Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
34ª Festa do Colono traz João Bosco e Vinícius - (Montanha, ES)

Montanha

Santa Maria de Jetibá recebe a 34ª Festa do Colono - Confira

Confira Santa Maria de Jetibá recebe a 34ª Festa do Colono

A 34ª Festa do Colono que começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27) promete atrair milhares de visitantes em Santa Maria de Jetibá. O evento é uma celebração pelo bom cultivo dos produtores de hortifrutigranjeiros e conta com exposições agropecuárias, comida típica, apresentação de grupos de danças folclóricas, dança cultural pomerana e muita música com shows nacionais e locais.

Neste ano, uma das novidades que ficará para a história do município é o lançamento da "Maior Omelete das Américas", com 15.500 ovos. As principais atrações musicais ficaram por conta da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, do grupo de forró Falamansa e do grupo Tchê Garotos.

O trabalho e a dedicação do povo pomerano são um dos motivos que deram destaque ao município de Santa Maria de Jetibá considerado hoje o primeiro produtor de ovos em nível estadual e o segundo em nível nacional. Além da produção de ovos o município também é destaque na produção de hortaliças, na agricultura orgânica, na produção de morango e gengibre.

Neste ano, uma das novidades da festa é o lançamento da "Maior Omelete das Américas", com 15.500 ovos.
O município de Santa Maria de Jetibá está localizado a 80 quilômetros da capital Vitória, na região das montanhas, possui uma altitude de 706 metros e um clima agradável com temperaturas que podem chegar a até 10 graus.

Turismo

O turismo na região tem tanto o objetivo natural, com belas montanhas, rios e cachoeiras, como cultural. Hoje se ensina a cultura pomerana às crianças nas escolas de Santa Maria de Jetibá. Além disso, existem na cidade vários grupos de danças típicas, 460 trombonistas e tocadores de concertina. A grande maioria das casas tem arquitetura europeia e é pintada de azul e branco, cores da bandeira da Pomerânia.

Algumas têm o estilo enxaimel, técnica em que hastes de madeira ficam entre os tijolos. Outra tradição importante que continua é a religião luterana. Os costumes da economia local também não mudaram desde a sua fundação. A cidade vive com pequenos agricultores. A olericultura (hortaliças e tubérculos), cafeicultura e avicultura são as principais atividades.

O que visitar

Os principais pontos históricos são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares que produz mudas nativas e exóticas.

O principal marco natural é a Pedra do Garrafão, na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira. Vale a pena visitar também a Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda). Passeios alternativos podem ser feitos. Uma boa pedida é conhecer a preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria.

A culinária local tem muitos pratos alemães e pomeranos, como o Spitsbuben, ou bolo ladrão (à base de goiaba), o Strudel (bolo de frutas), e o Milhabrot (pão de milho com batata doce, cará, aipim e fubá de milho). Também experimente as geleias de frutas da região, como a de ameixa e de banana.

Onde ficar

Hotéis
- Hotel Boa Vista: Av. Frederico Grulke - (27) 3263-1345
- Hotel Montanhes Marquadt: Av. Frederico Grulke, 1040 - (27) 3263-2130 / (27) 3263-3283
- Hotel Pomerhaus: Av. Frederico Grulke, 455 - (27) 3263-1718 / (27) 3263-1037
- Hotel do Careca Rodovia Galerano Afonso Venturini, São Luis - SN (27) 3263-1136

Pousadas
- Pousada Paraíso: Recreio, km 2.5 (27) 3263-1664
- Sítio Vale Verde (Hospedagem Cama e Café) (27) 9983-8035 / (27) 9901-8999

Serviço:
34ª Festa do Colono.
Data: de 24 a 27 de julho/2014.
Local: Ginásio de Esportes e Pátio de Festa.

Confira a íntegra da programação da 34ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá.


Tags:



Publicidade