Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Escritora Eunice Ramos: Da minha janela para o Mundo! - (Pedro Canário, ES)

Pedro Canário

ESCRITORA EUNICE RAMOS: “DA MINHA JANELA” PARA O MUNDO! - Interior - destaque

Interior - destaque ESCRITORA EUNICE RAMOS: “DA MINHA JANELA” PARA O MUNDO!

Teu nome és simplicidade, saudosismo, amor pela arte... Teu nome és Eunice Ramos

Pedro Canário (ES) – Dona de uma sensibilidade literária única, suave, brejeira, sertaneja e com forte saudosismo, ela lembra-nos a verdadeira essência da poetisa brasileira Cora Coralina. Juramos, isso não é um exagero! Como se não bastasse, essa jovem escritora é dona ainda de um abraço arrebatador, sorriso inebriante, olhos de menina e verdade poética de mulher. Os adjetivos seriam muitos para descrevê-la, mas simplesmente resolvemos chamá-la de... Eunice Ramos!

Foi em 2014 que descobrimos, por acaso, esse talento para a Literatura Canariense, em meio aos preparativos do Teste Nacional de Artesanato – outro talento extraordinário nascido das mãos habilidosas da nossa genial escritora. Eunice Ramos é autora de 230 poesias e 20 crônicas, obras que reuniu ao longo de sua carreira e outras que se perderam no tempo, mas a sua genialidade para as letras seria descoberta anos mais tarde.

Convidada de honra ao 1º Bate-Papo Literário – ocorrido em 25 de Julho de 2014, na Praça do Táxi (Pedro Canário) – a jovem escritora teria o seu primeiro contato com o mundo literário e com uma função muito especial: contadora de histórias. O convite foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação e Turismo (SECTUR), que decidiu inserir o nome da escritora nas chamadas publicitárias pelas ruas da cidade. Não deu outra: a repercussão foi impressionante e o caminho da literatura na cidade estava reconstruído.

Depois de o município lançar o pioneiro Ronan Dalmagro (2008 – Livro “A História de Pedro Canário”) e a caçula Siglia Matias (2014 – Livro “Saygli e a Chave dos Anjos Perdidos”), agora era a hora de conhecer o talento e a genialidade de Eunice Ramos (2015 – Livro “Da Minha Janela”) – obra que a escritora pretende lançar esse ano com o apoio de patrocinadores. O 1º Bate-Papo Literário contou ainda com a presença dos escritores capixabas Saulo Ribeiro (nascido em Pedro Canário e radicado em Vitória), Ana Cristina Santos (Pedro Canário), Wladimir Cazé (Vila Velha), Sara Vervloet (Vitória) e Marcos Ramos (Serra), além do ator Ismael Solrac (Grupo Teatral Anhanguera). Mas a noite prometia ser dela e das crianças. Eunice Ramos entreteu os pequenos, leu histórias imortais, concedeu entrevistas memoráveis e ganhou novo fôlego para reconstruir a sua história na literatura.

Em entrevista, a escritora resumiu a sua trajetória: “Eu sou aquela menina que passou a infância a observar o mundo e as pessoas acreditam no que eu falo com toda essa simplicidade. Desde que comecei a escrever aos quinze anos, eu aprendi a me olhar diferente e vejo as pessoas nas ruas como se fossem personagens. Essa é a minha forma de observar o mundo e é a forma que encontrei para trazer isso às pessoas através da escrita” – destacou, com brilho nos olhos, a escritora Eunice Ramos.

Recentemente, Eunice Ramos foi surpreendida nas redes sociais com a repercussão de algumas obras. “É tanta gente curtindo o que eu faço que eu comecei a ficar com medo”, brincou a escritora, que possui perfis oficiais no site Facebook. O público que a acompanha geralmente é composto por mulheres, adultos, mais culto e mais seleto. Mas a linguagem popular da escritora deve alcançar em breve vários fãs da literatura. É só uma questão de tempo. “As coisas que eu escrevo toca mais a mulher, mas a minha escrita é para todos”, lembrou Eunice Ramos, que prepara ainda projeto cultural para apresentar à Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).

ENSAIO FOTOGRÁFICO

Sob o comando da fotógrafa e empresária Marlúcia Salgado, a escritora Eunice Ramos participou de um badalado ensaio fotográfico, que pode ser acompanhado pelos fãs em sua página oficial nas redes sociais. As fotos foram clicadas em diversos pontos do Município de Pedro Canário e revelam um pouco da essência da escritora e a forma como ela enxerga a vida. Em 2015, o que podemos esperar é um ano repleto de grandes emoções. Viva a Literatura Capixaba. Viva Eunice Ramos!

Informações Adicionais:
FALE COM A ESCRITORA EUNICE RAMOS
Telefone: (27) 99522-2592


Redação: Arnaldo Cardoso


Tags:



Publicidade