Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Circuito Banescard apresenta Pailhaços - (Serra, ES)

Serra

Ministério da Cultura e 7 Ed do Circuito Banescard de Teatro apresentam: PAILHAÇOS - Não perca

Não perca Ministério da Cultura e 7 Ed do Circuito Banescard de Teatro apresentam: PAILHAÇOS

Sinopse
"A gente nasce ou estréia nesta vida? A Folgazões se envolveu numa louca gestação e traz agora ao seu publicão e ao seu publiquinho cenas cotidianas de pais que se tornaram pailhaços ou palhaços que se tornaram pais. Tenham todos um bom parto! Ops! Um bom espetáculo!"

O encontro:
A Folgazões há muito tempo desejava iniciar-se na arte do palhaço, área da comicidade ainda não experimentada pelos integrantes do grupo. Grande também era o desejo de estabelecer um encontro com o Lume Teatro, coletivo de atores pesquisadores, mestres na arte de ator, reconhecidos internacionalmente. Realizamos! E da melhor forma possível. Com a grandeza que é natural aos encontros proporcionados de maneira ímpar por essa arte chamada teatro. E foi despertando as nossas emoções mais adormecidas, potencializando nossas energias, ampliando e rindo do nosso ridículo, das nossas forças e fraquezas que vivemos a gestação deste trabalho com a parceria generosa de Ricardo Pucceti. A gestação leva a um trabalho de parto e o parto é uma ponte para uma nova vida. A Folgazões entrou em trabalho de parto, três palhaços nasceram para o mundo. Que seja grande o nosso encontro, repleto de risos e gargalhadas!

Cia Folgazões:

Histórico: A Folgazões vem, desde 2007, construindo uma carreira sólida no cenário cultural do Espírito Santo. Em janeiro de 2013, realizou uma de suas maiores conquistas: a aquisição de sua sede própria, localizada no Centro de Vitória. Desde seu surgimento, o grupo desenvolve uma pesquisa de linguagem calcada na comicidade, no teatro de rua e nas tradições culturais brasileiras. Além destas ações, a Folgazões atua comprometidamente com a popularização e a democratização do acesso ao teatro, como também com ações relacionadas ao fomento, pensamento e a formação dentro do campo teatral. Ao longo dos seus sete anos, o grupo já montou 6 espetáculos e estabeleceu importantes parcerias com grandes mestres e grupos do teatro brasileiro. Com três espetáculos atualmente em repertório, vem realizando apresentações regulares e participando de festivais de relevância cultural no Espírito Santo, em outros estados do Brasil e também no exterior.

Identificação do diretor:

Nome: Ricardo Puccetti


Biografia
É ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretor nascido em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Entrou para o Lume em 1988, ajudando a constituir o grupo enquanto núcleo de pesquisa ao lado de Luís Otávio Burnier e Carlos Simioni. Traduziu para o português, em parceria com Burnier e Simioni, os livros “Além das Ilhas Flutuantes” e “A Arte Secreta do Ator”, ambos de Eugenio Barba. É coordenador artístico do Lume, membro do Conselho Editorial da Revista do LUME e do Conselho Científico do grupo. Referência internacional na arte do palhaço, responde pela sistematização da pesquisa do Lume na utilização cômica do corpo, desenvolvendo uma metodologia própria de trabalho. Também faz orientação contínua de palhaços e ministra workshops dessa arte em diversas partes do Brasil e do Exterior. Junto de Simioni, foi responsável pela iniciação e supervisão do trabalho de mais de 120 palhaços, e orienta a pesquisa e o trabalho técnico dos demais integrantes do grupo. Entre 1988 e 1995, orientado por Burnier, desenvolveu pesquisas nas áreas da “Antropologia Teatral e Cultura Brasileira”, elaborando técnicas corpóreas e vocais de representação e técnicas de palhaço; e da “Dança Pessoal”, na busca de uma técnica corpórea e vocal pessoal de representação. Atualmente, desenvolve pesquisas nos campos da “Arte do Palhaço”; da “Teatralização de Espaços Não-Convencionais” (cujo foco principal é a pesquisa sobre as especificidades do ator na rua e em espaços abertos); do “Treinamento Técnico e Energético do Ator”; e da “Construção da Cena a partir da Dança do Ator”.
Como ator do Lume, trabalha nos espetáculos: “Cnossos” (desde 1995), dirigido por Luís Otávio Burnier; “Cravo, Lírio e Rosa” (desde 1996), com direção sua e de Carlos Simioni; “La Scarpetta (Spettacolo Artístico)”, desde 1997, dirigido pelo palhaço italiano Nani Colombaioni; “Parada de Rua” (desde 1998), sob direção de Kai Bredholt; “Shi-zen, 7 Cuias” (desde 2004), dirigido por Tadashi Endo; e “Kavka – agarrado num traço a lápis”, com direção de Naomi Silman. Também no Lume, participa como ator no espetáculo de butô “Sleep and Reincarnation from the Empty Land” (1991), dirigido por Natsu Nakajima (Japão); e nos espetáculos de palhaço “Valef Ormos.”, (entre 1992 e 1995) e “Mixórdia em Marcha-Ré Menor” (entre 1996 e 1997). Como diretor, assina: “Contadores de Estórias”, com atores do Lume (de 1995 a 1998); “Spirulina em Spathodea” (2008), com a palhaça Silvia Leblon; e “Sonho de Ícaro” (junto de Naomi Silman), 2010, comemorativo dos 25 anos do LUME Teatro, realizado em parceria com 75 artistas dos grupos teatrais de Barão Geraldo. Também vem atuando em curtas metragens e documentários como ator e palhaço.

Identificação do Lume Teatro: LUME Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP
Endereço: Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel, Distrito de Barão Geraldo, 13084-225 Campinas
Contatos:
Telefone: (19) 3289-9869 // (19) 3289-3135
E-mail: [email protected]
Site: www.lumeteatro.com.br
Histórico: O LUME Teatro (Prêmio Shell 2012) é um coletivo de pesquisa formado por sete atores-criadores e possui repertório diversificado que inclui teatro físico/visual, montagens em grupo, solos, clown, espetáculos de grandes dimensões ao ar livre e com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através do marcante e rigoroso método de treinamento desenvolvido pelos atores. O grupo estreou em 2012 “Os Bem-Intencionados”, o mais recente dos 14 espetáculos atualmente em repertório. O LUME conta com o apoio institucional da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, com a qual é vinculado desde sua fundação em 1985. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

PERFIL FOLGAZÕES

Vanessa Darmani
Mineira, iniciou no teatro em 1995 trabalhando em movimentos comunitários, igrejas e grupos amadores em toda a região do Vale do Aço em Minas Gerais. Ainda em terras mineiras formou-se, no ano de 2003, em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2004, já residindo no Espírito Santo, passou a lecionar na Escola de Teatro, Dança e Música (Fafi), função que exerce até hoje. É cofundadora da Folgazões Companhia de Artes Cênicas e, desde sua fundação no ano de 2007, além de atuar nos espetáculos da companhia é uma das responsáveis pela gestão, produção e manutenção deste espaço de criação, fomento e difusão de arte.

Wyller Villaças
Nascido em Belém do Pará no ano de 1978 é ator, diretor e arte-educador. Iniciou carreira no teatro em 1996, trabalhou com o grupo Campaneli, atuou em diversas montagens teatrais no Espírito Santo e participou de festivais de teatro em diversos estados do Brasil e no exterior. Em 1997 concluiu o curso de magistério e em 2006 licenciou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) . Como graduando desta universidade foi um dos fundadores do projeto de extensão Contos, Estórias e Mentiras – Cia. de Teatro. Como arte-educador lecionou teatro na Obra Social Nossa Senhora das Graças/Vitória, no Projeto Semearte da rede municipal de ensino de Cariacica e na Fundação Fé e Alegria do Brasil/ Cariacica, nesta instituição, foi também, coordenador do Ponto de Cultura Mascarados. Em 2006, tornou-se professor efetivo da disciplina de Artes na rede municipal de ensino de Serra. É cofundador da Folgazões – Companhia de Artes Cênicas e desde sua fundação é um dos responsáveis pela gestão, produção e manutenção deste espaço de criação, fomento e difusão de arte.

Duílio Kuster
Natural de Vitória (1981) é graduado e mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Paralelamente às pesquisas históricas, e sem nunca ter imaginado pisar num palco antes, aos vinte e poucos anos realizou uma oficina teatral, meio por acaso, e descobriu sua verdadeira vocação. É membro-fundador da Folgazões onde, além de ter atuado em todos os espetáculos, é também corresponsável pela elaboração de projetos e pela gestão financeira do grupo (talento herdado dos seus tempos de bancário…). É casado com Mila, um amor antigo dos tempos da faculdade que, para a felicidade geral folgazona, resolveu tomar juízo, graduar-se em Direito e hoje é a responsável pela assessoria jurídica da companhia.

Foca Magalhães
Ator, designer e produtor. Capixaba, morou durante 17 anos em Ouro Preto (MG) onde estudou Engenharia Civil e Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto). Nessa cultural e histórica cidade mineira teve seu estúdio de design gráfico por 10 anos e foi um dos fundadores do Grupo Resid(Ê)ncia. Retornando à Vitória, trabalhou na agência Fire como atendimento e planejamento por quase 3 anos. Também atua para as câmeras (longas, curtas, publicidade) onde pode exercitar outras nuances e técnicas de interpretação. Contribui para o grupo com sua experiência em comunicação e gestão empresarial. Quer atuar na pesquisa da interpretação e na formação de profissionais para o teatro. Participa das atividades da companhia desde 2010, mas só ingressou oficialmente em 2011. Atualmente divide sua rotina entre projetos de design e comunicação para clientes diversos e as atividades artísticas e de produção da Folgazões.


Ficha técnica
Criação: Cia Folgazões e Ricardo Pucceti
Direção e assessoria em palhaçaria: Ricardo Pucceti
Elenco: Duilio Kuster, Vanessa Darmani, Wyller Villaças
Direção de Produção: Vanessa Darmani e WB Produções
Produtores Executivos: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Assistente de produção: Lilian Egidio
Direção musical: Murilo Iglesias
Concepção e confecção de figurinos e adereços: Dudu Guimarães
Concepção, montagem e operação de luz: Jorgemar de Oliveira
Designer gráfico: Foca Magalhães
Fotos: Vitor Zorzal
Tratamento de Imagens: Fernando Soares
Assessoria de Imprensa: Tríade Comunicação e Adriana Jenner
Patrocínio: Edital de Residência em Teatro 2014, FUNCULTURA-SECULT/ES , Ministério da Cultura e 7 Ed Circuito Banescard de Teatro.
Realização: Cia Folgazões e WB Produções

Agradecimentos: As nossas crianças, que nos re-ensinam a brincar e nos fazem confrontar cotidianamente com o sentido mais profundo da humanidade. Aos nossos pais pela dádiva de nos fazer filhos, as nossas esposas e maridos por toparem essa jornada de vida. A toda equipe do LUME Teatro, à WB produções, aos amigos da Boyásha Trupe.


Serviço
7 Ed Circuito Banescard de Teatro
PAILHAÇOS

Com Duilio Kuster, Vanessa Darmani, Wyller Villaças
Direção: Ricardo Pucceti
22 , 23, 24 de maio
Sexta e Sabádo as 21 hs e Domingo as 19hs
Theatro Carlos Gomes
Praça Costa Pereira, 250, Centro, Vitória ES
Informações: (27)3029-2765/ (27)3132-8386
www.wbproducoes.comwww.companhiafolgazoes.com.br

Venda de ingressos na bilheteria do Teatro e no site ingresso.com

Valores: R$ 20,00 ( Inteira) e R$ 10,00 ( meia)

Clientes BANESCARD e Assinantes do Jornal A GAZETA tem 50% de desconto em cima do valor da inteira ( Até dois ingressos por cliente)

Classificação: Livre
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos


Tags:



Publicidade