Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cidadania e democracia chega aos presídios capixaba - (Colatina, ES)

Colatina

Cidadania e democracia chega aos presídios capixaba - Colatina

Colatina Cidadania e democracia chega aos presídios capixaba

Presos vão votar e ver programa eleitoral no Espírito Santo

Um convênio firmado nesta segunda-feira (22) entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e o Governo do Estado vai permitir que quase quatro mil presos, não condenados, votem nas eleições deste ano.

A Secretaria de Justiça já estuda uma maneira dos presos terem acesso à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para que possam conhecer candidatos e propostas. As urnas eletrônicas serão instaladas nos 11 Centros de Detenção Provisória administrados pela Sejus e pela Secretaria de Segurança Pública.

A lei não permite que presos condenados tenham direito ao voto. Todavia, ainda há no Estado detentos não condenados abrigados em presídios. Para essas pessoas, o Secretário de Justiça Ângelo Roncalli disse que a Secretaria estuda uma maneira de instalar as urnas onde estão estes presos. Mas por enquanto apenas os presos recolhidos nos CDPs vão poder votar.

"Com essa estrutura nova dos CDPs, que permite a montagem de uma logística para votação, nós vamos realizar esse trabalho. É um exercício de cidadania para inclusão do preso nas políticas públicas. Nada melhor do que a permissão do preso ao voto, para ele poder se sentir bem representado. Nós vamos buscar uma forma para que eles possam assistir a programação eleitoral gratuita na televisão", afirmou Roncalli.

Ao todo são onze Centros de Detenção Provisória sendo que, nove são administrados pela Sejus que abrigam 2,8 mil presos. Os outros dois, o CDP da Serra e o de Guarapari, são de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública. Nestes dois locais há atualmente 1080 detentos. O presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, afirmou que o diretor do Tribunal já visitou os CDPs que, segundo ele, tem condições de abrigar sessões eleitorais.

"Esse convênio foi assinado em obediência as recomendações e instruções do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral. O diretor do TRE já percorreu os Centros de Detenção Provisória para ver onde e como poderão ser instaladas as sessões eleitorais de uma forma tranquila e eficiente possível. Na nossa avaliação esse trabalho é possível e tudo dará certo", afirmou o desembargador.

Os Centros de Detenção Provisória estão localizados em Viana (um CDP feminino e outro masculino), Cariacica, Aracruz, Marataízes, São Domingos do Norte, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Imagem: Divulgação
Revisão: Ivan de Freitas - [email protected]


Tags:



Publicidade