Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
VIII Mostra de Cultura e Agroturismo - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

João Neiva será palco da VIII Mostra de Cultura e Agroturismo - Festa italiana

Festa italiana João Neiva será palco da VIII Mostra de Cultura e Agroturismo

Para quem curte um ambiente que valoriza a cultura e a história com a simplicidade do interior, a dica é participar da VIII Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro – “Itália Mia” neste sábado (26) e domingo (27), em João Neiva.

A festa será realizada em dois ambientes nomeados Comune Di Padova (palco central) e Comune Di Bergamo (em frente à Culinária Sonho Meu – Davina Recla). Muitos imigrantes italianos que vieram para o Brasil moraram nessas duas províncias e o tema deste ano é Nostra Terra. O objetivo de criar os nomes para esses dois ambientes é justamente para homenagear tanto as terras que foram deixadas em busca de prosperidade como as terras que passaram a ser cultivadas por sonhos, esperanças e possibilidades.

Neste ano, a programação será mais diversificada marcando a identidade cultural de Demétrio Ribeiro. Tanto a Comune Di Padova quanto a Comune Di Bergamo terão momentos com muita música, comidas típicas italianas, apresentações de moda e de viola e muitas outras atrações.

Demétrio Ribeiro


Demétrio Ribeiro é um singelo vilarejo encravado entre as montanhas do município de João Neiva. Fundado no final dos anos 1800, como núcleo de atração de imigrantes, os italianos que ele ali se instalaram dedicaram-se à monocultura do café, ao comércio e à agricultura de subsistência.

O povoado teve grande desenvolvimento no último quartel do século XIX, chegando a ter telefone, luz elétrica, fábrica de cerveja e ser notícia na revista Vida Capixaba. Em 1905, porém, o traçado da Estrada de Ferro Vitória a Minas não contemplou o vilarejo que ficou esquecido entre as montanhas.

Hoje, mais de um século depois, com sua bela Igreja e seu casario quase intacto, Demétrio Ribeiro continua a desafiar o tempo, cercado de muito verde, de gente laboriosa e hospitaleira e de riachos de águas límpidas que correm entre pedras seculares.

Roteiro Turístico


Demétrio Ribeiro é o berço da colonização do município. Muitos prédios antigos ainda estão de pé, totalmente preservados. Um dos casarões mais antigos foi construído em 1891 e pertencia à família Faustini. O Imóvel já funcionou como farmácia, hospital e drogaria. No local também foi instalada a primeira fábrica de cerveja do Estado.

Além deste, outros sete imóveis do mesmo período se destacam como a principal atração turística do lugar. Também chamam a atenção dos visitantes a igreja católica de Santo Antônio, o coreto e a casa canônica. Esta última possui em sua fachada a data da construção – 1900 - em alto relevo.

Serviço:

VIII Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - Itália Mia
Dias 26 e 27 de julho de 2014 – João Neiva.

Programação

Sábado (26) – Comune Di Padova
17h30 – Abertura Oficial com o Lançamento do Selo Comemorativo
18h30 – Apresentação musical com os alunos da Oficina de Violões da SEMUC
19h – Teatro Nostra Terra
19h30 – Apresentação musical do Coral Nona Saína
20h – Concurso “Ragazza Itália Mia”
21h – Apresentação Musical da Orquestra de Violões do Instituto Preservarte
22h – Show com Mirano Schuler
23h – Show com Sandro de Laia e Banda
00h – Toque dos Sinos da Igreja Centenária de Santo Antônio

Comune Di Bergamo
19h – Abertura do Espaço Culinário Sonho Meu e Serenata Italiana com Mirano Schuler
21h – Recinto Belas Regazze

Domingo (27) - Comune Di Padova
10h – Celebração na Igreja Centenária de Santo Antônio
11h – Almoço típico Italiano com apresentação da Banda de Música do Circolo Trentino de Santa Teresa
12h – Apresentação cultural
13h – Cortejo do Ragazze
14h30 – Encontro de Grupos de Dança Italiana
17h – Moda de Viola com Adilson e Deosdete
Comune Di Bergamo
11h – Almoço típico Italiano no espaço Culinária Sonho Meu
12h30 – Início do Cortejo de Ragazze
13h – Apresentação Musical com Almir Guzzo e Amigos
15h – Concertina com Moacir Antônio Zucolotto.


Tags:



Publicidade