Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Deputados querem mais servidores e novos presídios no ES - (Linhares, ES)

Linhares

Deputados querem mais servidores e novos presídios no ES. - Segurança Pública

Segurança Pública Deputados querem mais servidores e novos presídios no ES.

Gilsinho Lopes (PR) é um dos parlamentares que mais cobraram medidas.

O registro recente de fugas de presídios capixabas levou os deputados estaduais a cobrarem a convocação de mais servidores para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), e exigir do Governo do Estado a construção de novos presídios.

O deputado Gilsinho Lopes (PR), delegado de carreira, lembrou que em 2010 o Estado possuía número de vagas e profissionais suficientes para manter a ordem no sistema prisional, mas que isso se perdeu. “Em 2011 tínhamos 11 mil presos, hoje estamos com 18.500, mas com uma redução drástica de servidores da Sejus, existem concursados que não foram nomeados”, apontou.

Ele pediu a nomeação de mais profissionais para ajudar na prestação do serviço nos presídios. “Temos um grupo de 2006 que a Justiça determinou a convocação e até hoje não foram. Na reserva do concurso de 2013 tem mais de 300, até abrimos mão de emendas nossas para eles fazerem o curso de formação. Eles poderiam evitar fugas e motins e não foram contemplados”, pontuou.

Euclério Sampaio (PDT), presidente da Comissão de Segurança Pública, disse que o colega tinha razão em suas cobranças e reforçou o pedido de convocação dos agentes concursados. “O secretário (de Justiça) Eugênio Ricas está empenhado em resolver essa questão, até já pediu para a Secretaria de Planejamento, mas não está andando, é só cumprir o concurso”, afirmou.

O deputado Guerino Zanon (PMDB) foi mais um a pedir a nomeação dos concursados e criticar a falta de construção de novas unidades prisionais. “É preciso chamar os concursados e não manter pessoas em cargos comissionados ou provisórios. Aumentou a população carcerária, nos últimos cinco anos não aconteceu a construção de novos presídios. Precisamos melhorar a quantidade e a qualidade dos servidores que trabalham nos presídios, mas também aumentar o numero de vagas. Não é aceitável o Iases ( Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo) ter capacidade para 96 internos e ter 200”, disparou.

Outros discursos

Eliana Dadalto (PTC): “Visitei em Linhares o projeto de Centro de Atendimento Juvenil Maria Mazzarello. Fui entregar o projeto de lei de minha autoria e que foi aprovado nesta Casa e pelo governador. Ele transforma em utilidade pública aquele projeto. É uma região de risco e ingovernabilidade social, as irmãs salesianas estão de parabéns junto com a equipe”.

Guerino Zanon (PMDB): ‘Parabenizo a médica pediatra Sylvia Bahiense, que tem o projeto “Conversando com as Meninas” desde 2008. Ela tem como objetivo evitar a gravidez precoce. É um gesto simples, mas muito humano e que contribui muito para um mundo melhor. A gente podia enviar uma correspondência em nome dos deputados agradecendo pelo trabalho”.

Da Vitória (PDT): “Estive na prestação de contas do deputado federal Sérgio Vidigal. Ele comentou que a Serra não fez deputado estadual e o deputado Bruno Lamas teve uma informação, mas ele quis dizer que o PDT não fez deputado no município. Ele disse que tem um carinho muito grande pela família do Bruno, inclusive a mãe dele, Márcia Lamas, já foi vice-prefeita numa gestão passada dele”.


Tags:



Publicidade