Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Histórias sobre cidades participantes começam a virar filmes - (Colatina, ES)

Colatina

Projeto Curta Vitória a Minas: histórias sobre cidades participantes começam a virar filmes - Entenda

Entenda Projeto Curta Vitória a Minas: histórias sobre cidades participantes começam a virar filmes

Projeto Curta Vitória a Minas: histórias sobre cidades participantes começam a virar filmes. O projeto Curta Vitória a Minas, iniciativa da Vale e da Fundação Vale, em parceria com o Instituto Marlin Azul e o Lab.Muy, voltada a valorizar a cultura de 15 municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, entra em nova etapa neste mês. Depois de participarem de oficinas de capacitação em audiovisual no final do ano passado, onde aprenderam sobre edição de imagens, fotografia, roteiro, produção, edição de arte - e a trabalhar com os equipamentos como microfone, câmera, entre outros -, os autores das melhores histórias de cada uma das cidades participantes passam à produção e a gravação dos vídeos.

Nesta nova fase, os alunos poderão colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante as oficinas nas etapas de pré-produção e de gravação dos vídeos propriamente dita. A primeira deverá ser finalizada neste mês e, a segunda, se estenderá até abril deste ano. Moradores das cidades contempladas pelo Curta Vitória a Minas serão convidados a participar das filmagens como figurantes ou atores pelos próprios autores das histórias.

Dando sequência ao projeto, o material captado durante as filmagens passará pela fase de edição. Dessa etapa resultarão os vídeos finais, cujos lançamentos estão previstos para ocorrer a partir de junho deste ano, tanto nas cidades participantes, quanto no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, de acordo com calendário a ser divulgado na ocasião.

Moradora de Baixo Guandu, no Espírito Santo, a professora e pedagoga Vanda Berger considerou bastante valiosa a experiência adquirida durante o projeto e voltou para a sua cidade com uma nova visão sobre como se faz cinema. "O curso foi fantástico. A partir da orientação dos professores, a história foi ganhando coerência, sequências nas ações dos personagens, e o roteiro foi surgindo. Envolver a minha cidade no filme será maravilhoso. Conhecer esse mundo diferente será motivador para toda comunidade, vai despertar a curiosidade porque irá mostrar o que acontece por traz da tela", declara.

Lançado no ano passado, o projeto Curta Vitória a Minas tem como proposta transformar, em vídeo, histórias reais ou fictícias sobre fatos curiosos e personagens marcantes das suas respectivas cidades e, assim, contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário dessas localidades a partir do registro de sua memória, dos seus costumes, hábitos, lendas e peculiaridades.


Em sua primeira edição, a iniciativa está contemplando moradores dos municípios de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais. Puderam participar da iniciativa quaisquer pessoas com idades acima de 18 anos que residissem em uma das cidades contempladas pela iniciativa e que tivessem uma boa história para contar, além de ter interesse pela área de audiovisual.

Mais informações sobre o Projeto Curta Vitória a Minas podem ser obtidas no site www.curtavitoriaaminas.com.br. Também pela página é possível acompanhar o dia a dia das filmagens e conhecer um pouco mais sobre os autores das historias, bem como o que estão preparando para o público da respectiva região.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.



Tags:



Publicidade