Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Filme sobre a imigração holandesa lançado no Arquivo Público - (Vitória, ES)

Vitória

Filme sobre a imigração holandesa lançado no Arquivo Público - Lançamento

Lançamento Filme sobre a imigração holandesa lançado no Arquivo Público

Traz a história dos zelandeses emigrantes, principalmente agricultores

Nos anos de 1858 a 1862 mais de 700 zelandeses emigraram para o Brasil. Eles deixaram suas casas na Zelândia, província situada ao sul da Holanda, e assinaram um contrato pelo qual receberiam terras e trabalho. Porém, a realidade mostrou-se diferente e muitos deles, que tiveram o Espírito Santo por destino, se viram em meio a florestas densas e sem estrutura de apoio em seus lotes agrícolas. Parte dessa história está sendo contada no documentário “Febre Brasileira: uma emigração zelandesa esquecida”, realizado pelos holandeses Arjan Van Westen e Monique Schoutsen. O filme será lançado no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), em parceira com o Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro e o Consulado Honorário dos Países Baixos no Espírito Santo, na próxima quinta-feira (23), às 19h.

“Febre Brasileira: uma emigração zelandesa esquecida” traz a história dos zelandeses emigrantes, principalmente agricultores e artesãos desempregados, aliciados nas regiões rurais. Vindos de Schouwen-Douiveland, Beveland do Sul ou Zelândia-Flandres eles sofreram com a exploração, a discriminação e as doenças. No ano de 1976 um casal de missionários redescobriu os descendentes e na Zelândia, imediatamente, ocorreram iniciativas para conhecer e ajudar os parentes no país distante. Alguns ainda vivem no interior do Espírito Santo e falam o zelandês. No documentário eles contam suas memórias em meio a imagens históricas.

O filme começa com a partida das famílias, que tinham sobrenomes como Boone, Smoor, Laurent, Van der Maas e Heule e termina com as comunidades existentes no Estado, com destaque às cidades de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Rio Novo do Sul. A obra é baseada no livro “Os Capixabas Holandeses: uma história holandesa no Brasil”, escrito por Ton Roos e Margje Eshuis, que faz parte da Coleção Canaã, linha editorial do Arquivo Público voltada à história capixaba.

Lançamento

No lançamento o APEES receberá representantes do corpo consular da Holanda, os diretores e personagens do filme, grupos de dança de tradição holandesa, descendentes zelandeses e o público em geral que queira conhecer um pouco mais sobre a saga dos imigrantes. Para recepcionar os convidados o grupo “Choro em Cena”, composto pelos músicos Alexandre Araújo, Eduardo Martins, Higor Sartori e Régis Chuves, fará uma apresentação em homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado no dia 23 de abril, para celebrar o aniversário de Pixinguinha.

Serviço

Lançamento do filme documentário “Febre Brasileira: uma emigração zelandesa esquecida” e apresentação do grupo “Choro em Cena”
Dia: 23 de abril (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Rua Sete de Setembro, nº 414, Vitória.


Tags:



Publicidade