Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Pontos de lazer para curtir o inverno no Estado do ES - (Divino de São Lourenço, ES)

Divino de São Lourenço

As opções vão de um bom vinho, passando pela culinária italiana e chegando às danças tradicionais - Ambiente perfeito

Ambiente perfeito As opções vão de um bom vinho, passando pela culinária italiana e chegando às danças tradicionais

Com as baixas temperaturas, o turismo das montanhas do Espírito Santo se torna cada vez mais um atrativo para capixabas e turistas. Esta época do ano é um período em que muitas pessoas sobem a serra para conhecer um pouco mais a cultura alemã e italiana que está intimamente ligada à região Serrana do Estado. As opções vão de um bom vinho, passando pela culinária italiana e chegando às danças tradicionais.

Domingos Martins

O município que integra a Região das Montanhas Capixabas ainda mantem fortes traços de seus antepassados que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura. O clima agradável, aliado às exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, proporciona aos visitantes desde o conforto das montanhas, até os requintados pratos de origem europeia, especialmente alemã e italiana.

Domingos Martins é entrecortada por montes e serras com altitude próxima aos dois mil metros, dentre os quais se destaca o Parque Estadual da Pedra Azul. O local é um dos principais cartões-postais do Espírito Santo e é reconhecido em todo o Brasil.

O município tem como principais atividades a agricultura e o turismo e pela união das duas surgiu uma nova: o agroturismo. Este ramo favoreceu o surgimento de muitas pousadas rurais na cidade. Com uma excelente infraestrutura em hotéis e pousadas, o local é hoje conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, especialmente quando chega a temporada de inverno.

Famosa por suas festas, a cidade realiza de 18 a 27 de julho o XXI Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Uma das novidades desta edição do Festival de Inverno é a realização de um evento gastronômico, com a participação de 18 restaurantes locais, que prepararam pratos principais e sobremesas especialmente para serem servidos aos visitantes e turistas que estiverem na região durante o evento. Além disso, serão oferecidas 32 oficinas instrumentais e pedagógicas para estudantes e profissionais da música. O objetivo é oferecer a oportunidade para a troca de experiência e aprimoramento dos talentos.

Venda Nova do Imigrante

Cidade colonizada por imigrantes italianos, Venda Nova do Imigrante é conhecida como a capital do agroturismo, fator que possibilitou o desenvolvimento da região.

Atualmente, o município possui vários roteiros de visitação, uma boa opção para conhecer e aproveitar o inverno na cidade. Além do agroturismo, vale a pena conhecer o Morro do Filleti, com 1.100 metros de altura e que tem rampa para decolagem de asa-delta e parapente, e a famosa Casa da Cultura, que possui mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana na cidade, iniciada em 1892.

A sede da cidade encontra-se a 730 metros de altitude, porém algumas localidades possuem altitudes maiores que 1.200 metros. O ponto culminante do município está a 1.548 metros. Venda Nova do Imigrante é considerada a cidade mais elevada do Espírito Santo.

Outro destaque em Venda Nova é a tradicional Festa da Polenta, que neste ano vai inovar e será realizada em dois finais de semana, entre os dias 04 a 13 de outubro.

Santa Teresa

Também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante e a diversidade cultural é uma de suas marcas. Com forte influência dos imigrantes italianos, o município tem no Vale do Canaã um retrato histórico de sua colonização.

Para quem deseja curtir o friozinho da cidade, vale a pena conhecer as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.

Alfredo Chaves

Cidade com forte influência da colonização italiana, Alfredo Chaves é conhecida pela prática de esportes. A rampa natural de voo livre, procurada por ser propícia à prática de voo de asa-delta e de parapente, atrai turistas que buscam adrenalina em meio às montanhas.

Outro atrativo turístico da cidade é o passeio no Trem das Montanhas. Além de Alfredo Chaves, o trem, com capacidade para até 56 passageiros, também passa pelas três principais cidades que integram a Rota do Mar e das Montanhas - Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Marechal Floriano

Colonizada pelos alemães e italianos, Marechal Floriano guarda os vestígios de sua origem nos centros culturais da cidade, igrejas e nos monumentos históricos. Os restaurantes oferecem pratos deliciosos e diversificados, sempre aliados ao toque das comidas típicas europeias.

O clima mais ameno contribui para a visita ficar ainda mais surpreendente. Os grupos de dança e de música da região fazem apresentações por todo o país e preservam as tradições dos colonos de trazer esperança e progresso para as novas terras, onde hoje predomina a agricultura familiar com o cultivo de café, legumes, hortaliças e a criação de frangos.

Conhecida como a cidade das orquídeas, Marechal Floriano possui uma natureza exuberante. O município possui dois orquidários, onde os turistas podem constatar a vasta quantidade de espécies de orquídeas das matas ao redor da cidade.

Outro ponto turístico da cidade é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Com aproximadamente 1,7 m de altura e 4 m de largura, é uma espécie de "marquise" onde os fundadores de Santa Maria dormiam no ano de 1879. O abrigo foi também utilizado durante o desbravamento da mata de seu entorno. A gruta guarda a estátua da Santa de Lourdes.

Caparaó Capixaba

As belezas naturais são o destaque da Rota do Caparaó. Localizada na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem como principal destaque o Parque Nacional do Caparaó, mas também agrega parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, do Pico da Bandeira e do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. A natureza e a história nesta região são bem preservadas.

Os municípios que compõem a rota ficam ao redor do Parque Nacional do Caparaó. São eles: Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz freire e Ibatiba.

O Parque do Caparaó possui 31.800 hectares e está localizado no Estado do Espírito Santo, fazendo divisa com Minas Gerais. O Espírito Santo possui 78% de toda a área do Parque e o Pico da Bandeira situa-se no território capixaba. A portaria capixaba do Parque fica em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto.



Tags:



Publicidade