Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo faz entrega de máquinas e equipamentos agrícolas - (Mimoso do Sul, ES)

Mimoso do Sul

Governo faz entrega de máquinas e equipamentos agrícolas - Interior

Interior Governo faz entrega de máquinas e equipamentos agrícolas

O vice governador Cesar Colnago representou o governo

Para fortalecer a agricultura de base familiar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo foram entregues, na manhã desta sexta-feira (10), em cerimônia realizada no Estádio Estadual Kléber Andrade, em Cariacica, retroescavadeiras, tratores, caminhões, secadores, entre outros equipamentos agrícolas para 40 municípios e associações de produtores rurais capixabas.

Os equipamentos e máquinas foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com recursos direcionados por emendas parlamentares estaduais e federais e de operações de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As máquinas, veículos e equipamentos aumentam a produtividade da mão de obra no campo, melhoram a qualidade dos produtos agropecuários e possibilitam o acesso a novos mercados, na medida em que também trazem ganhos à competitividade dos produtores.

A solenidade que marcou a entrega coletiva foi realizada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e contou com a presença do vice-governador César Colnago, do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, além de prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores e lideranças municipais, além de representantes de associações de produtores rurais.


Ao todo, foram entregues 16 retroescavadeiras, oito tratores agrícolas, oito caminhões com carroceria de madeira, cinco caminhões basculantes toco, dois caminhões com baú isotérmico, dois caminhões pipa, cinco carretas agrícolas, quatro microtratores, cinco veículos pick-ups, além de secadores de café, cultivadores e beneficiadores. O investimento total é de aproximadamente R$ 5,4 milhões.

Desenvolvimento rural

O prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, esteve presente à solenidade para receber um caminhão pipa, que irá atender às comunidades rurais do município. Com o veículo, a prefeitura deixará de pagar aproximadamente R$ 10 mil por mês referente ao aluguel de um caminhão similar que antes era utilizado para fazer esse atendimento.
“A população de Marechal Floriano agradece o apoio do Governo do Estado. Além de proporcionar uma economia aos cofres do município, esse caminhão irá nos ajudar a fazer a manutenção de estradas vicinais, esplanadas e irá ser utilizado também para atender nossas comunidades rurais”, afirmou.

O presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Pedra Camelo, Jackson Pautz, comemorou o novo trator agrícola recebido pela entidade. A associação produz principalmente café e hortaliças e fornece alimentos para a merenda escolar. “Ficamos muito satisfeitos com a chegada desse trator, que vai nos ajudar muito em nossas atividades do dia a dia. Tenho certeza que vamos conseguir aumentar nossa produção e também a renda das famílias que fazem parte da associação”, ressaltou.

Para o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Alto São Francisco, Rogério de Oliveira, o caminhão recebido pela entidade vai ser fundamental para que os produtores da região possam alcançar novos mercados. A associação reúne 35 famílias e produz café, uva, banana da terra, hortaliças, leite e maracujá.
“Hoje, já chegamos com nossos produtos até Governador Valadares, em Minas Gerais. Com esse caminhão que estamos recebendo agora vamos ampliar ainda mais nossa comercialização e poderemos chegar a outros mercados também, sem depender dos atravessadores. Isso significa mais dinheiro para as famílias da associação”, comemorou.

A Associação de produtores rurais de Córrego Paraíso do município de Alto Rio Novo recebeu um caminhão, que irá beneficiar mais de 30 famílias que produzem café arábica e conilon. Segundo o sócio e fundador da associação, Djalma de Farias, o veículo vai facilitar o transporte e aumentar a renda do produtor. “Essa boas práticas de políticas públicas valorizam o homem do campo e motivam o produtor a diversificar sua produção”, afirmou.

O Grupo Seriema, de Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável de Laranja da Terra, recebeu um microtrator, uma carreta agrícola e um cultivador rotativo, que irão beneficiar mais de 50 produtores. “A expectativa é que esses equipamentos melhorem o desempenho da mão-de-obra, um dos pontos mais difíceis na agricultura orgânica, porque o esterco é mais pesado e possui maior volume em relação ao adubo químico”, afirmou Ernesto de Moraes Lusíada, representante da entidade.

Planejamento e ação

O vice-governador César Colnago destacou os seis princípios do planejamento estratégico do Governo do Estado, que são: Ajuste de contas; Governo em rede com a sociedade; Combate a corrupção; Mudança na relação com os recursos naturais e meio ambiente; Desenvolvimento econômico diversificado sustentável e inclusivo. “Estou muito feliz em participar da entrega dessas máquinas. Que sejam muito bem cuidadas, pois são patrimônio do povo. São milhões em investimentos", pontuou.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, ressaltou a importância de que a manutenção seja feita de maneira adequada nas máquinas, veículos e equipamentos entregues. Segundo o secretário, a manutenção correta garante que o tempo de vida útil dos equipamentos seja muito maior.

Octaciano Neto aproveitou a oportunidade e falou sobre os impactos da estiagem na agropecuária capixaba. “Temos dois terços de nosso território com déficit hídrico. Há um déficit de infraestrutura hídrica para a reservação de água. Temos limitações para armazenar a água no período das chuvas, por exemplo, e utilizar essa reserva nos períodos de estiagem. Por isso, o Governo do Estado está implementando uma política de segurança hídrica que prevê, entre outras ações, a construção de barragens e caixas secas, além da recuperação e da ampliação da cobertura florestal”, afirmou.

Os municípios beneficiados foram: Águia Branca; Alegre; Alto Rio Novo; Anchieta; Apiacá; Baixo Guandu; Barra de São Francisco, Brejetuba; Cariacica; Colatina; Conceição da Barra; Divino de São Lourenço; Dores do Rio Preto; Ecoporanga; Guaçuí; Guarapari; Ibatiba; Iconha; Itaguaçu; Itarana; Jaguaré; Laranja da Terra; Linhares; Mantenópolis; Marataízes; Marechal Floriano; Marilândia; Mimoso do Sul; Montanha; Muniz Freire; Muqui; Nova Venécia; Pancas; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; São Domingos do Norte; São Mateus; São Roque do Canaã; Serra; e Viana.

Daniel Simões Assessoria de Comunicação da Seag


Tags:



Publicidade