Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Período chuvoso em todo o Estado do Espírito Santo - (Montanha, ES)

Montanha

As fortes deixaram os capixabas surpresos e bastante preocupados - Preocupação

Preocupação As fortes deixaram os capixabas surpresos e bastante preocupados

O Estado do Espírito Santo foi pego de surpresa nesta quinta feira (30), por uma grande chuva. Desde o dia 26 de outubro o tempo mudou e trouxe pancadas de chuva por todo o Estado deixando todos os capixabas cientes e alertados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) sobre o período chuvoso que já havia chegado na região. Porém ninguém imaginava que a quantidade de chuva desta quinta feira poderia valer por dois meses seguidos em todo o Espírito Santo.O estrago e desespero foi grande. Mitas famílias ficaram desabrigadas.

 Um porteiro morreu ao sair do prédio para verificar algo que havia acontecido devido a forte chuva, o muro caiu em cima dele.  Uma mulher ficou soterrada.  Os municípios de vitória, Cariacica e Vila Velha alagaram rapidamente. Mas o município da serra mas uma vez surpreendeu os capixabas. Mais de 300 pessoas perderam suas casas, e em alguns pontos a água demorou a abaixar.

A chuva forte começou por volta das 17h no centro de Vitória. As 18h30 o bairro de Jardim Camburi já estava irreconhecível. Milhares de pessoas resolveram encarar a água que já passava do joelho, arriscando a própria vida. Isso porque vários bueiros foram abertos com a força da água. Acidentes aconteceram devido a esse fato, trazendo dor e medo para quem não queria ou não podia aguardar a chuva parar e a água baixar para então tentar voltar para casa. 

E a chegada dos capixabas em cada residencia não foi fácil. Para quem dependia de ônibus precisou ter bastante paciência e cautela. Um grupo de Estudante de uma Faculdade em Vitória precisou esperar POR horas para tentar voltar pra casa. outras pessoas que não conseguiram voltar para casa precisou da solidariedade de amigos, parentes e conhecidos.

O estado  vem enfrentando uma grande intensidade de chuva nos últimos dias, trazendo bastante preocupação para quem mora em locais de risco. Somente neste mês um telhado de galpão em Baixo Guandu foi arremessado devido a forte chuva de vento que passava pela região. No domingo dia (25), choveu muito, deixando vários municípios do Estado em situação preocupante.

Como já havíamos falado aqui  a previsão na quinta feira (30),  era de pancadas de chuva no final do dia, mais precisamente na metade norte capixaba e no norte da região Serrana. Onde poderia chover forte e de forma volumosa em alguns pontos das regiões Noroeste, Norte, Nordeste e parte da região Serrana. 

Segundo a meteorologista do Instituto capixaba de pesquisa, assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Thábata Brito, essa chuva chegou um pouco mais tarde mais a sua proporção é a mesma esperada neste período do ano em todo Estado, onde varia de outubro até dezembro.

"A chuva que atinge o Estado nos últimos dias é ocasionada pela atuação de ventos em altos níveis da atmosfera por volta de 5 a 10 km de altitude, girando em direção ciclônica, isto é, em sentido horário. Em superfície, esse sistema interage com o transporte de umidade vindo do oceano em direção ao continente, deixando o tempo instável em todo o Estado e ocasionando as chuvas intensas que ocorrem desde o último fim de semana. Em algumas regiões, esse sistema pode ainda interagir com o relevo diversificado de áreas de vales e montanhas, intensificando a chuva nessas regiões e suas proximidades", informou Thábata Brito.

A meteorologista lembrou também que o Incaper se preocupa em alertar a população capixaba, e sempre atualiza as informações em seu site.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Confira a previsão para este domingo e segunda feira

Domingo (02/11)

O domingo de finados deve ter predomínio de sol em praticamente todo o Espírito Santo. A região Nordeste pode ter chuva passageira no início do dia, mas o sol predomina ainda pela manhã. As regiões Noroeste e Norte começam o dia com muitas nuvens, mas elas diminuem no decorrer da manhã, sem provocar chuva. As demais regiões têm sol e poucas nuvens. Não chove.

Segunda feira (03/11)

A segunda-feira começa com muita nebulosidade entre a região Norte e o centro-oeste do estado, mas ela não provoca chuva e se dissipa ainda pela manhã. O sol predomina nas demais localidades capixabas e também não chove.

As temperaturas neste período devem variar entre 13 °C e 27 °C na região Serrana e entre 15 °C e 34 °C nas demais regiões.


Tags:



Publicidade