Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Semana de comemoração aos 463 anos de Vitória - (Montanha, ES)

Montanha

A cidade de Vitória completou 463 anos nesta segunda feira (8) - Conheça mais

Conheça mais A cidade de Vitória completou 463 anos nesta segunda feira (8)

A cidade de Vitória completou 463 anos nesta segunda feira (8), e por isso comemoramos a sua existência, por ser importante no Estado do Espírito Santo.

A capital possui uma grande beleza, deixando os capixabas orgulhosos. O intuito desta matéria é fazer você leitor, viajar em uma época completamente diferente com a de hoje e conhecer mais sobre essa grande cidade.

Vitória está situado na região Sudeste do Brasil. É uma das três ilhas-capitais do país, situada a 20º1909 de latitude sul e 40°2050 de longitude oeste. Tem aproximadamente 348 265 habitantes, e é a quarta mais populosa do estado.
                                                                                                                                    Foto: Suély Almeida

A capital é cercada pela Baía de Vitória. É uma ilha de tipo fluviomarinho. Além da ilha principal, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental, perfazendo um total de 93,381 km².10 Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.

Entre as capitais brasileiras, Vitória possui o 2°melhor índice de desenvolvimento humano. de acordo com as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, foi considerada a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil pela ONU, em 2013.

A mesma possui dois grandes portos: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado e que são considerados os melhores em qualidade do Brasil.

A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica: localizam-se em área de dispersão de massas de ar. É um ótimo destino turístico para quem quer ver belas paisagens e uma localidade com boa qualidade de vida.

Mais sobre Vitória

No século XVI, quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região da atual Vitória, a mesma era disputada por três grupos indígenas diferentes: os goitacás (procedentes do sul), os aimorés (procedentes do interior) e os tupiniquins (procedentes do norte). O donatário português da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a atual cidade de Vila Velha, que passou a ser a capital da capitania .

Devido aos constantes ataques indígenas, franceses e holandeses à cidade fundada por Coutinho, os portugueses decidiram transferir a capital da capitania para a Ilha de Santo Antônio, na Baía de Vitória. A ilha era chamada pelos índios de Ilha de Guanaani. A Vila Nova do Espírito Santo, como foi denominada a nova capital, foi fundada em 8 de setembro de 1551. Posteriormente, a cidade teve seu nome mudado para o nome atual, Vitória, em memória da vitória em uma grande batalha comandada pelo donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, contra os goitacás.
                                                                                  
Até o século XIX, os limites da capital capixaba eram o atual Forte de São João, onde atualmente está localizado o Clube de Regatas Saldanha da Gama, próximo ao Centro da cidade, e o morro onde funciona o atual hospital da Santa Casa de Misericórdia, no bairro Vila Rubim. A cidade foi sendo construída nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas. A parte de baixo foi sujeita a ataques e, devido a isso, foram construídos vários fortes na beira do mar.

Em 1941, surgiu o primeiro cais na capital e, em 1927, a ponte que ligou a ilha ao continente. O porto se desenvolveu. Em 1949, foram feitos mais aterros e foram construídas amplas avenidas. Depois dessas várias mudanças, a cidade tornou-se o maior centro do Espírito Santo. Em 1970, o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país, e a capital começou a se industrializar. A modernização da ilha gerou o desaparecimento de quase todos os vestígios da Colônia e do Império na ilha.

A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas, está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade. Com seis quilômetros de extensão, é a maior praia de Vitória, sendo totalmente urbanizada e possui um belo calçadão, sendo a mais frequentada pelos turistas ao longo dos bairros de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. Outras praias são a Curva da Jurema, a qual também conta com excelentes quiosques e se localiza ao lado do Shopping Vitória, as praias da Ilha do Boi e a Praia da Castanheira, são ótimas opções, principalmente para as crianças, a Praia do Canto, entre outras.
Sobre as temperaturas,podem variar muito no inverno, podendo chegar aos 30 °C em épocas de grande seca, e 12 °C quando ocorrem tempestades. Considerada também como a cidade que apresenta as menores amplitudes térmicas de todo o Espírito Santo.
                                                                                                                                    Foto: Suély Almeida

Vitória conta com 79 bairros distribuídos pela ilha e região continental. Os bairros mais nobres, como Bento Ferreira, Praia do Canto, Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia, estão situados ao norte e ao leste, e os mais carentes do município à oeste da Ilha de Vitória, tais como: Resistência, Nova Palestina, São Pedro, Estrelinha, entre outros. Outros 4 bairros faziam parte legalmente da cidade, porém a partir de 2012, são administrados e pertencem a cidade vizinha de Serra, são eles: Bairro de Fátima, Eurico Salles, Conjunto Carapina e Hélio Ferraz.

Fundada em 1551, a cidade preserva ainda várias formas arquitetônicas da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias, localizadas em sua quase totalidade no centro da cidade.

Palácio Anchieta:

Construído pelos jesuítas no século XVI, o Palácio Anchieta abriga desde o século XVIII a sede do Governo Estadual. De frente para o mar, com vista para o Porto de Vitória, a construção guarda o túmulo do padre jesuíta José de Anchieta e é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.

Ilha das Caieiras:

Teve origem com o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, durante a colonização do estado.

Penedo de Vitória:

Medindo 136 metros de altura, esta montanha-ilha é o símbolo máximo da baía de Vitória

Escadaria Maria Ortiz:

Inaugurada em 1824, a escadaria foi construída na antiga Ladeira do Pelourinho, ligando a Cidade Alta à Baixa.

Forte São João:

Edificado no século XVII, com o objetivo de se defender contra invasores franceses, holandeses, espanhóis e navios piratas.
                                                                                                                                     Foto: Suély Almeida

Catedral Metropolitana de Vitória:

Sua construção foi iniciada na década de 1920. A catedral é um símbolo da arquitetura histórica da ilha.

Theatro Carlos Gomes:

Construído na década de 1920, é um importante imóvel cultural e artístico.

Escadarias de Vitória:

A cidade conta com belas escadarias, entre as quais a Escadaria Bárbara Lindemberg, que foi construída no século XX e localiza-se em frente ao Palácio Anchieta.

Capela de Santa Luzia:

Erguida no século XVI, é a construção mais antiga da cidade.

Igreja do Rosário:

Tombada pelo patrimônio histórico, foi erguida no século XVIII.

Molhe de Iemanjá:

Localizado na praia de Camburi, é um importante ponto turístico de Vitória.

Orla da Praia do Canto

Santuário de Santo Antônio:

Construído na década de 1960 pelos padres pavonianos, é uma das edificações católicas de maior destaque da cidade.

Porto de Vitória:

É o principal terminal de transporte marítimo da cidade.

Praça do Papa

Parque Moscoso:

Primeiro parque de Vitória, construído no fim do século XIX e inaugurado no ano de 1912.

Parque Pedra da Cebola:

O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale.O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar às palhas de uma cebola. Localiza-se próximo do prédio da Petrobras e da UFES.
                                                                                                                                     Foto: Suély Almeida


Tags:



Publicidade