Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Seis dos dez deputados do ES devem disputar prefeituras - (Colatina, ES)

Colatina

Seis dos dez deputados do ES devem disputar prefeituras em 2016 - Eleições 2016

Eleições 2016 Seis dos dez deputados do ES devem disputar prefeituras em 2016

Pelo menos cinco dos dez deputados federais eleitos no Espírito Santo devem disputar prefeituras em 2016. Com a interrupção dos mandatos, os prejuízos para a representação política capixaba é enorme porque assume um suplente perdido que nem cego em tiroteio.

Eleito o deputado federal mais votado do Espírito Santo, Sérgio Vidigal (PDT) com 161.744 mil votos, deve concorrer na Serra. Seu recorde de votos foi no município foi de 96.968 mil, o que o credencia a tentar conquistar o terceiro mandato..
Para Cariacica, o deputado pré-candidato é o ex-prefeito Helder Salomão (PT) que recebeu 83.967 mil votos para deputado federal. Destes, 61.720 são do município de Cariacica. Helder já está em campanha e ninguem tem dúvidas de que vai concorrer a PMC.

O deputado reeleito Lelo Coimbra é o mais cotado no PMDB para disputar em Vitória. Dos 94.759 mil votos que garantiu sua reeleição, somente 11.849 mil foram da Vitória. Mas ele já aparece em terceiro lugar nas pesquisas, a frente inclusive do ex-prefeito João Coser (PT).

Em Vila Velha, o deputado federal Max Filho (PSDB) foi o mais votado com 91.210 mil votos, sendo mais da metade dos votos, 56.125 somente no município canela-verde. Mas o parlamentar também evita falar de interrupções no mandato. Seu nome, no entanto, é o favorito do PSDB.

Disputa no interior do Estado
Reeleito deputado federal com quase 70 mil votos, Jorge Silva (PROS) teve quase metade dos votos em São Mateus, onde conquistou 32.006 eleitores. Ele não descarta concorrer a uma vaga na prefeitura, mas anda desanimado com os rumos da politica nacional.

Silva explica que todos os parlamentares eleitos com votação expressiva em seu domicílio eleitoral adquirem um DNA de pré-candidato a prefeito. “No meu caso, por exemplo, pela segunda vez recebi um quantitativo expressivo de votos. É claro que fica a expectativa de uma pré-candidatura, o que será discutido com o partido. Não temos nada definido até o momento”.

Em Colatina a opção para 2016 pode ser o deputado federal Paulo Foletto (PSB).Nas últimas eleições, ele obteve 84 mil votos sendo 23.871 mil em Colatina. Ele afirma que a cidade busca novas lideranças. Colatina tem uma administração que se perdeu, a cidade solicita novas lideranças. Temos várias alternativas dentro do partido além do meu nome, que serão discutidas no seu tempo". "Eleitores ficam órfãos com interrupção de mandato", afirma cientista político
O cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) é categórico ao afirmar que quando um deputado interrompe seu mandato para se candidatar a outros cargos, ele deixará de representar os seus eleitores. "O prejuízo maior é dos eleitores, dos representados, estes ficarão órfãos politicamente e, como já afirmado, poderão sofrer com a representação política que irá trocar de mãos. Estes acreditaram em um projeto de mandato e irão deixar de ser representados".

Para o ex-secretário-geral da mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna de Paiva, nos casos de renúncia tomam posse o suplente. "Poderá assumir outro deputado que pertença à outro partido, influenciando até o índice de formação de bancadas, verbas partidárias do fundo partidário e todo o arranjo que depende do número de deputados que compõem a Casa", explicou.

Mas Gouveia pontua que o parlamentar substituto poderá ser, inclusive, contrário às ideologias e interesses do deputado titular. "Se o eleito foi eleito por ser representante de um movimento sindical de trabalhadores e o seu substituto é justamente um representante de empresários, certamente os interesses e as induções de pautas, representações, participações em comissões parlamentares e proposição de leis serão diretamente contrárias.
“Ou seja, um eleitor que votou em alguém imaginando ser representado poderá ser regido por leis de outro parlamentar que não representa seus interesses e até poderá ser opositor dos seus interesses".


Tags:



Publicidade