Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cesan adota medidas para garantir o abastecimento no verão - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Cesan adota medidas para garantir o abastecimento no verão 2015 - verão 2015

verão 2015 Cesan adota medidas para garantir o abastecimento no verão 2015

O verão começou no último domingo (21) e para garantir a normalidade do abastecimento durante a estação mais quente do ano nos 52 municípios onde atua, sobretudo nos balneários mais frequentados do Estado, a Cesan tomou uma série de medidas.

Por exemplo, está preparada para operar as estações de tratamento de água da Grande Vitória e interior por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba.

Na Grande Vitória a empresa prevê um aumento de 20% na vazão de água tratada durante a temporada de verão. No 2º semestre de 2014, foram feitas manutenções preventivas nos sistemas de produção e distribuição de água dos rios Jucu e Santa Maria.

Além disso, a Cesan possui condições operacionais para efetuar manobras, que consistem em distribuir a água, de acordo com a demanda. A empresa também poderá aumentar a quantidade de carros-pipa para atender eventuais casos emergenciais. A população deve ligar para o 115, caso necessário. O call center funciona 24 horas.

Guarapari

Especificamente para Guarapari, todo ano a companhia capta água do rio Benevente, além dos rios Jabuti e Conceição. Este ano, a partir da segunda quinzena de dezembro, o reservatório de Araquém entra em operação para reforçar o abastecimento com capacidade para 2,5 milhões de litros de água e uma nova adutora de água com 12 km de extensão reforça a região de Meaípe e Condados.

No Sul do Estado, Anchieta está sendo concluída a construção de dois poços profundos para reforçar o abastecimento. Piúma, por sua vez, está recebendo um aumento de 20 litros por segundo (l/s) na quantidade de água distribuída para a população.

Conceição da Barra

No Norte do Estado, a companhia também adotou medidas importantes. Em Conceição da Barra, a produção de água aumentou de 48 litros por segundo (l/s) para 80 l/s, podendo chegar, se necessário, a Estação de Tratamento de Água (ETA) operar com sua capacidade máxima, que é de 120 l/s. Lá também foram construídos 19 km de redes de água para reforçar o abastecimento e um reservatório com capacidade para 1,7 milhão litros de água. Em Itaúnas, no mesmo município, a produção de água aumentou e a ETA passará a operar 18 horas por dia.

Veranistas

Apesar das medidas adotadas pela companhia para reforçar o fornecimento de água, é importante lembrar que a caixa d’água deve ser adequada para o número de pessoas do imóvel. Casos pontuais de desabastecimento podem ocorrer nos balneários devido, geralmente, à superlotação dos imóveis em época de verão.

Por isso, a companhia pede a colaboração de todos para que evitem uma quantidade grande de pessoas por residência e que os veranistas procurem saber, antes de locar ou utilizar uma residência, qual a capacidade dos reservatórios e se eles serão adequados para o consumo diário. Por exemplo, se uma pessoa consome, em média no verão, até 200 litros por dia e o imóvel possui um reservatório de mil litros, no máximo cinco pessoas devem ocupar a residência.

A Cesan abastece com regularidade a 100% da população das áreas urbanas desde 2008. Entretanto, o alto consumo, aliado a outros fatores, como áreas muito elevadas, locais de ponta de rede e loteamentos irregulares com ligações clandestinas, podem comprometer o fornecimento de água quando são registradas altas temperaturas.


Informações ao cliente:
115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.


Tags:



Publicidade