama na terceira posição (Pinheiros, Serra e Jaguaré são as outras cidades).

ES reduz taxa após Lei Maria da Penha

O Espírito Santo foi um dos cinco estados que reduziu a taxa de homicídios de mulheres desde a promulgação da lei Maria da Penha. Entre 2006 e 2013, apenas Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro registraram quedas nas taxas de homicídios de mulheres.

O agressor

O estudo mostra que 50,3% das mortes violentas de mulheres no Brasil são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros.

O país tem uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da OMS que avaliaram um grupo de 83 países.
As 4.762 mortes registradas em 2013 representam uma média de 13 mulheres assassinadas por dia.

VEJA TAMBÉM....
 

Mulher agredida pelo marido com um remo de StandUp



Tags:



Publicidade