Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Documentário de Monte Alegre será lançado neste sábado (30) - (Alegre, ES)

Alegre

Documentário que conta tradições de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoeiro será lançado no sábado - Prestigie

Prestigie Documentário que conta tradições de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoeiro será lançado no sábado

No próximo sábado (30), ocorrerá, na comunidade quilombola de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoeiro, o lançamento do documentário “Memórias do Quilombo de Monte Alegre”, de autoria de Renilson Chagas. O lançamento da obra ocorrerá às 18h, no Centro Comunitário de Monte Alegre, no encerramento do projeto Roda do Mês, que foi patrocinado pelo edital de diversidade da SECULT em 2013.

O documentário “Memórias do Quilombo de Monte Alegre”, que foi aprovado pela Lei Rubem Braga em 2013 e produzido entre os anos de 2013 e 2014, busca resgatar a memória oral dos moradores mais antigos da comunidade por meio de histórias que contam o cotidiano, os usos, os costumes e as tradições populares locais, uma semana após o dia do folclore, sobre o qual os poderes públicos municipais se mantiveram em silêncio.

“Algumas dessas histórias são bem curiosas, como a do morador que garante ter lutado com um lobisomem, e a da cobra que, em meio à escuridão da noite, mamava nas mulheres que tinham acabado de ser mães”, conta Maria Laurinda Adão, mestra de caxambu e líder comunitária.

No mesmo dia, às 13h, será realizada no mesmo local uma reunião de representantes do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo com a Mestra Maria Laurinda, que, além de ser uma expressiva referência para a cultura capixaba, também é de grande representatividade para o sindicalismo no estado, principalmente por sua atuação no movimento estadual e nacional das mulheres camponesas. A reunião tem o objetivo de conhecer de perto o trabalho da Mestra Maria Laurinda e também realizar uma vivência no quilombo de Monte Alegre, uma vez que a maior parte dos visitantes é proveniente da região metropolitana da grande Vitória.

Programação:

13h: Compartilhando Experiências com a Mestra Maria Laurinda Adão
18h: Lançamento do Documentário “Memórias do Quilombo de Monte Alegre”
18h30: Roda de Caxambu


Como Chegar: Seguir pela BR482 (Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.



Tags:



Publicidade