Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Festival de Inverno na Serra Capixaba - (Marechal Floriano, ES)

Marechal Floriano

Festival de Inverno: Domingos Martins recebe 70 horas de música - Qualidade musical

Qualidade musical Festival de Inverno: Domingos Martins recebe 70 horas de música

Acontece entre os dias 18 e 27 de julho a 21ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Nesse período a música tomará conta da Região Serrana do Espírito Santo. Serão mais de 60 atrações que garantirão cerca de 70 horas de apresentações musicais pela cidade. Além das oficinas musicais, concertos, shows e recitais, na edição deste ano fazem parte da programação palestras e a exibição de um filme.

A abertura do festival acontece hoje, sexta-feira (18), às 20 horas, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. O primeiro show do festival ficará a cargo da cantora lírica Natércia Lopes com Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. Na sequência, a cantora Idalina Dornelas embala moradores e turistas. Quem fecha a noite é o cantor Marcelo Ribeiro. O Festival segue até o dia 27 de julho e durante todos os dias os participantes serão convidados a viver a música por toda a cidade.

Atrações nacionais

Duas artistas nacionais serão âncoras da programação ao público: no primeiro sábado do festival (19), Zizi Possi apresentará o show ‘Tudo se Transformou’, com repertório escolhido para seu novo CD. O show e o CD levam o nome de um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola, ‘Tudo se Transformou’, que faz parte do repertório do espetáculo, além de canções de grandes autores da música brasileira como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Anastácia, Dominguinhos, Guilherme Arantes, Gonzaguinha e inéditas na sua voz.

No sábado (26), a cantora Zélia Duncan apresentará o show “Zélia Duncan canta Itamar Assumpção Tudo Esclarecido”. Além de músicas do novo CD o show trará grandes sucessos da cantora, como "Enquanto Durmo", "Catedral", "Alma" e "Lá Vou Eu".

Outra atração nacional será o Duo do violonista e compositor Guinga e o saxofonista Marcelo Coelho.

Além das atrações nacionais, compõem a programação artistas locais como: Saulo Simonassi, Amaro Lima, Renan Simões, Quinteto de Violões Fabiano Mayer, entre outros. Artistas cadastrados no Programa de Valorização dos Músicos Martinenses, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) também se apresentam nesta edição do Festival: é o caso de Tony Ribeiro, Leandro do Acordeon, Márcio Ribeiro, além de Catiele Marina e Banda. Outro ponto alto da programação será a formação de grupos para apresentação de alunos e professores: Grupo de Choro, Big Band, Coro, além da tradicional Jam Session, improvisação musical com alunos e professores.

Mais atrações

Na sexta-feira (25), estreará no palco principal a ópera infanto-juvenil, ‘Orquestra dos Sonhos’, do compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator Tim Rescala. Em ‘A Orquestra dos Sonhos’, os instrumentistas dividem o palco com os cantores, não havendo utilização do fosso. Sendo a orquestra o pano de fundo para a história, Tim oferece aos instrumentistas o desafio de atuar cenicamente, ao mesmo tempo em que são responsáveis pelo acompanhamento musical.

No domingo (27), último dia do festival, se apresentará a ópera Il Maestro di Música, de Pergolesi. Trata-se de uma obra pioneira no gênero buffo, termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica. A ópera conta a história de Lamberto, um professor de Canto que nutre uma secreta paixão por sua ambiciosa aluna Lauretta e que sonha em fazer dela uma grande cantora. Mas, em suas vidas, surge Collagianni, um rico agente de Nápoles, que se apaixona perdidamente por Lauretta e propõe-lhe que ela parta com ele à procura de uma grande carreira. Como a história terminará só saberá quem assistir.

Oficinas

Sempre muito diversificada a programação do Festival Internacional de Inverno de Música Popular e Erudita de Domingos Martins, além das apresentações musicais no Palco Principal, Coreto e Praça de Alimentação, conta ainda com diversas oficinas com profissionais de renome nacional e internacional.

Este ano, serão oferecidas 32 oficinas em diversas áreas, distribuídas na sede de Domingos Martins e nos distritos de Paraju, Melgaço e Aracê - e outras nas cidades vizinhas de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Serão cursos de Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Piano, Regência Coral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Viola, Violão Popular, Violino, Concertina e Sanfona e Violoncelo, entre outros, disponibilizando práticas musicais aos alunos iniciantes e avançados. As aulas ocorrem nos períodos matutino e vespertino.

Músicos como Cláudio Modesto (Prática de Coral), Rogério Wolf (Flauta), Luis Carlos Justi (Oboé), Samuel Hamzem (Trompa), Fábio Oliveira (Percussão), Alceu Reis (Violoncelo), João Castilho (Guitarra), Sizão Machado (Contrabaixo Elétrico), Gilson Silva (Banda Sinfônica), entre outros, ministrarão aulas durante o evento.

Outras atividades

Paralelamente às apresentações musicais outras atividades movimentam o festival. Já no sábado (19), a Casa da Cultura da cidade abre a exposição “Instrumentos Musicais Antigos”, com acervo formado por peças fornecidas por moradores de Domingos Martins.

No dia 22, haverá exibição do Filme “A Árvore da Música”, com direção de Otávio Juliano. Trata-se de um documentário sobre a importância da árvore pau-brasil para a música erudita e as consequências que a sua extinção pode trazer para a música. Outra atividade da programação será uma palestra do Sebrae com o tema “Empreendedorismo Individual para Músicos”.

Além dos palcos já conhecidos de todos, como o Palco Principal, o Coreto, a Igreja Luterana e a Praça de Alimentação, este ano a novidade será um Palco Livre, montado na Rua do Lazer. O Palco Livre é para aquele músico que deseja se apresentar, mas que não conseguiu ser encaixado na programação dos palcos principais. Para se apresentar os interessados deverão se inscrever no site do festival (www.festivaldomingosmartins.com) e preencher um breve questionário, indicando dia e hora em que gostaria de se apresentar, a seleção ficará a cargo de uma das comissões artísticas do festival. O Palco Livre funcionará diariamente, sendo que, de segunda a sexta-feira, o horário é de 19 às 22 horas, e, aos fins de semana, sábados e domingos, de 12 às 22 horas. Não há restrição quanto aos gêneros musicais e cada apresentação durará no máximo 30 minutos.


Tags:



Publicidade