Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Consumo: quase 70% vão comprar menos no ES - (Iúna, ES)

Iúna

Cerca de 70% dos consumidores vão comprar menos até o final do ano no ES, diz pesquisa da CDL - Economia em queda

Economia em queda Cerca de 70% dos consumidores vão comprar menos até o final do ano no ES, diz pesquisa da CDL

O presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier, analisou os dados da pesquisa.

Pesquisa realizada pelo instituto Flex Consult para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória aponta dados preocupantes em direção a uma recessão na economia capixaba. Num universo de mil entrevistados no Espírito Santo, 69,2% disseram que pretendem comprar menos ou muito menos até o final do ano. Apenas 7,7% responderam que vão comprar mais ou muito mais. Outros 21,4% afirmaram que vão manter o mesmo nível de consumo do ano passado, enquanto 2,3% não sabem ou não responderam.

Freio no Consumo
Outro dado que mostra a tendência a um comportamento conservador é que 58,2% dos entrevistados vão ater o consumo aos gêneros alimentícios. Apenas 13,6% vão comprar itens de vestuário, tecidos e calçados. Móveis e eletrodomésticos terão um percentual ainda menor: 9,4%. E despesas com material de construção serão feitas por somente 6,3%.

Pessimismo
Ainda segundo dados da pesquisa, mais da metade dos consumidores espera um ano difícil na economia brasileira em 2015 (60,9%). Quanto à economia capixaba, o percentual é de 56,3%. O presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier, acredita que a restrição ao consumo é uma das consequências do fraco desempenho da economia brasileira. “A população tem consumido com bastante cautela. Muitos reduziram os gastos para economizar e iniciar uma reserva financeira”, analisa.

Consumidor Maduro
Por outro lado, Fornazier avalia que a pesquisa revela um amadurecimento na percepção que o consumidor tem acerca de temas que até bem pouco tempo eram ignorados, como a noção da taxa de juros. “A pesquisa revela um perfil atual e detalhado do consumidor capixaba. E esse perfil mostra que, se antes ele pensava apenas em fazer a prestação caber no bolso, agora ele avalia o preço final do produto. Se os juros encarecerem demais, ele não quer comprar”. O dado que mais corrobora essa afirmação mostra que 89,4% dos entrevistados consideram as taxas de juros praticadas nas vendas financiadas altas ou muito altas.

Como nem tudo é pessimismo, os comerciantes que usarem a criatividade e investirem em promoções poderão driblar, ou ao menos reduzir, esse cenário de queda no consumo. Segundo a pesquisa, 55,2% mudariam de opinião e comprariam mais até o final do ano caso os preços ficassem mais atrativos por meio de promoções. “Isso também mostra outra tendência de mudança de hábitos. As pessoas estão propensas a comprar à vista, ou em parcelas bem menores do que antes, caso os preços sejam atrativos”, acredita Fornazier.

A Pesquisa
A pesquisa da Flex Consult foi realizada com mil entrevistados, em entrevistas domiciliares e nos pontos de afluência das residências, entre os dias 17 e 22 de abril, na Grande Vitória (40% do total de entrevistas) e em outros 15 municípios do interior (na microrregião Noroeste em Colatina, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Ecoporanga; na Litoral Norte em Linhares, São Mateus, Aracruz e Conceição da Barra; na Central em Afonso Claudio, Alfredo Chaves e Santa Teresa; e na Sul em Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul e Iúna). A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.


Tags:



Publicidade