Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Áreas vulneráveis da Região Sul vão receber ações - (Itapemirim, ES)

Itapemirim

Áreas vulneráveis da Região Sul vão receber ações de prevenção - Ações de prevenção

Ações de prevenção Áreas vulneráveis da Região Sul vão receber ações de prevenção

Regiões com maior vulnerabilidade nos municípios do Sul do Estado, a exemplo de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Anchieta, receberão atenção especial do Governo do Espírito Santo e das prefeituras locais em projetos e ações de prevenção social. O objetivo é alcançar o público jovem, que está fora da escola, não trabalha e vive em áreas vulneráveis, de alto índice de criminalidade. Esse será o público principal a ser atendido pelo Ocupação Social. Durante a reunião, o governador Paulo Hartung pediu um minuto de silêncio em homenagem ao policial militar vítima de latrocínio na semana passada.

“Algumas cidades da Região Sul, em especial Cachoeiro, Marataízes e Anchieta, precisam de mais atenção. Vamos focar nessas áreas que hoje estão mais vulneráveis, em especial no público jovem, fora da escola, sem trabalho e, consequentemente, principal vítima da violência. Eles precisam ser priorizados pelo Estado, pelas prefeituras e por todos os atores da sociedade civil que quiserem contribuir para mudar essa situação”, salientou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, durante sua apresentação na Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública, realizada na tarde desta quinta-feira (19), em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante sua apresentação, o secretário Martinelli destacou a importância de integração dos poderes públicos com a sociedade civil para atuarem em parceria em áreas que merecem maior atenção.

No encontro, o governador do Estado, Paulo Hartung, ressaltou que fez questão de ouvir a sociedade civil organizada e membros do poder público. "Existem diversos tipos de ações e atitudes que não dependem do Governo e podem ser realizadas pela sociedade. Por exemplo, precisamos resgatar os valores e responsabilidades familiares na caminhada civilizatória pela busca da cultura da paz. Esse movimento do Governo é para resgatar gestos de cidadania da sociedade. Viemos apresentar o que pretendemos fazer em conjunto e sem vocês não funcionará em sua plenitude", argumentou Hartung.

Além do governador Paulo Hartung e de seu vice, César Colnago, estiveram presentes o senador Ricardo Ferraço, os prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione; de Marataízes, Robertino Batista da Silva; e de Anchieta, Marcos Assad; os deputados estaduais Rodrigo Coelho e Marcos Mansur; os secretários de Segurança Pública, André Garcia; de Justiça, Eugênio Coutinho; de Estado de Ciência, Inovação, Tecnologia e Trabalho, Guerino Zanon; de Cultura, João Gualberto; de Comunicação, Andréia Lopes; de Assistência Social e Direitos Humanos, Suely Vidigal; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo DIsep; o bispo da Região Sul do Estado, Dom Dario; além de delegados da polícia civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar, representantes do Ministério Público e das polícias Federal e Rodoviária Federal.

Redução

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, falou sobre os indicadores criminais na região do Sul, com destaque para os registros de homicídios. “Os municípios do Sul do Espírito Santo tem apresentado redução de 20% neste tipo de ocorrência, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado é parte dos esforços conjuntos das polícias Civil e Militar e da parceria com as prefeituras municipais e entidades civis organizadas”.

Durante a Reunião de Avaliação de Indicadores de Segurança em Cachoeiro de Itapemirim, na tarde desta quinta-feira (19), o vice-governador César Colnago falou sobre o Programa Ocupação Social, do qual será um dos coordenadores. Ele destacou quatro eixos importantes sobre o programa: a integração entre as secretarias e autarquias do Governo, a articulação com as prefeituras, para garantir a efetividade dos serviços essenciais, a interlocução com instituições públicas e privadas e o que considera mais essencial: o diálogo permanente com a sociedade.

“O mais importante é ouvir as comunidades, com ênfase no empoderamento das lideranças comunitárias. Esse é o foco principal do Programa. Todas as soluções e ações serão debatidas e encaminhadas pela sociedade”, ressaltou o vice-governador.

A chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, destacou a preocupação em atender aos cidadãos residentes na região Sul do Espírito Santo. "Nós estamos intensificando as ações, trazendo serviços para cuidar das pessoas que aqui estão. Também estamos implementando mais iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher, um dos nossos problemas mais imediatos", afirmou ela.

Convidado pelo governador Paulo Hartung para se manifestar, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Souza do Nascimento, cumprimentou os presentes e reafirmou o compromisso da PM na ação integrada para garantir a segurança dos capixabas. "Nós somos parte integrante deste programa Ocupação Social e disponibilizamos todos os nossos recursos para combater os crimes que ainda acontecem na região Sul do Espírito Santo", disse o coronel.

Para o bispo Dom Dario, a participação social é fundamental para o sucesso das ações de prevenção. "Como represento da Igreja, preciso dizer que estaremos juntos nesse trabalho. Temos que formar forças na prevenção. E tenho que certeza que nós, da Igreja Católica, assim como os irmãos evangélicos, vamos atuar a favor dessa juventude. Precisamos atuar a favor da paz. Esta, por sinal, é a campanha da CNBB em 2015. Estamos no ano da paz", frisou o bispo.

A Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública aconteceu no auditório do Sest/Senat de Cachoeiro de Itapemirim, entre 14 e 17 horas. Mais de 140 pessoas participaram da atividade, incluindo lideranças da sociedade civil local. Antes de encerrar a reunião, o governador ouviu a todos os comandantes e delegados dos municípios da Região Sul. Em seguida, pediu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao policial militar, soldado Eduardo Silva Jorge, morto em um latrocínio, na semana passada, em Anchieta, Sul do Estado.


Tags:



Publicidade