Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Galeria de Artes Casarão será reinaugurada na terça (11) - (Ibiraçu, ES)

Ibiraçu

Galeria de Artes Casarão será reinaugurada na terça (11) - Prestigie

Prestigie Galeria de Artes Casarão será reinaugurada na terça (11)

Movimentar o cenário cultural de Viana. Este é um dos objetivos a serem alcançados com as novas instalações da Galeria de Artes Casarão, em Viana sede, que será reinaugurado nesta terça-feira (11), às 19 horas. “Com a Casa da Cultura e o Casarão reformados queremos inserir arte no dia a dia dos moradores e trazermos os capixabas para Viana”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Márcio Dornelas. Na ocasião, será feita abertura da exposição “Viajamos para Viver”, que mostra um recorte da produção de desenhos do artista Fernando Augusto realizados durante e a partir de sua viagem à Amazônia em 2012. Viana será o único município da Grande Vitória a sediar esta exposição.

Casa da Cultura e Galeria de Arte Casarão recebem melhorias

Após oito anos de espera, a Casa da Cultura foi reformada. O telhado de cerâmica colonial deu lugar às telhas de fibrocimento, o local foi pintado e recebeu novas grades. Foram investidos R$ 19.350,47 para essas melhorias. Além de continuar abrigando a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet).

Outro prédio que também está sendo renovado é a Galeria de Artes “Casarão”. As paredes e forros estão sendo emassadas e pintadas, serão colocadas telhas de fibrocimento, o teto foi impermeabilizado e as janelas, portas e o deck de madeira receberam pintura. Inclusive foi retirado o reboco da parede traseira externa, para mostrar parte da construção original em pedra e contribuir com a ventilação da superfície. A reforma no valor de R$ 48.852,67 está em fase de conclusão. A mostra vai inaugurar o novo espaço que está mais acomodado para receber os visitantes.

Casarão

O casarão pertenceu à família Lyrio, uma das mais tradicionais do município. Estima-se que foi construído na metade do século XIX. Contam os antigos moradores que o imóvel recebeu a visita de Dom Pedro II.

O imóvel foi reformado e em 2007 ganhou a cor original. Os restauradores na reforma encontraram por trás do branco e do azul, que estavam nas paredes, portas e janelas, o amarelo-ocre e o verde colonial, que voltaram a colorir o prédio, que ganhou um espaço anexo para o funcionamento de uma cafeteria e um centro de vivência.

Exposição

A exposição ficará aberta até o dia 07 de dezembro e a entrada é gratuita. Haverá também encontros que serão realizados. O primeiro será no dia da exposição, às 15 horas, e o segundo, no dia 6 de dezembro, às 10 horas. “Viajamos para Viver” é uma exposição itinerante, contemplada pelo Edital 012 da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e viabilizado pelo Funcultura. A exposição percorre cinco municípios do Estado: Ibiraçu, Santa Teresa, Viana, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Maria de Jetibá. A viagem iniciou por Ibiraçu em setembro deste ano e terminará em Santa Maria de Jetibá em março de 2015.

São desenhos de diversas dimensões tendo como técnica o grafite, carvão e aquarela sobre papel. Segundo a produtora e curadora da mostra, Raquel Baelles além da exposição haverá o lançamento do livro ‘A invenção da Paisagem – Amazônia’, no qual o artista conta a sua experiência durante a viagem.

“Queremos que as pessoas tenham o acesso à arte e, além disso, levar um questionamento, uma provocação no sentido de que o visitante conheça o espaço. Em cada município temos o objetivo de propor que o participante continue com essa viagem já iniciada pelo artista, viajando para dentro do seu próprio lugar a fim de descobri-lo e registrá-lo”, explica a produtora.

Saiba mais sobre a exposição “Viajamos para Viver”

A exposição mostra um recorte da produção do artista Fernando Augusto realizado durante e a partir de sua viagem à Amazônia em 2012. O desenho percorre toda a produção do artista, como um fio condutor e apresenta-se de todas as formas, sobre diversos assuntos e suportes.

O artista está sempre equipado com um pequeno bloco de desenho, lápis, aquarela e uma imensa curiosidade, sempre pronto a reinventar o mundo a sua volta por meio do desenho. O retrato tem sido um de seus grandes interesses e foi com o objetivo de conhecer e registrar, como artista viajante, a população ribeirinha e os diversos cenários amazônicos que, em 11 de janeiro de 2012, embarcou no navio hospital da marinha brasileira para uma viagem de 13 dias subindo o Rio Madeira, de Manaus a Porto Velho.

Durante sua permanência a bordo, registrou por meio de fotografias, desenhos, aquarelas e anotações tudo que o cercava. A cada parada nos pequenos portos às margens do rio, para o atendimento médico da população, o artista desenhou e fotografou as pessoas, seus costumes, suas histórias e sua realidade.

A água do rio, a luz do sol ou da lua brincando com ela, a mata a floresta tão infinita quanto o rio, suas sombras, caminhos clareiras, as grandes extensões, permaneceram durante os dias lentos e silenciosos, instigando o artista. O tempo se tornou um aliado para observar, absorver e decifrar o que se apresentava a cada momento, estabelecer uma relação de proximidade, criar uma cumplicidade com aquela paisagem e de dentro dessa experiência de afeto, reinventá-la.

O que resultou dessa experiência foram centenas de desenhos, diários de viagem, aquarelas, milhares de fotografias e textos. A mostra traz um recorte de toda essa produção iniciada há dois anos. A exposição propõe uma viagem de descoberta por meio do desenho, do tempo, do movimento lento e constante da natureza.

Confira a programação:

Viana

Reinauguração da Galeria de Arte Casarão e Abertura da Exposição: Terça-feira (11) às 18 horas

Encontros: 11/11 às 15 horas e 06/12 às 10 horas

Galeria de Arte Casarão, Rua Getúlio Vargas S/N, Viana sede

Aberta de 10 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira

Contato: (27) 3255-1196


Santa Teresa 14/10 a 07/11

Data de Abertura: 14/10 às 18 horas

Encontros: 14/10 às 15 horas e 07/11 às 10 horas

Casa da Cultura, Av. Getúlio Vargas 121, Centro

Aberta de 7h30 às 11 horas e de 12h30 às 17 horas de segunda a sexta-feira

Contato: (27) 3259-1808


Cachoeiro de Itapemirim - 09/12 a 04/01

Data de Abertura: 09/12 às 19 horas

Encontros: 09/12 às 15 horas e 10/12 às 10 horas

Sala Levino Fanzeres, Palácio Bernardino Monteiro nº32, Centro

Aberta de 8 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira

Contato: (28) 3155-5221


Santa Maria de Jetibá - 10/02 a 06/03

Data de Abertura: 10/02 às 19 horas

Encontros: 10/02 às 15 horas e 06/03 às 10 horas

Praça Florencio Augusto Berger, Centro

Aberta de 7h30 às 11 horas e de 12h30 às 17 horas de segunda a sexta-feira

Contato: (27) 3263-4863


Tags:



Publicidade