Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Café Literário Sesc encerra o ano com duas edições e oficina - (Vila Velha, ES)

Vila Velha

Os encontros acontecem nos dias 09 e 10 de dezembro, no Centro Cultural Sesc Glória. E a oficina está com inscrições abertas até 05 de dezembro - Participe

Participe Os encontros acontecem nos dias 09 e 10 de dezembro, no Centro Cultural Sesc Glória. E a oficina está com inscrições abertas até 05 de dezembro

Para encerrar o ano, a última edição do Café Literário Sesc será em dose dupla. Os interessados terão a oportunidade de conferir dois encontros, ambos às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória: no dia 09 de dezembro, com o tema “Literatura e Quadrinhos”, e no dia 10, com o Café Literário Extra, com o tema “Diálogos: Escritor e Editor”. Ambos os eventos com entrada franca e classificação livre.

Além dos bate-papos, esta edição extra terá oficina, com o tema “Vida de escritor: processo de criação e vida literária no Brasil hoje”, com o escritor Flávio Carneiro. As inscrições gratuitas para a oficina começaram no dia 24 e seguem até o dia 05 de dezembro, pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (27) 3324-1168.

A oficina acontecerá no dia 10 de dezembro, das 15h às 18. É uma atividade complementar do Café Literário Extra e tem como público-alvo estudantes de letras, professores, escritores, produtores e interessados.

A proposta da oficina é fazer com que os participantes conheçam os bastidores da escrita ficcional e também um pouco sobre o mercado editorial no Brasil, dos anos 1980 à atualidade. É uma espécie de conversa com o escritor sobre seu processo de criação, o que acontece do primeiro rascunho à versão final, que papel o editor pode desempenhar na versão definitiva do livro, o que é e o que faz um preparador de originais, como se dá o processo de publicação e divulgação do livro, qual o papel do agente literário, o que é um contrato editorial, etc.


“Literatura e Quadrinhos”


Considerando as diversas produções atuais de história em quadrinhos, desde as adaptações de obras clássicas como Franz Kafka, William Shakespeare, Bram Stocker e tantos outros, também surgem interessantes inovações estéticas de linguagem, no uso das narrativas e na forma de abordagem dos temas.

Para esse encontro temático, no dia 09 de dezembro, às 19h, no Sesc Glória, os escritores e quadrinistas Arabson de Assis e Jean Diaz irão conduzir o bate-papo, mediados pelo também especialista na área Luciano Feijão.


“Diálogos: Escritor e Editor”

O grande volume de livros publicados atualmente no Espírito Santo despertou a ideia deste Café Literário, que além de propiciar um debate entre autores e editores sobre a edição das obras literárias, ainda tem como proposta uma reflexão sobre os mais distintos processos de criação.

Assim, por estes diálogos perpassam as variedades de edições desde as publicações independentes até as grandes, médias e pequenas editoras, bem como as tiragens, distribuições, público alvo e acesso ao leitor. Para este encontro extra, no dia 10, às 19h, no Sesc Glória, os escritores Flávio Carneiro e Saulo Ribeiro vão direcionar o bate-papo, que será mediado por Marília Carreiro Fernandes.


Café Literário Sesc - Dezembro

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Horário: 19h

Entrada gratuita classificação livre

Mais informações: (27) 3324-1168

Oficina: “Vida de escritor: processo de criação e vida literária no Brasil hoje”

(A atividade faz parte da edição do Café Literário Extra)

Público alvo: Estudantes de Letras, professores, escritores, produtores e demais interessados.

Vagas: 30

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Dia: 10 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 15h às 18h

Carga horária: 3 horas

Inscrições: até dia 05 de dezembro, pelo e-mail [email protected] ou no www.sesc-es.com.br

Oficineiro: Flávio Carneiro

Mais informações: (27) 3324-1168

Tema: “Literatura e Quadrinhos”

Dia: 09 de dezembro (terça-feira)

Convidados: Arabson de Assis e Jean Diaz

Mediador: Luciano Feijão

Arabson de Assis: É autodidata e, conforme ele mesmo, erra muito até acertar. Mora em Vitória, é ilustrador e chargista do jornal Notícia Agora/Gazeta. Escreveu e desenhou A Terrível Elizabeth Dunm conta os diabos de terno. Há oito anos é pai de Clarice. Ainda está se acostumando.

Jean Diaz: Decidido a trocar odontologia pelos quadrinhos, foi para São Paulo estudar quadrinhos no Impacto, hoje Instituto dos Quadrinhos. Obteve seu primeiro trabalho profissional em 2003. Trabalhou em títulos como The Shield, 24, Highlander, Vampirella (Dynamite), Mulher Maravilha (DC), Mass Effect, A Corporação (OI Quadrinhos), Fall Out New Vegas (Dark Horse), Incorruptible, com Mark Waid (Boom!) entre outros.

Luciano Feijão: É Mestre em Artes pela Universidade Federal do ES, participou de exposições em Vitória, São Paulo e México, com destaque para o SP Estampa, na Galeria Gravura Brasileira. É professor e ilustrador, publicando regularmente na Folha de São Paulo, com passagens pelo Le Monde Diplomatique Brasil, Gráfica Arte Internacional, entre outros. É integrante do grupo Célula de Gravura, com pesquisa em litografia. UFES

Tema: “Diálogos: Escritor e Editor”

(Edição Extra)

Dia: 10 de dezembro (quarta-feira)

Convidados: Flávio Carneiro e Saulo Ribeiro

Mediador: Marília Carreiro Fernandes

Flávio Carneiro: Nasceu em Goiânia e mora em Teresópolis. É doutor em Literatura Brasileira e professor na graduação e pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor de 16 livros, entre romances, ensaios, contos, crônicas, ficção infantojuvenil, além de dois roteiros para cinema. Ganhou alguns prêmios literários, dentre eles o Barco a Vapor, o Jabuti e o FNLIJ. Suas obras mais recentes são o romance policial O livro roubado (2013) e o infantil Devagar & Divagando (2014), ambos pela editora Rocco. Tem contos e romances publicados em outros países: EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e México.

Saulo Ribeiro: Nasceu em 1977, em Vila Velha, viveu em Pedro Canário, extremo norte do Espírito Santo. Atualmente mora em Vitória. Publicou os livros Cárcere (coautoria, dramaturgia, 2009), Diana no Natal (contos, 2010), Ponto morto (romance, 2010) e Corpo de delito & Rip e Cal (dramaturgias, 2013). Foi um dos selecionados no Prêmio Ufes de Literatura 2010. Em 2009 foi premiado no edital de literatura da Secretaria Estadual de Cultura, com o romance Ponto morto. Fundou, ao lado do poeta Rodrigo Caldeira, a Editora Cousa, da qual é produtor editorial. Em cinco anos a editora publicou mais de 40 livros de autores de várias gerações da literatura produzida no Espírito Santo, além de autores de outros estados.

Marília Carreiro Fernandes: É formada em Letras-Português pela UFES e iniciou seu trajeto com pequenas publicações, como o poema Bemol e o conto Vaivém, ambos em antologias organizadas pela Câmara Brasileira dos Jovens Escritores (RJ, 2008). Em 2012, foi premiada com o Edital 023/2012, da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, pelo livro Amor e outros contos e teve publicada a primeira edição do Opala Negra em 2013.



Tags:



Publicidade