Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Juízes fazem visita técnica a hospitais da Grande Vitória - (Vila Velha, ES)

Vila Velha

Juízes fazem visita técnica a hospitais da Grande Vitória - Poder Judiciário

Poder Judiciário Juízes fazem visita técnica a hospitais da Grande Vitória

Na última sexta feira (23), 39 novos juízes do Poder Judiciário Capixaba participaram de visitas técnicas a dois hospitais da Grande Vitória. Esta é mais uma etapa do Curso de Formação de Magistrados e a ideia é que eles conheçam o funcionamento do sistema estadual de saúde.

A primeira visita aconteceu no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, em Chácara Parreiral, na Serra. Quem deu as boas vindas aos magistrados foi o novo secretário Estadual da Saúde, Ricardo de Oliveira, que apresentou um panorama sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS, do qual 70% da população é dependente.

O novo secretário destacou a importância do diálogo entre os Poderes Executivo e Judiciário: “Ambos temos responsabilidade no atendimento. O Poder Judiciário tem interferido cada vez mais nesse processo, procurando defender os direitos da cidadania, que são os mesmos objetivos do Poder Executivo. Então, acho que temos um trabalho em comum a ser feito e que vai resultar na melhoria do atendimento à saúde da população”.

O secretário interino, Anselmo Tosi, também participou da visita e lembrou que o SUS, criado pela Constituição Federal de 88, só tem êxito se houver articulação entre diversas esferas públicas e, por isso, parcerias como a do judiciário, são fundamentais. A médica e assessora técnica da Subsecretaria de Organização e Regulação da Saúde, Elaine Cristina Campo Dall Orto, explicou aos magistrados como funciona a Central de Regulação de Leitos e como é o fluxo de pacientes entre as instituições.

Em seguida, os juízes visitaram as dependências do hospital e conheceram, de perto, o sistema de triagem e de classificação de risco, guiados pelo médico Márcio Lameri: “Nós demonstramos como é a entrada dos pacientes ao serviço de saúde, que pode ser de forma espontânea, por ambulância e ainda por transporte aéreo. Mostramos que o hospital é padronizado por um protocolo de atendimento, em que as cores dizem quanto tempo o paciente pode aguardar para ser atendido, de acordo com os sintomas. É importante que os juízes entendam que o sistema de saúde trabalha em prol da população”.

Para o juiz Frederico Ivens de Carvalho, a visita técnica aos hospitais é relevante porque traz aspectos práticos: “Não raro proferimos decisões em plantão que versam sobre internação ou medicamentos e precisamos desses conhecimentos práticos para que a decisão seja cumprida com mais celeridade”.

Para a juíza Thaíta Trevizan, conhecer a funcionalidade do sistema de saúde propicia mais segurança para as decisões judiciais: “Cada vez mais, nos deparamos com demandas de urgência dessa área. É extremamente importante conhecer a realidade e ter acesso aos profissionais de saúde”.

Para a diretora do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Katiana Erler, a visita dos juízes representa uma parceria que há séculos a saúde vem tentando fazer: “É uma iniciativa em que a Secretaria de Saúde e o prestador de serviço se aproximam do Poder Judiciário, no intuito de promover em larga escala a melhoria do atendimento”.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, hoje a Justiça capixaba recebe, em média, 390 demandas da área da saúde por mês. A juíza coordenadora estadual do Comitê do Fórum Nacional de Judicialização da Saúde, Marianne Júdice, acredita que o Judiciário e o Executivo querem o bem estar da População: “É importante que o juiz conheça toda a estrutura. Por exemplo, se alguém bater à porta da Justiça precisando de um leito, agora os juízes entendem como é o fluxo, a urgência e quais são as especialidades de cada hospital”.

Logo após a visita no Hospital Dr. Jayme Santos Neves os juízes visitaram o Hospital e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o IMABA, em Santa Inês, Vila Velha.


Tags:



Publicidade