Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Eleitor pode solicitar segunda via do título até quarta (6) - (Cariacica, ES)

Cariacica

Não há cobrança de taxa para o serviço - Atenção

Atenção Não há cobrança de taxa para o serviço

O eleitor que perdeu o título eleitoral e se encontra fora de domicílio precisa ficar atento, pois termina nesta quarta-feira (6) o prazo para solicitar em cartório eleitoral a segunda via do documento. Para solicitar a segunda via, é necessário apresentar Carteira de Identidade ou outro documento que a substitua, tais como Carteira de Motorista ou de Trabalho, CPF e comprovante de residência.

Não há cobrança de taxa para o serviço. A emissão da segunda via do título é automática. Os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas. Para saber os endereços os cartórios eleitorais do Espírito Santo, consulte a página do Tribunal Regional Eleitoral na internet.

Quem estiver no domicílio eleitoral tem até o dia 25 de setembro para requerer a segunda via do título. Vale lembrar que, se a segunda via não for requerida no prazo, o eleitor poderá votar normalmente apresentando documento com foto que comprove a sua identificação. Mas o título de eleitor é imprescindível para outros procedimentos como solicitar ou renovar o passaporte, participar de concursos e assumir cargos públicos.

Voto em trânsito

Outra data importante no calendário eleitoral é o dia 21 de agosto, prazo limite para o eleitor interessado requisitar sua permissão para votar em trânsito para presidente e vice-presidente da República nas eleições de 2014. O eleitor deverá procurar qualquer cartório eleitoral e indicar o município em que estará presente no dia das votações do primeiro e/ou do virtual segundo turno. Para requerer a habilitação, não há cobrança de taxa e é preciso apresentar o Título Eleitoral e documento com foto que comprove identificação.

Essa modalidade de sufrágio poderá ser efetuada nos municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, além de todas as capitais. Segundo levantamento de dezembro de 2013, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quatro cidades capixabas estão aptas a realizarem o voto em trânsito em outubro: Vila Velha, 296.735 eleitores; Serra, 281.559; Vitória, 254.705; e Cariacica, 246.862. Outros 88 municípios brasileiros terão seções destinadas a esse tipo de voto, que deverão ter no mínimo 50 e, no máximo, 600 eleitores.

Depois que o eleitor tiver realizado o cadastro para o voto em trânsito, ele estará automaticamente apto a votar somente na seção instalada para esse fim, ou seja, não poderá votar em sua seção de origem. Se mudar de ideia, deve requerer o cancelamento da habilitação até o término do prazo citado.


Tags:



Publicidade