Atílio Vivácqua

Coragem pra mais o quê? - Deu errado é?

Deu errado é? Coragem pra mais o quê?

O jovem Gustavo De Biase, representante da REDE Sustentabilidade no ES, não teve vida fácil nos últimos meses. Após sair bem na fita dos protestos contra o pedágio em 2013, se filiou ao partido do governador que tanto criticara nas manifestações e sofreu duras retaliações nas redes sociais. 
De Biase alegou seguir orientação de Marina Silva, mas parte de seu eleitorado não gostou. Em 2014 foi candidato a deputado federal, num palanque que ninguém foi eleito: Perdeu Marina pra Presidente, Perdeu Casagrande pra Governo, Perdeu Neucimar pro Senado, Perdeu o próprio Gustavo pra Deputado Federal... ah, e Perdeu Aécio Neves no 2º turno. No pleito, conseguiu mais de 15 mil votos com poucos recursos e agora diz que será candidato a vereador na capital, em 2016. 
          
Dessa vez tem obrigação de ganhar, pois já disputou 3 eleições e perder não é mais uma opção. O jovem do “Coragem Pra Mudar”, que tem apenas 27 anos, parece ter um futuro promissor na política, mas continuará enfrentando desafios pesados. Comparado com Paulo Hartung na campanha a Prefeito de Vitória, por ter origem semelhante no movimento estudantil da Universidade Federal, De Biase precisará gastar muita sola de sapato e comer muito angu com farinha pra ter o mesmo sucesso de seu veterano.

Leite Derramado
Vandinho Leite (PSB) ainda não engoliu a derrota pra Câmara dos Deputados, mesmo sendo um dos mais votados do estado. Agora girou a metralhadora para o governador Casagrande (mesmo sendo seu líder na Casa), o criticando por ter liberado cerveja nos estádios. Parece ter se esquecido que ganhou dele uma secretaria (Esportes) com orçamento milionário durante 3 anos e mesmo assim não conseguiu ser eleito.

Universal é Federal
O pastor da Igreja Universal e vereador de Vitória, Devanir Ferreira (PRB) está animado: existe a possibilidade do deputado federal eleito Evair Mello (PV) ter seu registro cassado por irregularidades na campanha. O primeiro suplente imediato, Devanir, assumiria o mandato já no início de 2015.

Pedala Vitória
O Prefeito de Vitória, Luciano Resende (PPS), tem ampliado de forma considerável as ciclovias na capital. Entretanto, parece que os moradores ainda não foram convencidos a trocar o carro pelas bikes. O trânsito na ida ao trabalho e volta pra casa continua pesadíssimo... Se continuar assim, em breve terá que implementar o sistema de rodízio de placas.

Alô Dilma!
O ES continuará isolado nos próximos 4 anos ou desta vez o espírito republicano falará mais alto?


Texto e Ilustração por: Arnóbio Manso Paganotto 



Tags:



Publicidade