Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ferraço lidera com diferença de 5% contra Casagrande - (Anchieta, ES)

Anchieta

Ferraço lidera com diferença de 5% contra Casagrande - Anchieta

Anchieta Ferraço lidera com diferença de 5% contra Casagrande


De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Futura, o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) lidera a corrida eleitoral rumo ao Palácio Anchieta.

Na intenção estimulada de votos, quando se apresenta ao entrevistado uma lista com os candidatos, Ferraço tem 33,4% das menções. Em segundo lugar, com 28%, aparece o senador Renato Casagrande, que pode lançar candidatura pelo PSB. Segundo a Futura, os números permitem concluir que Ferraço lidera a simulação, mas, como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença de 5,4 pontos percentuais que hoje separa os dois pré-candidatos está no limite da margem de erro.

Pré-candidato pelo PSDB, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas ocupa a terceira posição, com 14,5% das intenções. Já a ex-deputada estadual Brice Bragato, que será candidata pelo PSOL, tem hoje a preferência de 1,4% dos eleitores capixabas.

No segundo cenário, sem a participação de Casagrande, Ferraço amplia o seu próprio percentual e a vantagem para o segundo colocado. Ele obtém 49,4%, contra 20,4% de Luiz Paulo e 2,2% de Brice Bragato.

ESPONTÂNEA
Na intenção espontânea - quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado -, Ferraço também é o primeiro, com 10,4%. O segundo mais citado é o governador Paulo Hartung (PMDB). Mesmo não podendo concorrer a um terceiro mandato, ele tem 9,8% das menções. Casagrande tem 4,5%, e Luiz Paulo registra 1,4%.

Casagrande é o candidato que sofre a menor rejeição do eleitorado capixaba: 8,8% não votariam no senador. Ferraço não receberia o voto de 9,9% dos eleitores. Luiz Paulo apresenta 16,1% de rejeição. Nesse quesito, Brice é quem tem o pior indicador, com 40,6%.

Instituto fez 800 entrevistas no Estado
A pesquisa do Instituto Futura foi realizada para o jornal A GAZETA. A amostra é do tipo não probabilística e contemplou 800 entrevistas, realizadas de 8 a 10 de março, face a face com o eleitor, respeitando os critérios de aleatoriedade e as proporções de sexo, idade e região de moradia, e tendo como unidade respondente o morador e eleitor do Espírito Santo. Com confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa é de responsabilidade do economista José Luiz Orrico, do cientista político João Gualberto Vasconcellos e da estatística Fabíola Miranda von Rondow. O levantamento está registrado no TRE-ES sob o número 2.939.

Vice-governador sai na frente no segundo turno
As simulações sobre um eventual segundo turno para governador do Espírito Santo indicam vantagem para o vice-governador Ricardo Ferraço. Se o confronto final fosse entre ele e o senador Renato Casagrande, Ferraço teria 45,8% dos votos, enquanto Casagrande ficaria com 32,2%. O percentual de votos brancos e nulos seria igual a 11,5%. Outros 10,5% se disseram indecisos diante desse cenário.

Se o segundo turno fosse entre Ferraço e o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, Ferraço contaria com uma vantagem mais larga: 54,5% das intenções de voto, contra 24,2% para o tucano (diferença de 30,3 pontos percentuais). Nessa disputa, o índice de brancos e nulos representa 11,2%, enquanto o de indecisos corresponde a 10%.

Em uma terceira projeção, essa entre Casagrande e Luiz Paulo, o deputado tucano também perderia por margem superior a 25 pontos percentuais. Casagrande é apontado por 50,2% dos eleitores, contra os 23,4% de Luiz Paulo. Brancos e nulos equivalem a 13,8%, e 12,6% ficam indecisos.

Cruzamentos
No possível embate entre Ferraço e Casagrande, o primeiro venceria em todos os segmentos por renda, idade e grau de instrução. Ferraço tem os melhores índices entre eleitores das classes A/B e com ensino médio, e os piores entre os eleitores das classes D/E e com ensino fundamental.

Casagrande encontra os melhores índices entre os que pertencem às classes A/B e os que têm ensino médio, e os piores resultados na classe C. Ferraço tem mais intenções de voto na faixa dos 16 aos 19 anos. Já o senador é mais citado na faixa dos 20 aos 29 anos.

Melhor desempenho onde há maior renda
A análise da amostra da Futura por grupos sociais específicos demonstra que, quanto maior a renda do eleitor, maior o índice de intenções de voto obtido por Ferraço. O índice dele também cresce à medida que aumenta o grau de instrução do eleitor. Por faixa etária, a maior densidade de Ferraço se dá entre os eleitores que têm de 30 a 39 anos. Nessa faixa etária, ele obtém 40,6%. Na divisão por classes, a menor diferença de Ferraço para Casagrande se dá nas classes D/E (3,3 pontos percentuais).

Casagrande tem melhor desempenho na faixa etária de 20 a 29 anos, com 34,1% das intenções (contra 29,3% de Ferraço). Esse é o único segmento em que Casagrande bate o vice-governador. Assim como se observa em relação a Ferraço, o resultado do senador tende a crescer na proporção da escolaridade: ele tem 26,3% da preferência na faixa com ensino fundamental, número que sobe para 30% na faixa com ensino superior. Quanto ao poder aquisitivo, a melhor marca do socialista é nas classes A/B, onde ele marca 31,6%.

As melhores marcas de Luiz Paulo estão na casa dos 20 aos 29 anos (17,8%) e na classe C (15,4%). Ele tem 16,5% das menções dos eleitores com ensino médio, mas 10% dos que têm formação acadêmica.

Imagem: Divulgação
Revisão: Ivan de Freitas – [email protected]


Tags:



Publicidade