Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Projeto do Incaper vence 10ª edição do Prêmio Inoves - (Linhares, ES)

Linhares

Projeto do Incaper vence 10ª edição do Prêmio Inoves na categoria Resultados para a Sociedade - Bons resultados

Bons resultados Projeto do Incaper vence 10ª edição do Prêmio Inoves na categoria Resultados para a Sociedade

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), brilhou na cerimônia de premiação do Inoves, que ocorreu no Centro de Convenções de Vitória. O projeto “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon” foi o vencedor da categoria Resultados para a Sociedade, uma das mais concorridas do prêmio.

A divulgação do resultado foi recebida com entusiasmo pela equipe vencedora. “Estamos muito felizes e nos sentindo recompensados. A vitória nessa categoria do Inoves é dedicada aos principais beneficiários do nosso trabalho. São mais de 150 mil pessoas e 40 mil famílias, que estão localizadas em 25 mil propriedades rurais capixabas, que utilizam uma tecnologia que vai ao encontro da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, afirmou o pesquisador do Incaper e coordenador do programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão.

Ele também disse que, como pesquisador de carreira, há cerca de 30 anos, a premiação representa o ápice na vida profissional, sobretudo pelo reconhecimento da sociedade. “O prêmio é consequência de um trabalho de uma equipe coesa, que trabalha com dedicação, paixão e talento. Nós compartilhamos esse resultado com cada servidor do Incaper, desde o auxiliar de campo ao profissional mais graduado, uma vez que todos contribuíram para a concretização desse projeto vencedor. Os extensionistas, em especial, tiveram o papel fundamental de levar essa tecnologia aos agricultores”, afirmou Romário.

De acordo com o pesquisador do Incaper e da Embrapa (Embrapa Café), Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, as parcerias institucionais estabelecidas desde o início dos trabalhos, há 29 anos, foi fundamental para o desenvolvimento de pesquisas científicas para o café conilon, o que se constituiu como importante fator para o êxito desse projeto. “Àquela época, buscamos orientações e as expertises de outras instituições. Esse fator contribuiu também para alcançarmos agora a premiação do Inoves. Nos últimos anos, apresentamos os resultados dessas pesquisas na comunidade científica e recebemos visitas de comitivas nacionais e internacionais, o que já era um demonstrativo do êxito desse trabalho”, disse Aymbiré.

Ele também falou que o resultado do prêmio foi uma forma de a sociedade avaliar e referendar os resultados obtidos ao longo de anos. “O resultado do projeto é concreto na vida do agricultor porque ele adota a tecnologia, o que proporciona uma grande credibilidade à instituição”, disse Aymbiré.

Para a pesquisadora do Incaper e Embrapa (Embrapa Café), Maria Amélia Gava Ferrão, os resultados das pesquisas do Incaper na área de melhoramento genético foram precursores de outras tecnologias desenvolvidas na área da cafeicultura no país. “Sem os resultados obtidos pelo melhoramento genético, outras tecnologias na área de adubação, irrigação e nutrição de plantas, por exemplo, não teriam se desenvolvido com a mesma magnitude”, destacou a pesquisadora.

De acordo com o Diretor-presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza, a premiação do Inoves demonstra, mais uma vez, o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo Incaper, que contou com dois projetos na final do Inoves para a categoria Resultados para a Sociedade.

"Essa premiação do Inoves foi muito importante, pois mostra a qualidade do nosso trabalho e dos serviços prestados pelos nossos servidores, os quais trazem resultados significativos para sociedade. Estamos motivados a concorrer, no próximo ano, com mais projetos, não apenas com a expectativa de ganhar novos prêmios, mas sobretudo apresentar à sociedade o quão importante é o trabalho do Incaper", afirmou Maxwel.


Projeto vencedor

O projeto do Incaper vencedor do Inoves na categoria Resultados para a Sociedade, o “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon”, teve início em 1985. Desde essa época, o Instituto, em parceria com outras instituições, desenvolve pesquisa em melhoramento genético, com o objetivo de obter variedades superiores para os produtores capixabas. As pesquisas proporcionaram o desenvolvimento de nove variedades, que têm sido a base da renovação de 8% do parque cafeeiro capixaba por ano. Nesse período, foram renovados 50% do parque cafeeiro com essas tecnologias.

Essas variedades, associadas a outras tecnologias, que já atingiram cerca de 40 mil famílias e 150 mil produtores, promoveram o incremento de cerca de 300% na produção, com redução de custo e de uso de defensivos, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cafeicultura capixaba. A cafeicultura de conilon é a principal atividade de 80% dos municípios do Espírito Santo, que, com a produção de 9,9 milhões de sacas/ano, responde por 78% do total do Brasil e 20% do café robusta do mundo.

As instituições parcerias no projeto e envolvidos na iniciativa, além do Incaper, são o Governo do Espírito Santo, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café, Fapes, CNPq, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Intituto Agronômico de Campinas (IAC), Banco do Nordeste, Nestlé, Conilon Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A equipe responsável pela coordenação do projeto é composta pelos seguintes servidores:

Romário Gava Ferrão: Engenheiro Agrônomo, Doutor em Genética e Melhoramento, Pesquisador do Incaper e Coordenador Estadual do Programa de Cafeicultura do Espírito Santo;
Maria Amélia Gava Ferrão: Engenheira Agrônoma e Doutora em Genética e Melhoramento, Pesquisadora do Incaper/Embrapa;
Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca: Engenheiro Agrônomo, Doutor Fitotecnia, Pesquisador do Incaper/Embrapa;
Paulo Sérgio Volpi: Administrador Rural e Pesquisador Incaper;
Abraão Carlos Verdin Filho: Mestre em Produção Vegetal, Pesquisador Incaper;
José Antônio Lani: Mestre Solos e Nutrição de Plantas, Pesquisador Incaper.
Liliâm Maria Ventorim Ferrão. Administradora, Mestre em Economia Doméstica, Comunicação e Marketing Incaper.


Participação do Incaper no Ciclo 2014 do Inoves

Além do projeto vencedor do Inoves, outros cinco projetos do Instituto foram inscritos nesta edição do Prêmio Inoves. O projeto "Organização Social: Ferramenta de Transformação", esteve entre os semifinalistas na categoria Inclusão Social. O projeto objetiva aumentar a renda das famílias e fortalecer as organizações dos agricultores, através da inclusão de seus produtos em programas de comercialização institucional e outros mercados, além de oferecer alimentos de qualidade para alunos da rede pública.

Entre os finalistas na categoria Resultados para a Sociedade e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação estiveram, respectivamente, os projetos “Tecnologia Social integra o PAA ao Mesa Brasil” e “Cadastro e Acompanhamento de Projetos do Incaper (Capri)”.

O primeiro consiste em uma tecnologia social pelo Instituto, por meio do Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial), que teve o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional das populações rurais e urbanas em situação de vulnerabilidade social do Espírito Santo.

O segundo é uma ferramenta para cadastro e gerenciamento dos projetos do Incaper, um sistema com aplicação web que pode ser acessado pelos gestores de qualquer lugar do Brasil e do mundo. O Capri foi desenvolvido em dois aplicativos para se obter o controle, coordenação, análise e processo decisório nas ações referentes aos projetos cadastrados. As partes interagem com linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL.

Ainda participaram do Prêmio Inoves o projeto “Sementes do Conhecimento”, que consiste na disseminação da informação científica da área agropecuária por meio da entrega de kits de publicações para estudantes de escolas do meio rural; e o projeto “Sabores da Terra”, que trata da criação de uma rede de agroindústrias familiares no município de Linhares.


Prêmio Inoves

O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.

As oito categorias temáticas do prêmio são Resultados para a Sociedade, Uso eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Atendimento ao Cidadão, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação de Controle Social, e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Participam do Inoves projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e do Ministério Público do Espírito Santo.

O Inoves já se tornou referência nacional. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 1,7 mil projetos foram inscritos e, destes, mais de 160 já foram premiados e ganharam destaque no Estado e no País.

No Ciclo 2014, 260 trabalhos foram inscritos, sendo que 124 projetos foram para a semifinal. Na noite da premiação foram conhecidos três projetos finalistas por categoria e os oito grandes vencedores, além das menções especiais de destaque.


Tags:



Publicidade