Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Defensoria Pública do ES eleva em mais de 164% beneficiados - (Iconha, ES)

Iconha

Defensoria Pública do ES eleva em mais de 164% o número de beneficiados no Estado - A disposição

A disposição Defensoria Pública do ES eleva em mais de 164% o número de beneficiados no Estado

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo elevou o número de cidadãos beneficiados no Estado em mais de 164% nos últimos anos. A Instituição passou de 142.127 pessoas beneficiadas em 2010, para 449.757 em 2014. O dado mostra o resultado dos investimentos feitos nos últimos anos para criar uma rede integrada de atendimento.

O aumento no quantitativo de cidadãos beneficiados se deve também à organização administrativa, que possibilitou o crescimento planejado e a criação de novos serviços, como o Disque Defensoria 129. O canal facilitou o acesso à Instituição e o cidadão pode receber orientações jurídicas por telefone.

Confira outras realizações importantes da Defensoria Pública:

Ampliação

Nos últimos anos a Defensoria Pública inaugurou 16 novos núcleos nos seguintes municípios: Colatina; São Mateus; Vila Velha, no Centro e no Terminal de Itaparica; Barra de São Francisco; Iconha; São Gabriel da Palha; Venda Nova do Imigrante; Vitória, o Núcleo dos Tribunais; Linhares; Nova Venécia; Alfredo Chaves; Afonso Cláudio; Alfredo Chaves; Cariacica; Jaguaré e Viana. Com isso, a Defensoria Pública aumentou o número de comarcas atendidas, passando de 29 para 63. O Espírito Santo conta com um total de 69 comarcas.

Menos espera

Outro serviço importante é o Atendimento Inicial, que reduziu o tempo de espera para o cidadão. Criado em 2013, o serviço tem capacidade para atender aproximadamente 10 mil pessoas por mês. Os municípios que contam com o Atendimento Inicial são: Vitória; Vila Velha; Serra; Cariacica; Linhares; Guarapari; Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

Núcleos Temáticos

Foram criados núcleos temáticos para prestar atendimento especializado em áreas sensíveis e importantes para a sociedade. São eles: Presos Provisórios; Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Atendimento Integral à Saúde; Direito do Consumidor; Direitos Humanos; Tribunais Superiores; Infância e Juventude; Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo; Juizados Especiais Cíveis e Educação em Direitos. Os núcleos possuem atribuições específicas e defensores públicos designados para atender às demandas.

Quero Meu Pai

Criado em 2012, o “Quero Meu Pai” já beneficiou mais de 3.400 pessoas em todo Espírito Santo. O objetivo é humanizar os processos de reconhecimento de paternidade e maternidade, promovendo a conciliação entre as partes, para que seja encontrada uma solução rápida e eficaz.

Itinerante

Mais de 33 mil pessoas já foram beneficiadas pela Defensoria Itinerante. Com um ônibus equipado, defensores públicos circulam os bairros da Grande Vitória durante a semana e nos finais de semana seguem para o interior, para levar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos que não têm condições de ir até a Defensoria Pública.


Tags:



Publicidade