Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Inscrições para o 3º Prêmio Conilon Especial vai até dia 26 - (Águia Branca, ES)

Águia Branca

NESCAFÉ® avalia sustentabilidade das propriedades que concorrem ao 3º Prêmio Conilon Especial - Café Conilon

Café Conilon NESCAFÉ® avalia sustentabilidade das propriedades que concorrem ao 3º Prêmio Conilon Especial

Com o propósito de incentivar a melhoria da qualidade e adoção de boas práticas na cadeia produtiva do café conilon, acontece no Espírito Santo o 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual de Qualidade. Nesta edição, que recebe inscrições até 26 de agosto em qualquer um dos escritórios da Incaper, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), espalhados pelo estado, os produtores que mais se destacarem pelas características do café e sustentabilidade da produção poderão receber premiações de até R$ 50 mil.

Algumas empresas que acreditam no objetivo do projeto estão engajadas no apoio do concurso para garantir a sustentabilidade do café conilon desde o plantio até a chegada à mesa do consumidor. Entre elas está a Nestlé, que atua além das paredes de suas fábricas para gerar valor a todos os envolvidos no negócio. Por meio da marca NESCAFÉ®, pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de Criação de Valor Compartilhado na cadeia produtiva de café conilon, a companhia, que adquire grandes quantidades da matéria-prima, estimula o aprimoramento das técnicas de produção.

Para colaborar com o concurso, NESCAFÉ® colocará sua expertise a serviço da avaliação dos participantes no que diz respeito aos parâmetros de sustentabilidade na produção. O trabalho da Nestlé com o NESCAFÉ® Plan tem como principal objetivo modificar a cultura dos cafeicultores e sensibilizá-los para a necessidade e benefícios de procedimentos que vão assegurar a proteção ambiental e a sua própria qualidade de vida.

Criação de Valor Compartilhado na cadeia do café

Para auxiliar os produtores a estarem cada vez mais engajados nos processos da qualidade sustentável de produção, a Nestlé desenvolve o programa NESCAFÉ® Plan, que oferece apoio técnico para fomentar o desenvolvimento de produtores locais de café conilon e cria um novo paradigma de produção, atendendo as especificações de sustentabilidade. Como a maior compradora de café verde do mundo a Nestlé se coloca a disposição para contribuir com a cadeia cafeeira com ações sustentáveis. Por isso, profissionais especializados apoiam os cafeicultores no planejamento para o alcance da certificação.

O Código Comum da Comunidade Cafeeira, conhecido como 4C, orienta o cafeicultor para a utilização de boas práticas agrícolas, abrangendo as dimensões social, ambiental e econômica. O documento padroniza uma série de processos, que promovem a preservação ambiental; colaboram para o aumento da produtividade e geração de renda para os cafeicultores.

Para a Brasil Conilon, organizadora do 3º Prêmio Conilon Especial, os produtores capixabas já desenvolvem boa parte do processo que assegura a qualidade do produto. “Os cafeicultores preparam a terra, utilizam boas mudas, cuidam e irrigam da lavoura. Porém, perdem a qualidade na colheita e beneficiamento”, explicou Arthur Fiorott, presidente da Brasil Conilon.

Parceiros do 3º Prêmio Conilon Especial

O 3º Prêmio Conilon Especial conta com inúmeros parceiros. Entre os vários parceiros do Prêmio estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ®, Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Unimed Norte Capixaba, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis e BUNN.

O concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Seag, Incaper e as prefeituras de Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo, além dos que são atendidos pela Coopeavi e Coabriel.


Tags:



Publicidade