Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
EMAM promove mutirão de limpeza em litoral de anchieta - (Anchieta, ES)

Anchieta

EMAM promove mutirão de limpeza em litoral anchietense - Ação de Limpeza

Ação de Limpeza EMAM promove mutirão de limpeza em litoral anchietense

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN) em parceria com as Secretarias de Infraestrutura, Turismo e Saúde, promoveu dois dias de mutirão de limpeza em praias de Anchieta. As ações aconteceram na terça (18) e quarta (19) é foram realizadas para a retirada dos detritos não degradáveis a curto e longo prazo, que representam um perigo tanto para fauna e flora dos locais, quanto para os banhistas que frequentam as praias.

O mutirão, intitulado de “Ação de Limpeza do Litoral”, foi iniciado na praia de Mãe-Bá e encerrado nas praias de Iriri. Durante os dias de trabalhos um grande volume de resíduos foi coletado. Segundo a SEMAN todas as praias do litoral contam com serviço de limpeza urbana diária, mas mesmo assim, parte dos resíduos acabam indo parar na restinga ou no mar.

“Isso se dá devido à ação do vento e principalmente pela prática que as pessoas tem de dispensar os resíduos em local e horários impróprios. Ao dispensar seu lixo direto na natureza não há como medir o tamanho do impacto que ele causará no meio ambiente, que pode ir desde a poluição visual até a mortandade de animais”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Adriana Pancini.

Alguns resíduos encontrados nas praias necessitaram de recolhimento específico como os originados de poda de árvores e construção civil, nestes casos os materiais foram identificados e a Secretaria de Infraestrutura acionada, que imediatamente recolheu os detritos.

Os materiais recicláveis como garrafas plásticas e latas de alumínio, que foram recolhidos durante a ação, serão doados para a usina de reciclagem UNIPRAN, localizada na comunidade de Belo Horizonte.

A ação é realizada no litoral anchietense anualmente no dia 18 de setembro, que é comemorado o Dia Mundial de Limpeza do Litoral. Este ano o mutirão no Município foi adiado devido às eleições para que também fossem recolhidos materiais de campanha e placas que são dispensados indiscriminadamente na natureza.

A população pode continuar ajudando o Meio Ambiente não degradando a restinga, dispensando o lixo em locais apropriados e denunciando práticas indevidas ou criminosas pelo telefone (28) 3536-3750.



Tags:



Publicidade