Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Projeto de leite muda a vida de produtores capixabas - (Pinheiros, ES)

Pinheiros

Produtores capixabas mudam de vida com o Projeto de Leite do Sebrae ES - Sebrae ES

Sebrae ES Produtores capixabas mudam de vida com o Projeto de Leite do Sebrae ES

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), por meio do Projeto de Pecuária de Leite, auxilia produtores rurais que buscam melhorar sua produção de leite. O projeto, desenvolvido junto às cooperativas e laticínios particulares capixabas, prevê ações de cunho tecnológico e gerencial que resultam na melhoria da rentabilidade e produtividade, ou seja, melhoria da eficiência na gestão da propriedade rural e promoção do acesso à inovação e tecnologia, utilizando a metodologia Sebraetec.

Implantado em 2011, o programa atende do Norte ao Sul capixaba e traz um novo foco para este ano de 2015. De acordo com o analista da Unidade de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae ES e gestor do programa, Thiago Martins Costa, a palavra de ordem para os trabalhos do Sebrae ES é retorno, pois a ideia será “colocar dinheiro no bolso do produtor”.

Para isso, Thiago explica que será necessário alcançar um objetivo: produzir mais leite, com mais qualidade, utilizando uma área menor e tendo menos custos. Com o novo contrato assinado no final de dezembro de 2014, durante os próximos 60 meses a ideia será trabalhar com o produtor, permitindo que ele possa evoluir na cadeia de produção. Sendo assim, mudar sua categoria, passando de agricultura familiar para semiextensiva, e de semiextensiva para intensiva, garantindo a rentabilidade do produtor.

Em 2015, o Projeto de Pecuária de Leite deixa de ser regional e passa a ser estadual. Em parceria com a cooperativa Veneza, os produtores da região Noroeste, puderam comemorar os ótimos resultados de 2014. Cerca de 270 produtores conseguiram superar momentos de dificuldades, mantendo a linearidade da produção nos períodos de seca, sem fazer com que o produto perdesse em qualidade.

Um dos produtores rurais que obteve melhoras em sua propriedade no ano de 2014 é o Silvano dos Santos, morador de Pinheiros. Antes de participar, o empreendedor tinha seis vacas e uma produção média de 30 litros por dia. Com sua participação na cooperativa já ampliou e evolui, chegando a possuir atualmente 40 vacas, que produzem 500 litros por dia. A produção passou de cinco litros por vaca para cerca de 12,5 litros.

Ainda segundo o analista do Sebrae ES, Thiago Costa, a cooperativa Veneza é extremamente atuante no que diz respeito ao projeto. “A cooperativa tem total preocupação com o sucesso do seu cooperado e, se assim permanecer, será uma peça fundamental para que as metas de 2015 sejam concluídas dentro dos prazos”.

A pecuária de leite desenvolve papel fundamental para a geração de emprego e renda familiar. O pequeno produtor deve ter uma produção mínima de leite/dia superior ao seu ponto de equilíbrio. Para tanto, o acompanhamento sistêmico das consultorias tecnológicas do Sebrae, é crucial para a sobrevivência desses negócios.

Segundo o gestor do programa, que atuar em um projeto como este é um desafio muito grande e ao mesmo tempo motivador. “É um segmento da economia capixaba muito importante, e o que a gente espera é fazer com que a metas estipuladas pelo Sebrae ES sejam conquistadas, que a família do produtor veja sua propriedade como renda, e que realmente tenha essa renda. O Sebrae vai trabalhar com a gestão de uma atividade econômica. Essa é a nossa função”, declara Martins.

Sebraetec

O Sebraetec é um instrumento que tem como objetivo promover o acesso aos serviços tecnológicos aos pequenos negócios, fortalecendo a sua competitividade no mercado. Também oferece apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação, de gestão tecnológica e de indicação geográfica.


Tags:



Publicidade