Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Nova Assembleia apresenta composição - (Cariacica, ES)

Cariacica

Nova Assembleia apresenta composição diversificada - Eles estão chegando

Eles estão chegando Nova Assembleia apresenta composição diversificada

Oito deputados estaduais do segmento evangélico foram eleitos para a próxima Legislatura da Assembleia Legislativa. O número é um pouco menor do verificado hoje, já que nos últimos quatro anos nove parlamentares se declararam evangélicos. Com a nova composição, a “bancada” evangélica será composta pelos reeleitos – Gildevan Fernandes (PV), Euclério Sampaio (PDT), Dary Pagung (PRP) e Marcos Mansur (PSDB); além dos novos colegas – Érick Musso (PP), Bruno Lamas (PSB), Marcos Bruno (PRTB) e Hudson Leal (PRP).

O resultado das urnas revela também os temas que certamente ganharão destaque na Casa: a segurança pública deverá continuar em evidência, não só pela preocupação constante da sociedade com a violência, mas pelo número de deputados diretamente ligados ao assunto: os deputados egressos dos quadros da Polícia Civil e da Polícia Militar, respectivamente Gilsinho Lopes (PR) e Da Vitória (PDT), vão dividir espaço agora com outro colega que já declarou que a segurança pública estará entre suas prioridades: o apresentador de TV Amaro Neto (PPS), que foi o mais votado no pleito, com mais de 55 mil votos.

O tema saúde, muito debatido na Ales pelo deputado reeleito, o médico Doutor Hércules (PMDB), terá na próxima Legislatura uma bancada forte, já que mais dois médicos foram eleitos na disputa de outubro: Rafael Favatto (PEN) e Hudson Leal (PRP). Além disso, outro deputado eleito, Almir Vieira (PRP), presidente do Hospital da Associação dos Servidores Públicos do Espírito Santo, também é ligado ao tema.

O jornal da associação, após o anúncio de sua eleição, chamou-o de o “deputado da saúde”, mesmo slogan utilizado por Doutor Hércules no exercício do mandato. A Casa conta também com a deputada reeleita Janete de Sá (PMN), enfermeira de formação, que gosta de discutir no Plenário a situação dos hospitais públicos.

Já o setor empresarial conta com pelo menos três deputados eleitos para a próxima Legislatura – Freitas, Bruno Lamas e Guerino Zanon (PMDB). Além de empresário da área de ensino particular, Zanon é também professor de Física e deverá reforçar o debate sobre educação, que para o próximo mandato elegeu dois outros políticos ligados ao Magistério – Marcos Bruno e Sérgio Majeski (PSDB).

O funcionalismo público é outro segmento com representação na próxima Legislatura, com a eleição de José Carlos Nunes (PT) – ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES) e Almir Vieira – auditor fiscal concursado da Prefeitura de Cariacica. A questão dos trabalhadores, de forma geral, deverá ser prioridade nos discursos de José Carlos Nunes.

Gestão pública

No que se refere à gestão pública, quesito importante no processo de elaboração dos projetos que tratam sobre a reestruturação e o funcionamento da máquina pública, muitos dos deputados aprovados nas urnas apresentam experiência na área. Sete já foram prefeitos – Theodorico Ferraço (DEM), Raquel Lessa (SDD), Edson Magalhães (DEM), Enivaldo dos Anjos (PSD), Erick Musso (PP), Gildevan Fernandes (PV) e Guerino Zanon (PMDB). Outros colegas exerceram cargos de primeiro escalão (secretários) em níveis estadual – Rodrigo Coelho (PT) e Luzia Toledo (PMDB) –; e municipal, que é o caso de Eliana Dadalto (PTC).

Quanto à formação acadêmica, três são graduados em Medicina (Doutor Hércules, Rafael Favatto e Hudson Leal); sete em Direito (Da Vitória, Dary Pagung, Enivaldo dos Anjos, Euclério Sampaio, Gilsinho Lopes, Luzia Toledo e Theodorico Ferraço); três em Administração de Empresas (Edson Magalhães, Bruno Lamas e Marcelo Santos); e dois em Geografia (Sérgio Majeski e Marcos Bruno).

Outras formações são nos segmentos de Enfermagem (Janete de Sá), Ciências Contábeis (Rodrigo Coelho) e Agronomia (Marcos Mansur). Dois parlamentares são egressos da área de Comunicação Social (Amaro Neto e Sandro Locutor). O novo Parlamento contará também com dois deputados formados em Teologia: Padre Honório e Marcos Mansur, que, além de agrônomo, é pastor.



Tags:



Publicidade