Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Atração de espécie rara de tartaruga em Vitória - (São Mateus, ES)

São Mateus

Espécie rara de tartaruga em Vitória é atração no Projeto Tamar no Carnaval - Faça uma visita

Faça uma visita Espécie rara de tartaruga em Vitória é atração no Projeto Tamar no Carnaval

Uma tartaruga de pente com 80 kg e 94,2 cm é uma espécie rara no mundo e, pela primeira vez exposta na cidade, integrará o conjunto de animais do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Quem quiser pode aproveitar o feriado de Carnaval para conhecer o réptil.

A tartaruga (macho) nasceu em Mucuri, em Bahia, em 1997. Em seguida, foi trazida para os tanques na base do Projeto Tamar em Guriri, São Mateus.

"Este mês trouxemos o animal para Vitória para que as pessoas pudessem conhecer essa espécie, que é muito rara. Nunca tivemos uma tartaruga de pente na cidade, nem um macho, visto que eles não precisam sair do mar, ou seja, são mais difíceis de serem vistos pela população. É mais comum encontrar as fêmeas quando elas vêm às praias para botar seus ovos", afirmou a bióloga responsável pelo Centro de Visitação do Projeto Tamar de Vitória, Jordana Borini Freire.

Os visitantes, além de conhecer essa espécie, poderão aprender, por exemplo, como diferenciar as tartarugas machos das fêmeas. O reconhecimento acontece pelo tamanho da cauda e pelas unhas situadas nas nadadeiras anteriores.

Aquários

O Projeto Tamar possui dois aquários para a observação de tartarugas marinhas e palestras sobre sua vida, reprodução e preservação. Os tanques têm 2 e 30 mil litros e abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea).

O Centro de Visitação preparou uma programação especial para o Carnaval. O local funciona das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). O telefone é 3225-3787.

Sábado (14)
14h- Soltura de tartaruga marinha reabilitada

Domingo (15)
14h- Bloquinho da tartaruga com os personagens Taminho e Dermon. As crianças podem trazer suas fantasias.

Segunda (16)
14h - Cine Tamar – “O Espanta Tubarões”

Terça (17)
14h - Bloquinho da Tartaruga com os personagens Taminho e Dermon. As crianças podem trazer suas fantasias.

Quarta (18)
14h - Cine Tamar – “Bob Esponja”

Espécie

A tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) é uma das espécies de tartaruga marinha mais raras do mundo, classificada como “Criticamente em perigo”. A principal ameaça foi a coleta de ovos, abate das fêmeas para consumo da carne e a comercialização do casco para fabricação de joias e ornamentos.

Atualmente, a grande ameaça à tartaruga de pente são as capturas incidentais, principalmente por redes costeiras. As áreas principais onde acontece a reprodução dessa espécie são o litoral norte da Bahia e o litoral sul do Rio Grande do Norte.

Alimentando-se de esponjas do mar, anêmonas, lulas e camarões, possui cabeça e bico estreitos, permitindo buscar alimento nas fendas dos recifes de corais.


Tags:



Publicidade