Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Roteiro revela riquezas do norte do Espírito Santo - (Nova Venécia, ES)

Nova Venécia

A ideia é promover o turismo rural nas regiões de São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré e Vila Pavão - 50 empreendimentos

50 empreendimentos A ideia é promover o turismo rural nas regiões de São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré e Vila Pavão

O Espírito Santo tem um novo roteiro a ser aproveitado: o Encantos do Cricaré, que reúne belezas naturais, cultura local e o agroturismo em quatro municípios do norte capixaba: São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré e Vila Pavão.

O roteiro envolve mais de 50 empreendimentos e foi desenvolvido pelo Senar-Es em parceria com a Faes, Sindicatos dos Produtores Rurais, Prefeituras Municipais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Nova Venécia, Sebrae-ES, Setur/ES, Incaper, Idaf, Paróquia São Marcos, Bandes e Banco do Nordeste.

O programa tem como principal objetivo estabelecer estratégias para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo rural de forma sustentável, a fim de promover melhorias no agronegócio, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida das pessoas do meio rural.

Segundo o coordenador do projeto, o produtor rural Sebastião Carias, conhecido como Macarrão, o roteiro também visa revelar as riquezas da região norte do Estado.

"Nem mesmo as próprias agências de turismo da região conheciam a imensidão de belezas que existem nesses lugares, aqui encontramos um lugar mais bonito que o outro, é muito bom para aproveitar de todas as formas e com muita diversão", afirma Macarrão.

Ainda segundo ele, a meta é desvendar o norte do ES, mas principalmente valorizar os produtores rurais que vivem na região. "Temos que valorizar os produtores, trazer esperança de dias melhores e reconhecer mais o trabalho deles. Eles merecem", disse.

Macarrão destaca que a presença do Senar é de grande representatividade na realização do projeto. "Nós localizamos, cadastramos, estamos capacitando e organizando as agroindústrias da região, esta união é uma parceria fabulosa na formação do nosso grupo", conclui.

Satisfação

Participando do projeto desde o inicio, o produtor e presidente da Associação de Agroindústrias e Agroturismo de Nova Venécia (Agronova), Otamir Carlone, observa muitos avanços. “Temos um potencial turístico na região que estava adormecido, mas começa a aflorar, atraindo mais pessoas e gerando empregos e renda”.

De acordo com Carlone, a partir de agora o objetivo é focar na divulgação do projeto para tornar os municípios mais visitados. “Agora que as pessoas estão qualificadas, vamos investir na divulgação, pois agora temos estrutura e condições de receber bem os visitantes”, adianta.

Quem também comemora os resultados do projeto é o proprietário do Sítio Renascer, situado em Jaguaré, Ailton Chagas. “Tenho o sítio há 16 anos e desde que comecei a participar do projeto e das qualificações do Senar, melhoramos nosso atendimento e mais pessoas tem nos visitado”, destaca. O Sítio Renascer tem como atrativos, a pimenta, o café, peixes, galinhas, gansos e atende colégios, pesquisadores e moradores da região.


Tags:



Publicidade