Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Tempo instável para esse final de semana no Espírito Santo - (Ibatiba, ES)

Ibatiba

É preciso observar, pois já que estamos no inverno isso pode ser previsível”. Ressaltou o meteorologista sobre uma possível volta da nuvem rolo ao estado - Redação

Redação É preciso observar, pois já que estamos no inverno isso pode ser previsível”. Ressaltou o meteorologista sobre uma possível volta da nuvem rolo ao estado

Após o fenômeno que aconteceu nesta semana no Estado do Espírito Santo, onde uma nuvem conhecida como “nuvem de rolo” se formou sobre a região provocando espanto a população capixaba, o INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL  (Incaper), informou sobre a previsão deste final de semana no Estado.

Na sexta-feira (08), pela manhã, poderá aparecer nuvens apenas na metade norte capixaba, mas sem expectativa de chuva. A possibilidade de sol em todo o Espírito Santo por causa da atuação de um sistema de alta pressão.

Já no sábado (09), acontece uma nova mudança de tempo na região Sul por causa da aproximação de uma frente fria. Este sistema faz o sol aparecer pouco e há previsão de chuva fraca e esporádica na região Sul (exceto Ibatiba e vizinhas), no sul serrano e em Guarapari. As demais áreas da região Serrana e da Grande Vitória até têm aumento de nuvens no fim do dia, mas não chove. As demais regiões capixabas têm um dia de sol e poucas nuvens por causa da atuação de uma massa de ar seco.

As temperaturas variam entre 9 °C e 23 °C na região Serrana e entre 13 °C e 30 °C nas demais* regiões.
No domingo (10) e segunda feira (11) o tempo terá variação de nebulosidade em todo o Estado.
Saiba mais sobre os motivos que trouxeram a nuvem rolo para o Estado:

Em entrevista ao portal Capixabão, o meteorologista Hugo Ramos explicou que a nuvem se formou devido à uma instabilidade na região, e acabou favorecendo com o deslocamento frontal, ganhando esse formato.

“Não é toda frente fria que acontece essa situação, foi mais devido ao vento que estava em volta da região. Essa foi uma situação especial”. Informou.

Segundo o meteorologista não houve registro no Rio de Janeiro sobre a passagem dessa nuvem.

Para aquelas pessoas que acreditam que a nuvem possa voltar a qualquer momento, o Hugo informa, “nós não temos esse mecanismo para saber sobre essa possibilidade. É preciso observar, pois já que estamos no inverno isso pode ser previsível”.

O que chamou a atenção da população foi a proporção da nuvem e o vento que cobriu todo o Estado do Espírito Santo. “Esse tipo de fenômeno é algo realmente impressionante, com formato horizontal”, ressaltou o meteorologista.

A defesa civil do estado informou que houve 20 ocorrências referente ao caso.

Hugo Ramos reforça a população para entrar no site do Incaper, pois todas as informações referentes ao tempo climático estão disponíveis. Caso aconteça algum acidente devido a jorradas de vento a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 193.

A infraero informou que somente dois voos tiveram um atraso de 10 minutos devido a passagem da nuvem rolo e do forte vento. Os aviões tiveram que arremeter e logo em seguida conseguiram pousar.


Entenda o que aconteceu

Na manhã desta terça feira (05), aconteceu algo raro no Espírito Santo. O assunto do momento foi um arco de nuvem que chegou à região do Estado. Este fenômeno deixou os capixabas assustados. “Pensei que o mundo estava acabando”, relatou à dona de casa Zilmar Santos.

"A formação dessa nuvem envolve o contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e o forte cisalhamento do vento, ou seja, a brusca mudança de direção e velocidade. Os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato de rolo típico deste tipo de nuvem, disposta na forma de um arco alongado. Essas nuvens se formam normalmente sobre o oceano e bem próximas às regiões litorâneas”, falou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.




Tags:



Publicidade